Aprenda como fazer remarketing com essas 6 estratégias

Diversos anúncios dee produto sendo mostrados

Nem sempre os possíveis clientes irão adquirir o seu produto ou serviço logo de primeira. É normal receber respostas como ‘’Irei pensar’’, ‘’Vamos deixar para depois’’ ou ‘’Não consigo no momento’’.

O que fazer nessa situação? É possível reengajar os clientes em potencial com remarketing, uma estratégia que pode aumentar significativamente as conversões, mesmo tendo recebido algum “não” no passado. Neste artigo abordaremos a importância do remarketing e como aplicá-lo da maneira correta. Confira!

O que é remarketing?

O remarketing surgiu para dar uma segunda chance e atingir novamente os possíveis clientes que recusaram a compra no primeiro contato. Ao aprender como utilizar essa estratégia, é possível se reconectar com essas pessoas, mostrando anúncios específicos para incentivá-los a voltar.

Conhecer o público é o passo inicial para que tudo dê certo. Tendo informações em mãos, com as preferências das pessoas, chegou o momento de criar campanhas de remarketing personalizando anúncios com base no comportamento dos usuários.

Esse é o papel do remarketing, atingir de forma certeira aqueles que não adquiriram o que você oferece no primeiro contato.

Onde fazer remarketing?

Um homem olhando para várias telas

Várias plataformas oferecem ferramentas específicas para a criação e administração de campanhas de remarketing. Vamos explorar as mais relevantes e ver quais são suas funcionalidades:

Google Ads

  • Rede de display: Permite que você mostre anúncios para usuários que visitaram seu site enquanto navegam em outros lugares que são parte da Rede de Display do Google.
  • Remarketing dinâmico: Mostra anúncios de produtos ou serviços específicos para visitantes que visualizaram o seu site.
  • Listas de remarketing: Possibilidade de criar listas customizadas de usuários baseadas nos comportamentos dentro do site.
  • Remarketing em pesquisa: Redirecionamento de usuários que fizeram pesquisas no Google depois de visitar seu site.
  • Campanhas de vídeo: Remarketing através de anúncios em vídeo no YouTube e na Rede de Display.

Facebook e Instagram Ads

  • Facebook pixel: Funcionalidade que permite rastrear visitantes do seu site e direcionar anúncios para esses usuários tanto no Facebook quanto no Instagram.
  • Público customizado: Criação de listas de audiências personalizadas baseadas em interações no site, app, ou engajamento nas redes sociais.
  • Público Lookalike: Criação de listas com um público similar aos seus visitantes.
  • Catálogo de produtos: Integração do catálogo de produtos para criar anúncios dinâmicos que mostram os mais relevantes para usuários que já demonstraram interesse.

LinkedIn Ads

  • Tag LinkedIn: Similar ao pixel do Facebook, permite rastrear usuários que visitaram seu site e depois direcionar anúncios para eles no LinkedIn.
  • Segmentação profissional: Funcionalidade ideal para empresas B2B, permitindo a segmentação por cargo, indústria, empresas e outras variáveis profissionais.
  • Criação de públicos: Criação de públicos customizados com base no histórico profissional e comportamento na plataforma.

Twitter Ads

  • Twitter pixel: Mesma funcionalidade encontrada no LinkedIn e Facebook. Possibilidade de rastrear a atividade em seu site e criar segmentações para remarketing.
  • Segmentação personalizada: Criação de listas com base nos usuários que interagem com os Tweets ou visitam seu site.
  • Campanhas direcionadas: Uso dos dados demográficos e de comportamento para direcionar suas campanhas.

Você também pode utilizar outras plataformas específicas, como:

Criteo

  • Uma plataforma focada em publicidade de remarketing, conhecida por seu algoritmo de machine learning que otimiza a colocação de anúncios.

AdRoll

  • Oferece serviços de remarketing por meio da web, redes sociais e até e-mail.

Plataformas de e-commerce

  • Plataformas de e-commerce, como Magento, Shopify e WooCommerce, possuem integrações e soluções próprias para remarketing.

Ao escolher a plataforma, sempre considere onde seu público-alvo está mais presente e onde são mais propensos a se envolver com seus anúncios. Além disso, a análise do custo-benefício das diferentes opções de ferramentas e suas funcionalidades específicas podem impactar diretamente o sucesso das suas estratégias de remarketing.

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Como fazer remarketing?

Um homem usando um computador com duas telas

Fazer um remarketing que seja eficaz significa executar uma série de ações estratégicas. Confira alguns passos para  fazer uma ação de remarketing:

Identificar os visitantes

  • Instalar pixels de rastreamento: Instale o código de rastreio em todas as páginas do seu site, utilizando o Google Remarketing ou o pixel do Facebook.
  • Definir eventos e ações: Configure quais as ações dos visitantes você quer rastrear. Pode ser visualização de uma página, adição ao carrinho, compras ou desistências no checkout.

Segmentar a audiência

  • Criar listas de remarketing: Segmente sua audiência com base no comportamento, tempo de engajamento, áreas do site que foram visitadas e ações realizadas.
  • Usuários engajados: Segmente aqueles que passaram um tempo significativo em alguma página de seu site ou os que interagiram com o conteúdo. 

Definir objetivos

  • Conversões: Foco em converter visitantes anteriores em clientes pagantes.
  • Consciência de marca: Foco em divulgar a marca para um grande número de pessoas.

Escolher a plataforma e a criação de anúncios

  • Selecionar a plataforma: Escolha uma das plataformas citadas anteriormente para iniciar a campanha.
  • Criar anúncios atraentes: Crie conteúdos alinhados ao objetivo da campanha e que sejam visualmente atraentes para chamar a atenção das pessoas.

Lançar e monitorar

  • Início da campanha: Lance e os anúncios criados e colete  os dados que serão recebidos.
  • Monitoramento à distância: Ajuste os lances e o orçamento com base no desempenho dos anúncios.

Testar e otimizar

  • Teste A/B: Use diferentes versões de anúncios para testar qual funciona melhor com a sua audiência segmentada.
  • Analise os dados: Investigue métricas como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI) para otimizar a performance.

Executando esses passos com cuidado e atenção, será possível criar uma campanha de remarketing efetiva, aumentando as taxas de conversão e possibilitando que você retenha clientes.

Agende um bate papo

Para finalizar…

Deixar de lado o público que não realizou a compra por algum motivo acaba sendo um erro para sua empresa. Com a possibilidade de recuperar a venda não finalizada com o remarketing, focar em uma boa estratégia acaba sendo a melhor decisão.

Utilize os insights obtidos com todas as dicas passadas neste texto para montar uma boa campanha de remarketing, assim será possível obter resultados positivos e aumentar o número de vendas do seu negócio.