A comunicação é algo fundamental para a existência humana. É através dela que tudo se desenrola no nosso mundo. Nos ambientes corporativos, isso não poderia ser diferente. Empresas que possuem espaço para que seus colaboradores se comuniquem e que estabeleçam uma boa relação interna, independente dos níveis de hierarquia, saem à frente no mercado. Neste artigo, vamos te falar sobre a importância de uma boa comunicação interna e como isso pode beneficiar sua empresa.
Os seres humanos são, por natureza, sociáveis. Nossos instintos nos fazem comunicativos, prontos para interações e trocas do cotidiano. Mas existem certos ambientes que parecem minar esse tipo de comunicação, por convenções sociais que – há muito – vêm perdendo o sentido.
Quando abrimos espaço para que as pessoas falem, tanto entre si – socialmente – quanto sobre suas opiniões, damos a elas senso de confiança, autoestima e até mesmo segurança.
O mundo vem passando por muitas mudanças. Tecnologia, experiências, interatividade, informação rápida, etc. Tudo isso impacta a forma que uma sociedade se relaciona e esses impactos não ficam da porta para fora das instituições.
Se você está procurando entender melhor sobre comunicação corporativa, qual a sua importância e até mesmo como você pode começar a mudar a cultura de comunicação da sua empresa, esse é o texto ideal para te ajudar! Segue com a gente.
A importância da comunicação empresarial
Uma empresa precisa de algumas coisas para sobreviver, algumas delas são: pessoas realizando atividades no dia a dia, ações que tenham resultados positivos e estratégias que visem o crescimento do negócio.
Todos esses são fatores fundamentais para a sobrevivência e para o avanço de uma empresa. O que tudo isso tem em comum? O envolvimento de pessoas e a necessidade da comunicação.
A forma que as relações se dão dentro de uma empresa fazem toda a diferença na qualidade de tudo que é feito pela mesma.
Vamos ver um exemplo bem simples, prático e até mesmo recorrente. Os setores de marketing de algumas instituições muitas vezes ficam afastados dos setores de prospecção e vendas. Ambos possuem o mesmo objetivo, certo? Eles caminham – ou deveriam caminhar – juntos para a obtenção de leads e, consequentemente, novas vendas.
Mas, o que acontece na prática dentro das empresas é que esses setores não se comunicam como deveriam e por causa disso muitos gargalos são criados pelo caminho, atrapalhando até mesmo o resultado das ações que são executadas. Ou gerando lentidão nos processos.
Se a equipe de marketing organiza um tipo de campanha para atrair mais clientes, os vendedores recebem leads não qualificados e não fornecem um feedback sobre isso, quais as chances desse gargalo ser resolvido com facilidade? Com isso, toda a ação pode ser comprometida e os objetivos traçados ficarão aquém do esperado.
Esse é apenas um dos exemplos, entre tantos, de como uma pequena falta de comunicação interna pode gerar, até mesmo, impacto nas vendas.
Quanto mais uma empresa estabelece a cultura de comunicação institucional e colaborativa, mais as pessoas vão se disponibilizar e se adaptar a isso.
Como as transformações do mundo alteram a comunicação das empresas
Para começar a explicar isso, vamos fazer um pequeno retrospecto.
Há algum tempo atrás, e nem precisamos ir tão longe, ainda no início dos anos 2000, a maioria das empresas ainda seguiam seus protocolos e níveis hierárquicos sempre verticais. Funcionários do dia a dia da empresa dificilmente acessavam diretores, por exemplo.
Nessa mesma época, novas tecnologias foram ganhando espaço e popularidade. A informação veio se tornando cada vez mais acessível, inovações mudaram o panorama geral de muitas empresas, até mesmo a idade das pessoas que em cargos de chefia também mudou, pessoas mais novas estavam ativas no mercado, novas gerações se movimentavam – e ainda se movimentam – rompendo com os padrões estabelecidos por tanto tempo.
Em decorrência de tudo isso, as empresas foram sentindo no próprio cotidiano a necessidade de agir de maneira diferente. Quebrar as hierarquias construídas há tanto tempo se tornou uma necessidade, para acompanhar o que estava acontecendo no mundo.
O resultado tem sido empresas com maior fluidez em seus processos, ideias inovadoras, colaboração entre todos os envolvidos e objetivos em comum sendo alcançados.
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Novos formatos de trabalho
Uma das mudanças mais recentes no âmbito da organização das empresas e da modalidade de trabalho foi o aumento no número de empresas que adotaram o home office ou o regime híbrido, onde os funcionários revezam entre estar na empresa e trabalhar de casa.
Essa transformação se deu principalmente pelo período de pandemia, onde muitas empresas precisaram se adaptar à realidade, fechar e deixar seus funcionários trabalhando de casa. Situação essa que mostrou para muitos gestores, diretores e CEOs que esse modelo pode funcionar muito bem e ainda ser mais lucrativo para empresa.
E isso tem tudo a ver com o que estamos apresentando neste artigo! Para que uma empresa possa funcionar total ou parcialmente digital, ou seja, sem que os colaboradores tenham que estar em um escritório físico, é fundamental que haja um bom fluxo de comunicação.
A tecnologia, quando aliada a um bom relacionamento e uma boa comunicação institucional, também é uma excelente parceira nesta jornada.
Os benefícios que uma boa comunicação oferecem
Até aqui, te explicamos como uma boa comunicação dentro da sua empresa pode melhorar seus resultados e dar mais fluidez para seus processos e para o dia a dia da sua organização.
Agora, vamos te apresentar mais benefícios que essa prática pode oferecer.
- Melhor espaço para desenvolvimento dos funcionários e clima organizacional
Valorizar funcionários passa por muitas esferas e algumas das principais são justamente dar o devido reconhecimento, escutar, permitir e até mesmo encorajar que o colaborador tenha a liberdade de ser ele mesmo.
Essa leveza, embora possa soar como um mero detalhe, faz toda a diferença para a instituição como um todo, porque a equipe vai se sentir reconhecida e naturalmente vai entregar muito mais.
Por consequência, o ambiente vai gerar espaços e relações para o desenvolvimento das pessoas que fazem a empresa acontecer no dia a dia.
Esse é o caminho para que os funcionários possam vestir a camisa da empresa acreditando no que estão fazendo, se comprometendo com muito mais afinco e com dedicação para o alcance dos objetivos.
- Cultura da empresa fortalecida
Mudar a cultura de uma empresa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, o que acontece é que as situações vão se dando naturalmente, sem que se pense a respeito das decisões ou das relações que vão se desenvolver dentro da empresa.
Quando isso acontece, em determinado momento é necessário fazer um movimento de retorno e reavaliar o que é preciso para alcançar uma cultura fluida, funcional e que gere bons relacionamentos.
A boa comunicação é um dos pilares para alcançar essa cultura firme e ao mesmo tempo harmônica.
- Agilidade na resolução de problemas
Os gargalos são comuns no cotidiano de uma empresa. Seja ela grande, média ou pequena, com 5 ou mil funcionários, eles sempre vão surgir.
O que faz diferença é a rapidez com que eles são descobertos e resolvidos. Quando uma empresa se comunica, facilita essa resolução, já que, ao ser identificado o problema, não vai ser uma dificuldade apontá-lo e buscar uma solução.
Setores mais afastados são os que mais sofrem com esses afastamentos, por isso, ações de aproximação devem ser inseridas no dia a dia da empresa, a fim de gerar proximidade entre as equipes.