Clientes inativos: aprenda a trazê-los de volta

Gestão 23/02/2024
Uma mulher dando a mão para um homem saindo do prédio

Ter clientes inativos faz parte de todo negócio, e pode acontecer com as melhores  empresas.  Isso sem falar no desafio que pode ser para se reconectar com eles, o que  acaba afetando a receita do negócio, mas também se torna uma oportunidade de fortalecer relações a longo prazo.

Focar em trazer clientes inativos de volta ao ciclo de compra é algo que, se feito da maneira certa, pode ajudar a empresa não só na questão financeira, mas na questão de ter clientes fidelizados também. Neste texto você encontrará estratégias para fazer isso da maneira correta, continue lendo.

O que são clientes inativos?

Pense naqueles clientes que deixaram de interagir ou comprar da sua empresa por algum motivo. São eles os chamados inativos, e eles podem ter te deixado por  ter encontrado uma solução melhor ou ter esquecido a sua marca. Saber identificá-los é o primeiro passo para reconquistá-los.

Para isso, é preciso ter em mente o motivo de investir tempo e esforço com essa ação. Bom, reconquistar um cliente inativo é mais barato do que conquistar um novo, da mesma forma que fidelizá-lo. Eles já conhecem sua marca e produtos, o que significa menos esforço no convencimento e mais foco em trazê-lo de volta.

Identificando clientes inativos de forma efetiva

Pessoa segurando uma lupa e seguindo pegadas

Existem maneiras efetivas de começar o trabalho de identificação e a resposta começa com dados. Essa é a hora em que você pega o histórico de compras da sua empresa. Identifique aqueles que pararam de comprar nos últimos meses e assim você terá a resposta.

Também é válido estar atento nas redes sociais e e-mails, esse tipo de cliente, muitas vezes, segue sua página ou recebe os e-mails mas não interage. Para facilitar, é possível utilizar ferramentas para automatizar o processo, como o ActiveCampaign, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, existe o feedback, algo essencial e que não pode ser subestimado. Com um simples questionário é possível descobrir o motivo da falta de interesse na sua marca, assim você entenderá se  é  insatisfação com o produto ou até mesmo expectativas não atendidas. Aproveite essas respostas para melhorar sua estratégia, mas sua oferta também.

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Personalizando a comunicação para reengajamento

Duas pessoas segurando uma caixa de presente

Uma comunicação eficaz  pode fazer toda a diferença, chamando a atenção e fazendo com que o cliente se sinta especial. Pense em receber uma mensagem que parece ter sido feita especialmente só para você. Isso chama a atenção e mostra que sua empresa se preocupa com a pessoa.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso conhecer bem quem você quer reengajar. Fale diretamente sobre o que interessa a eles, seja com ofertas exclusivas, lembretes de produtos interessantes ou até novidades relevantes. Tudo isso contribui para o sucesso.

Lembra da importância do feedback citada no tópico anterior? Aqui é a mesma coisa. Observe a reação do cliente e esteja pronto para coletar feedbacks que possam ajudar na hora de convencer a voltar a fazer negócio com sua marca.

Despertando interesse com ofertas exclusivas

Vários produtos em uma prateleira

Não é segredo que ofertas exclusivas conseguem facilmente reconectar os clientes inativos. Receber uma promoção que parece ser feita apenas para você desperta o interesse em saber mais sobre, e é essa sensação que queremos passar.

Mas, como fazer isso? Além de conhecer bem seu público-alvo, é preciso saber o histórico de compras, preferências e o comportamento. Em seguida chega a hora da criação da oferta baseada nos dados que você coletou. Pode ser um desconto, acesso antecipado a produtos novos ou até um presente exclusivo na próxima compra.

Agende um bate papo

Mantendo a conexão ativa

Dois homens sorrindo enquanto apertam a mão um do outro

O trabalho não termina  quando a reativação do cliente é um sucesso, muito pelo contrário. Após conseguir reconquistá-lo, é necessário manter uma conexão ativa após o retorno. Do que adianta ter todo o esforço para trazê-lo de volta e, no fim, abandoná-lo após a compra?

Trabalhar com fidelização é a melhor estratégia que você pode fazer nesse caso. Além do cliente perceber que realmente valeu a pena ter voltado, ele acabará se tornando um fã da marca, trazendo inúmeros benefícios como a recomendação, e outros que você pode conferir neste texto.

Finalizando…

Perder clientes nunca é um bom sinal e pode ser desesperador para a empresa, mas conforme vimos neste texto, é possível trazê-los de volta com as estratégias certas. Pode ser trabalhoso e exigir muito da sua equipe, mas é válido lembrar que quando se fala em dinheiro, é muito mais barato trabalhar na reativação de clientes inativos do que sair em busca de novos.

Utilize os insights passados aqui para começar a montar suas campanhas e reengajar novamente aqueles que desistiram. Lembre-se de que o trabalho continua após o sucesso, então, não deixe de focar  na fidelização do cliente, fazendo com que sua marca seja vista cada vez mais dentro do mercado.