Nem sempre os possíveis clientes irão adquirir o seu produto ou serviço logo de primeira. É normal receber respostas como ‘’Irei pensar’’, ‘’Vamos deixar para depois’’ ou ‘’Não consigo no momento’’.
O que fazer nessa situação? É possível reengajar os clientes em potencial com remarketing, uma estratégia que pode aumentar significativamente as conversões, mesmo tendo recebido algum “não” no passado. Neste artigo abordaremos a importância do remarketing e como aplicá-lo da maneira correta. Confira!
O que é remarketing?
O remarketing surgiu para dar uma segunda chance e atingir novamente os possíveis clientes que recusaram a compra no primeiro contato. Ao aprender como utilizar essa estratégia, é possível se reconectar com essas pessoas, mostrando anúncios específicos para incentivá-los a voltar.
Conhecer o público é o passo inicial para que tudo dê certo. Tendo informações em mãos, com as preferências das pessoas, chegou o momento de criar campanhas de remarketing personalizando anúncios com base no comportamento dos usuários.
Esse é o papel do remarketing, atingir de forma certeira aqueles que não adquiriram o que você oferece no primeiro contato.
Onde fazer remarketing?
Várias plataformas oferecem ferramentas específicas para a criação e administração de campanhas de remarketing. Vamos explorar as mais relevantes e ver quais são suas funcionalidades:
Google Ads
- Rede de display: Permite que você mostre anúncios para usuários que visitaram seu site enquanto navegam em outros lugares que são parte da Rede de Display do Google.
- Remarketing dinâmico: Mostra anúncios de produtos ou serviços específicos para visitantes que visualizaram o seu site.
- Listas de remarketing: Possibilidade de criar listas customizadas de usuários baseadas nos comportamentos dentro do site.
- Remarketing em pesquisa: Redirecionamento de usuários que fizeram pesquisas no Google depois de visitar seu site.
- Campanhas de vídeo: Remarketing através de anúncios em vídeo no YouTube e na Rede de Display.
Facebook e Instagram Ads
- Facebook pixel: Funcionalidade que permite rastrear visitantes do seu site e direcionar anúncios para esses usuários tanto no Facebook quanto no Instagram.
- Público customizado: Criação de listas de audiências personalizadas baseadas em interações no site, app, ou engajamento nas redes sociais.
- Público Lookalike: Criação de listas com um público similar aos seus visitantes.
- Catálogo de produtos: Integração do catálogo de produtos para criar anúncios dinâmicos que mostram os mais relevantes para usuários que já demonstraram interesse.
LinkedIn Ads
- Tag LinkedIn: Similar ao pixel do Facebook, permite rastrear usuários que visitaram seu site e depois direcionar anúncios para eles no LinkedIn.
- Segmentação profissional: Funcionalidade ideal para empresas B2B, permitindo a segmentação por cargo, indústria, empresas e outras variáveis profissionais.
- Criação de públicos: Criação de públicos customizados com base no histórico profissional e comportamento na plataforma.
Twitter Ads
- Twitter pixel: Mesma funcionalidade encontrada no LinkedIn e Facebook. Possibilidade de rastrear a atividade em seu site e criar segmentações para remarketing.
- Segmentação personalizada: Criação de listas com base nos usuários que interagem com os Tweets ou visitam seu site.
- Campanhas direcionadas: Uso dos dados demográficos e de comportamento para direcionar suas campanhas.
Você também pode utilizar outras plataformas específicas, como:
Criteo
- Uma plataforma focada em publicidade de remarketing, conhecida por seu algoritmo de machine learning que otimiza a colocação de anúncios.
AdRoll
- Oferece serviços de remarketing por meio da web, redes sociais e até e-mail.
Plataformas de e-commerce
- Plataformas de e-commerce, como Magento, Shopify e WooCommerce, possuem integrações e soluções próprias para remarketing.
Ao escolher a plataforma, sempre considere onde seu público-alvo está mais presente e onde são mais propensos a se envolver com seus anúncios. Além disso, a análise do custo-benefício das diferentes opções de ferramentas e suas funcionalidades específicas podem impactar diretamente o sucesso das suas estratégias de remarketing.
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Como fazer remarketing?
Fazer um remarketing que seja eficaz significa executar uma série de ações estratégicas. Confira alguns passos para fazer uma ação de remarketing:
Identificar os visitantes
- Instalar pixels de rastreamento: Instale o código de rastreio em todas as páginas do seu site, utilizando o Google Remarketing ou o pixel do Facebook.
- Definir eventos e ações: Configure quais as ações dos visitantes você quer rastrear. Pode ser visualização de uma página, adição ao carrinho, compras ou desistências no checkout.
Segmentar a audiência
- Criar listas de remarketing: Segmente sua audiência com base no comportamento, tempo de engajamento, áreas do site que foram visitadas e ações realizadas.
- Usuários engajados: Segmente aqueles que passaram um tempo significativo em alguma página de seu site ou os que interagiram com o conteúdo.
Definir objetivos
- Conversões: Foco em converter visitantes anteriores em clientes pagantes.
- Consciência de marca: Foco em divulgar a marca para um grande número de pessoas.
Escolher a plataforma e a criação de anúncios
- Selecionar a plataforma: Escolha uma das plataformas citadas anteriormente para iniciar a campanha.
- Criar anúncios atraentes: Crie conteúdos alinhados ao objetivo da campanha e que sejam visualmente atraentes para chamar a atenção das pessoas.
Lançar e monitorar
- Início da campanha: Lance e os anúncios criados e colete os dados que serão recebidos.
- Monitoramento à distância: Ajuste os lances e o orçamento com base no desempenho dos anúncios.
Testar e otimizar
- Teste A/B: Use diferentes versões de anúncios para testar qual funciona melhor com a sua audiência segmentada.
- Analise os dados: Investigue métricas como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI) para otimizar a performance.
Executando esses passos com cuidado e atenção, será possível criar uma campanha de remarketing efetiva, aumentando as taxas de conversão e possibilitando que você retenha clientes.
Para finalizar…
Deixar de lado o público que não realizou a compra por algum motivo acaba sendo um erro para sua empresa. Com a possibilidade de recuperar a venda não finalizada com o remarketing, focar em uma boa estratégia acaba sendo a melhor decisão.
Utilize os insights obtidos com todas as dicas passadas neste texto para montar uma boa campanha de remarketing, assim será possível obter resultados positivos e aumentar o número de vendas do seu negócio.