Black Friday no B2B: É possível?

Vendas B2B 07/10/2022
uma pessoa escrevendo no papel com notebook do lado

Quando falamos em Black Friday pensamos no mercado B2C, visto que a data é muito explorada por empresas deste mercado. Apesar disso, todos os modelos podem se beneficiar da Black Friday. Com uma campanha bem elaborada e um planejamento estratégico, empresas do mercado B2B também podem gerar vendas.

Pessoa segurando cartão na frente do notebook
Quem decide são pessoas. O mercado B2B é formado por elas, aproveite a oportunidade para captar leads e conseguir vendas

Por que participar da Black Friday?

Dentro do mercado B2B não é muito comum adotarem a Black Friday como parte de uma estratégia. Por conta disso, quem investe acaba tendo uma oportunidade de ficar à frente do mercado e, possivelmente, fechando venda com algum lead dos concorrentes.

Existem alguns principais motivos para adotar essa sazonalidade, como:

  • Aumentar a cartela de clientes: com o desconto da Black Friday as chances de novos clientes se interessarem pelo seu produto é maior, fazendo com que possivelmente você consiga novos clientes, aumentando sua cartela;
  • Fechar uma negociação perdida: as chances de recuperar uma negociação perdida aumentam, portanto, explore o desejo dos seus possíveis clientes e faça uma oferta que os encante;
  • Se destacar no mercado: como dito anteriormente, muitas das empresas B2B não participam da Black Friday, dando oportunidade para você estar a frente de seus concorrentes, conquistar leads e fechar mais negócios;

Veja também:

Geração de leads: dicas práticas para empresas B2B

Follow-up: aprenda essa técnica e feche mais negócios

Gatilhos mentais para vendas: o que são e como incorporá-los na sua estratégia

Como realizar uma Black Friday no B2B?

Até aqui você percebeu que a Black Friday é uma sazonalidade estratégica no B2B, no entanto, precisa ser bem planejada e aplicada. 

Para ter sucesso, é preciso se atentar nas questões abaixo:

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais se tornaram uma ferramenta quando se trata de construir um relacionamento com a marca, conseguir leads e compreender quais as tendências estão em alta.

Utilize-as para manter sua marca relevante e aplicar as estratégias montadas. Após toda a análise, promova ações e conteúdos com o interesse que seu público procura.

Trabalhe com follow-ups

Em vendas, precisamos usar táticas que facilitem o processo de venda dos nossos associados e desenvolva uma experiência transacional para os nossos clientes em potencial. 

Dito isso, desenvolver um relacionamento com as pessoas interessadas nas dores que você soluciona, faz com que exista um avanço na jornada do cliente, até fecharem negócio. Para que isso ocorra, construa uma estrutura de follow-ups através de e-mails e mensagens em redes sociais. 

Utilize os sentimentos ao seu favor

A Black Friday não possui apenas os descontos como um grande impulsionador. Você pode alavancar as vendas utilizando o sentimento de urgência, criando a sensação de que o consumidor perderá uma oportunidade única de negociar.

pessoa utilizando um tablet
Planejamento é fundamental para alcançar os resultados, então pare e analise quais ações tomar antes de botar em prática

Como preparar uma Black Friday?

Antes de botar as ações acima em prática, é preciso tomar alguns cuidados e se preparar para qualquer situação que ocorra durante a Black Friday. Confira o planejamento que ajudará no andamento da campanha:

Tenha um plano de contingência

Elaborar um plano de contingência ajuda no caso de eventuais situações que não estavam planejadas, permitindo definir algumas ações que deverão ser tomadas caso tenha algum problema.

  • O que fazer se o site cair?
  • O que fazer se o time de atendimento fique sobrecarregado?
  • Caso suas ofertas não estejam atraindo seu público, quais alternativas podem ser tomadas?
  • Qual atitude tomar caso seu inventário acabe?

Tenha um plano para equipe

A Black Friday faz com que haja uma movimentação maior, é preciso que sua equipe esteja preparada e atenta para qualquer situação.

  • Defina quais as equipes que participarão do evento;
  • Monte o time de atendimento que participará do evento;
  • Prepare um time que cuide do site;

Tenha tudo definido na parte de vendas

Você fez toda a divulgação, as vendas começaram a aparecer, tudo está indo conforme o planejado. Para que isso ocorra, é importante levantar todo seu estoque, conferir quais produtos estarão disponíveis para a Black Friday, quais serão os descontos, entre outros pontos importantes para que suas metas sejam alcançadas nesse período.

  • Analise o valor original do que você irá oferecer;
  • Defina a margem de lucro;
  • Defina o novo valor para o que você irá oferecer;
  • Comunique a data e o horário do começo das promoções;

agende-uma-demonstração

Conclusão

 O comportamento do mercado B2C se posiciona de maneira diferente do B2B, mas no final, ainda são as pessoas que tomam as decisões. Trabalhar com uma Black Friday também funciona no B2B.

Para que a sua campanha seja bem-sucedida, compreenda as necessidades dos seus possíveis clientes e faça um planejamento com cada etapa, certificando-se que está desenvolvendo as habilidades de todo o time para trabalhar com seus leads e chegar a uma conclusão de venda.