As 10 empresas que mais desvalorizaram em 2022

Notícias 31/10/2022
Dois homens analisando estatísticas da empresa

O cenário econômico está cheio de incertezas com a alta crescente dos juros. Devido a crise no mercado financeiro, algumas empresas se desvalorizaram com a retirada de investimento da bolsa para apostar em renda fixa, visto que é aconselhável em momentos como esse.

Quais as empresas que mais desvalorizaram?

Segundo os dados da consultora de ações e fundos, Economatica, as 10 empresas mais impactadas, tendo como consequência a retirada de investimento, foram:

  • Banco Inter (-59,01%);
  • Magazine Luiza (-50,28%);
  • Embraer (-47,70%);
  • Locaweb (-46,12%);
  • Méliuz (-44,12%);
  • Alpargatas (-43,48%);
  • Via (-40,38%);
  • Americanas (-40,26%);
  • Hapvida (-38,92%);
  • BRF (-32,50%);

agende-uma-demonstração

Qual setor está sendo mais impactado?

Com o mercado financeiro instável, alguns setores acabam sofrendo mais que outros. Neste ano, o setor de varejo vem sendo o mais impactado. Empresas como Magazine Luiza, Americanas, Alpargatas e Via são atuantes no setor de varejo, por isso, sofrem maior impacto e se tornaram algumas das empresas que mais desvalorizaram.

O poder de compra do consumidor influencia diretamente as empresas de varejo. Com a perda desse poder, o consumo se torna menor, afetando os ativos dessas empresas. Além disso, com a entrada de plataformas chinesas como AliExpress e Shopee, a competição no setor varejista acabou aumentando.

Quais as considerações dos analistas?

Segundo analistas, o crescimento de juros é o principal fator que influencia a queda das ações no mercado financeiro. A última taxa que foi divulgada, ficou em 13,25%, a maior em 6 anos.

Empresas que integraram a Bolsa há pouco tempo, como as de tecnologia Méliuz, Banco Inter e Locaweb, necessitam de um tempo maior para gerar melhores resultados. Para os analistas, estão em fase de crescimento acelerado.

Segundo eles, no mercado financeiro os investidores tiram seus ativos de uma empresa que está em momento de incerteza para investir naquelas com maior estabilidade e crescimento.

Uma das companhias que se enquadram nas empresas que mais desvalorizaram em 2022 é a Hapvida. Sendo a maior empresa no setor de saúde do país, foi afetada por conta das ondas de Covid-19, impactando o resultado.

Em janeiro possuía o valor da ação em R$10,05 e agora caiu para R$5,85. O alerta e recomendação dos analistas é, neste momento, estudar os fundamentos das empresas e analisar os prós e contras antes de tomar alguma ação.

Se a sua empresa está passando por algum momento instável e precisa de vendas, a Meetz pode te ajudar entregando leads qualificados, assim você poderá conversar com os decisores certos. Quer saber mais? Clique aqui para falar com nosso time.