A estratégia de mercado da Microsoft: os 4 passos para o sucesso

Logo windows

No dia 11 de janeiro de 2024, a Microsoft ultrapassou a Apple e se tornou a empresa mais valiosa do mundo. A companhia,  que agora possui um valor de mercado estimado em US$ 2,888 trilhões (R$ 14 trilhões), ganha destaque por estar em uma posição invejável por outras empresas.

Claro que, para chegar a essa posição, foi necessário muito investimento, trabalho duro, buscando conquistar cada vez mais valor para a marca, e algo que faz toda a diferença para o negócio: estratégia de mercado.

Beleza, mas qual a estratégia para alcançar esse sucesso? Analisando alguns passos dados pela Microsoft durante esses anos, podemos tirar insights para aplicar no nosso dia a dia. Continue lendo e descubra quais ações a empresa tomou para ampliar sua presença no mercado.

O investimento na tecnologia

Um homem dentro de uma tela de computador utilizando um notebook

Com o propósito de permitir com que  empresas inovem e cresçam sem limites, a Microsoft abraçou a nuvem e criou a Microsoft Azure, uma plataforma segura e robusta que possui o papel de não só armazenar dados, mas analisá-los e usá-los para tomar decisões inteligentes. Isso não se torna apenas um exemplo de diferencial, mas também um em que a empresa se preocupa e se importa com seu cliente, a ponto de investir em algo que realmente que vai ajudar seu público.

Uma das características desta plataforma que nos mostra o quanto a Microsoft se preocupa com seus clientes é a possibilidade de começar com o básico e aumentar os recursos conforme a necessidade, algo que possibilita as empresas economizarem, pagando apenas pelo o que usar.

Pegando essa característica e juntando com o restante do  programa, a Microsoft possui um produto importante e que se integra na atual situação em que vivemos: a era do digital. Usar as tecnologias e aplicá-las no nosso negócio faz  com que novas oportunidades sejam criadas, mas é preciso pensar fora da caixa e inovar dentro do mercado, visando criar novas experiências para o público.

O uso da Inteligência Artificial na estratégia

Um homem segurando uma caneta enquanto olha um desenho de cérebro

Com a Inteligência Artificial tivemos grandes mudanças nos processos, desde a captura e análise de dados, até chatbots para atender clientes. Por mais básico que esses dois exemplos sejam, já são suficientes para enxergar essa tecnologia com outros olhos.

Atualmente qualquer empresa pode utilizar a IA ao seu favor, algo que a Microsoft faz, buscando melhorar seus algoritmos para captar cada vez mais dados relevantes que possam ajudar a montar estratégias de comunicação, de vendas, etc.

O ponto aqui é parar e pensar nas maneiras de implementar essa tecnologia dentro da sua empresa. Analise cada aspecto e invista nos processos que são possíveis serem otimizados para poupar tempo e esforços de todos.

Aproveitando outros mercados e oferecendo novas experiências

Uma pessoa cumprimentando outra

Estar atento a novas oportunidades pode ser um ponto de virada para sua empresa conquistar novos patamares, assim como a Microsoft fez. Visando um maior crescimento foi decidido a criação de uma nova divisão, com o  foco  no mercado de jogos.

A decisão foi criar a divisão Xbox com o objetivo de oferecer diferentes experiências com seus novos serviços. Hoje, ela representa uma porta de entrada para um universo que envolve criatividade e conexão entre pessoas do mundo inteiro. Deixando de ser apenas mais uma marca da Microsoft, o Xbox se tornou um hub de serviços digitais, tendo o Xbox Game Pass como um dos principais serviços desta divisão.

Com esse serviço, os usuários conseguem ter acesso a uma biblioteca vasta, não só de jogos, mas de filmes e benefícios para outros serviços, como Spotify e Discord, por exemplo. 

Com todas essas possibilidades, essa divisão criou uma comunidade online saudável e engajada, tendo pessoas compartilhando suas boas experiências e ficando cada vez mais próximas da marca. O Xbox deixou de ser uma máquina de jogos e se tornou um ecossistema que conecta as pessoas, fazendo com que elas se sintam acolhidas e importantes.

Para que seu negócio cresça saudável, é necessário lembrar dessa questão, oferecer experiência é abrir novos caminhos para a sobrevivência da sua marca, fazendo com que ela seja lembrada por anos, da mesma forma que a Microsoft é.

Confira outros artigos do blog:

A importância da presença digital para o seu negócio

Estratégias de marketing: quais lições aprendemos com o Big Brother Brasil?

A autoridade do seu negócio é importante, evite perdê-la com plágio

O Windows como sistema operacional

Logo do windows 10

Como estar presente em todos os lugares e dispositivos? A resposta da Microsoft foi a criação de um sistema operacional que todos conhecemos: o Windows.

Desde sincronização de arquivos, contas até a compatibilidade de aplicativos, o lançamento deste sistema foi uma jogada de mestre vindo da Microsoft. Claro que temos o Linux e o sistema da Apple, mas até mesmo os desenvolvedores são incentivados a criar aplicativos que funcionem através deste sistema, o Windows.

A visão aqui é clara: facilitar a vida do usuário e do desenvolvedor. Com essa abordagem o Windows se posiciona não apenas como um sistema operacional, mas como um ecossistema completo.

Constantes atualizações, melhorias na segurança e interface são feitas, sempre buscando eficiência e integração com o máximo de dispositivos possíveis. Olhando para o futuro, essa estratégia se tornou viável e promissora.

Agende um bate papo

O título de empresa mais valiosa do mundo

Este é um título que a Microsoft agora tem, mostrando o quão importante é trabalhar duro e não só pensar no seu próprio negócio, mas no público também, oferecendo uma excelente experiência e fazendo com que ele se sinta acolhido e membro do seu negócio.

Não existe uma receita de bolo, o que foi passado aqui são só alguns dos diversos passos que a Microsoft teve que realizar para chegar até onde está. Apesar disso, todos esses processos são aplicados em qualquer empresa que busca crescer e alcançar novos patamares, basta adaptá-las para o tipo de negócio e focar na construção de boas estratégias, sempre lembrando de acompanhar e fazer os ajustes que forem necessários.

Agora chegou a hora de você começar a pensar nos seus próximos passos, para atingir grandes patamares, assim como a Microsoft .