8 estratégias para aumentar o seu sucesso em vendas complexas

Vendas B2B 28/02/2024
Dois homens, um sentado e outro em pé

Conseguir alcançar o  sucesso em vendas pode ser desafiador para as empresas, ainda mais quando falamos sobre vendas complexas, que exigem mais dedicação e possuem um caminho maior se comparado com as simples. Mas, como facilitar  a negociação e conseguir fechar negócio?

Neste texto iremos abordar algumas estratégias que podem ajudar as empresas a conseguirem ter sucesso de forma mais tranquila nas vendas que possuem uma dificuldade maior de serem concretizadas. Confira!

Qual o conceito de sucesso em vendas?

Saco com símbolo de dinheiro

O sucesso em vendas é muito mais do que analisar somente os números e usá-los como a base do resultado. Aqui, trata-se de construir relações duradouras com seus clientes, sabendo exatamente quais as necessidades e oferecendo soluções que realmente irão fazer a diferença na vida deles.

Para alcançar este patamar é necessário estar atento e saber ouvir, algo mais importante do que falar. Compreenda as dores e desejos do público, isso é essencial para criar uma abordagem personalizada para atender as expectativas de todos, mas sempre se lembrando de inovar.

Temos um texto explicando melhor a  fidelização e o sucesso do cliente, clique aqui para conferir.

Os passos para o sucesso de uma venda complexa

Homem sentado e assinando um contrato

Caso você não saiba muito bem o que são vendas complexas, temos um artigo dedicado sobre o assunto. Clique aqui para saber mais sobre o tema. 

Para  alcançar o sucesso em vendas deste tipo é necessário dedicação, visto que elas acabam exigindo  um tempo maior para serem concretizadas e depende muito de entender o seu cliente. Também aplicamos aqui a criação de um relacionamento sólido com o cliente, afinal, é preciso ter mais confiança quando a venda é delicada. Portanto, a personalização é a chave, afinal, cada cliente é único e você precisa oferecer experiências novas, já que cada um pensa de forma diferente.

Como dito,  esse tipo de venda requer paciência e dedicação. Vendas complexas raramente são concluídas em pouco tempo. Manter contato, fornecer informações valiosas e estar sempre pronto para ajudar são características vitais caso você queira alcançar o sucesso. Lembre-se que cada interação conta no fortalecimento da relação comercial.

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Quais estratégias utilizar?

Por se tratar de um trâmite  que geralmente envolve múltiplos stakeholders, um ciclo de vendas mais longo, e soluções que exigem um entendimento profundo das necessidades do cliente, as vendas complexas necessitam de uma estratégia mais elaborada, confira alguns tópicos que podem te ajudar:

Entenda o cliente

  • Faça pesquisas detalhadas sobre o cliente em potencial e o setor em que ele se encontra.
  • Descubra que tipo de   problema  o negócio desse cliente ajuda a  resolver.
  • Entenda a estrutura da organização, sabendo quem são os tomadores de decisão.

Construa relacionamento

  • Crie um relacionamento genuíno entre sua empresa e a outra.
  • Crie confiança e mostre interesse verdadeiro em ajudar o seu cliente a ter sucesso.
  • Mantenha uma comunicação consistente ao longo do ciclo de venda.

Abordagem personalizada 

  • Faça com que suas mensagens e soluções estejam adaptadas com as necessidades do cliente.
  • Crie apresentações e propostas personalizadas para que tenha destaque e se diferenciem de outras já feitas.

Mostre  o valor da sua empresa

  • Compartilhe estudos de caso, depoimentos e provas sociais para provar  que sua empresa é séria e comprometida.
  • Ofereça demonstrações, versões para testes ou avaliações para mostrar o valor da solução que você oferece.

Facilite a decisão tirando as pedras do caminho

  • Ajude os clientes a entenderem como a sua solução se encaixa no que eles procuram.
  • Entregue o maior número de informações sobre a sua empresa e o que você está oferecendo.

Negocie de forma eficaz

  • Trabalhe e desenvolva habilidades que possam ajudar na hora de negociar.
  • Esteja preparado para sanar dúvidas e contornar o máximo possível de objeções por parte do cliente.

Seja honesto

  • Seja honesto sobre o que você pode e não pode fazer pelo cliente.
  • Defina expectativas claras para evitar mal-entendidos no futuro.

Lembre-se do relacionamento pós-venda

  • Continue trabalhando  o relacionamento mesmo após a venda, garantindo a satisfação do cliente em todos os momentos da transação.
  • Peça feedbacks para melhorar a oferta e reconhecer oportunidades que possam aprimorar o seu processo ou  produto.

O sucesso em vendas complexas requer paciência, habilidades estratégicas e uma abordagem focada no cliente. A construção de um relacionamento forte com o cliente, a apresentação de um caso convincente para sua solução e o fornecimento de um suporte excelente ao longo e após o ciclo de vendas podem diferenciar sua empresa em um mercado competitivo.

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Finalizando…

Empresas do mercado B2B acabam enfrentando mais  vendas complexas, então, é importante que elas estejam preparadas e aptas a lidar com essas situações, tendo uma equipe bem treinada para não só deixar as informações mais claras, mas para também possibilitar uma experiência positiva durante todo o processo de transação.

Caso você esteja com dificuldades nesse tipo de venda, aplique as estratégias passadas aqui , focando nos pontos mais importantes e dando mais atenção para  uma boa construção de relacionamento. Dessa maneira as chances de obter resultados positivos aumentam consideravelmente.