As vantagens de nos aliar com concorrentes em momentos de crise

Vendas B2B 09/11/2022
Duas pessoas conversando enquanto olham uma para outra

O mercado em tempos de crise fez com que as empresas busquem novas soluções para se manter ativas no mercado. Uma delas é se aliar aos concorrentes.

Você imagina sua empresa se aliando com uma concorrente sua? Pode parecer estranho, mas é um processo que está cada vez mais em alta e, por mais que achem o contrário, pode trazer oportunidades de crescimento para ambas. Esse ação de colaboração entre marcas é chamada de coopetição, um termo que está cada vez mais em alta.

O que é coopetição?

Existe a possibilidade de se aliar ao concorrente em um mercado que se torna cada vez mais competitivo? Sim, apesar da competitividade, a criação de uma aliança pode ser vantajosa para ambas as empresas.

Coopetição é a junção entre competição e colaboração. Este conceito se baseia na aproximação de duas empresas com o intuito de competir entre si para a realização de um projeto em que ambas possuem interesse e podem se beneficiar.

Existem várias maneiras que as empresas podem trabalhar esse conceito, incluindo o compartilhamento de conhecimento, capacidade de produção de marketing e outras iniciativas. O sucesso desse acordo entre concorrentes está ligado ao trabalho em conjunto que ambas as marcas realizam, sendo uma ótima estratégia para fortalecer os players atuais e evitar o aumento da concorrência.

Quais os benefícios de se aliar aos concorrentes?

Redução de custos

Processos requerem investimentos, uma colaboração entre marcas facilita a diminuição desses custos. A todo momento, temos novas tecnologias, por exemplo, e contando com uma parceria é uma forma de avançar um projeto sem gastar muito, visto que pesquisa e inovação são caras. A união de forças minimiza outros gastos, como os custos logísticos e de produção.

Expansão para novos mercados

Se aliar aos concorrentes é uma boa opção quando envolve a expansão para novos mercados, principalmente entre os pequenos competidores. Essa ação pode se tornar caro em um primeiro momento, além dos riscos elevados. Por isso, o ideal é procurar outras empresas para trabalhar em conjunto, de preferência alguma empresa maior ou que já possua know-how nessa área.

Know-how

Falando em know-how, se aliar aos concorrentes quando se entra em uma nova região pode ajudar no desenvolvimento, visto que a outra empresa já atua na área e pode ajudar com dicas e estratégias.

Inovação e desenvolvimento

Trabalhando em conjunto com outras empresas, os profissionais conseguem trocar informações e conhecimentos, possibilitando assim o desenvolvimento de inovações que possam beneficiar ambas as partes e o ganho de mercado com o lançamento de produtos inovadores.

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Quais os desafios?

Sendo algo positivo, se aliar aos concorrentes também traz alguns desafios que precisam ser enfrentados para que a parceria funcione da maneira esperada.

É normal que exista momentos de tensão durante essa colaboração entre as duas empresas, pois mesmo que estejam trabalhando em conjunto, ainda são concorrentes. As alianças precisam ser entendidas apenas como temporárias, sendo desfeitas no momento em que não existir mais o benefício para um dos lados.

O compartilhamento de informações estratégicas pode levar um lado a se destacar mais que o outro dentro do mercado. Quando existe essa colaboração entre marcas, ambas as empresas começam a ter esse risco. Apesar disso, os benefícios com uma parceria geralmente valem o risco.

Quais concorrentes trabalharam em conjunto?

Muitos exemplos estão imersos no setor de tecnologia, com empresas que já possuem uma mente de inovação para trabalhar com os demais concorrentes.

A Toyota já se juntou com a Ford para realizar uma colaboração entre as marcas. Na época, em 2013, as duas montadoras trabalharam em conjunto para desenvolver uma tecnologia voltada para a produção de caminhões híbridos.

A Apple e Samsung já se juntaram para desenvolver novas tecnologias, focando em inovar dentro do mercado. Uma dessas tecnologias, que é utilizada nos dispositivos Apple, foi a retina de display, criada em colaboração entre os times de inovação de ambas as empresas.

Além da Apple, a Samsung se conectou com a Sony, visando capitalizar a demanda pela tecnologia de LCD após os anos 2000, conquistando assim, maiores fatias do mercado, diminuindo os custos de fabricação.

A coopetição se torna algo cada vez mais comum dentro do mercado e meio digital que estamos inseridos. Buscando novos e melhores resultados, as empresas estão se aliando a seus concorrentes para juntar forças e ficar à frente do mercado.

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