Como a decisão de compra é afetada pelas cores

Gestão 16/02/2024
Vários pincéis em cima de latas de tinta

Uma decisão de compra é feita com base em diversos aspectos que influenciam o cliente, como as cores, por exemplo. Segundo Neil Patel, do Quick Sprout, a cor representa 85% da razão pela qual uma pessoa compra um produto específico. 

Com esse dado, é possível ver a importância das cores no marketing e como elas afetam diretamente o comportamento do consumidor. Neste artigo iremos abordar como funciona a psicologia das cores, além de passar algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes. Confira!

Qual o impacto das cores?

Uma mulher segurando um pincel e pintando a parede com várias cores

As cores possuem um impacto sobre nossas emoções. As marcas investem pesado no estudo sobre psicologia das cores antes de realizar um lançamento de campanha. Um tom vermelho, por exemplo, pode incitar a urgência, enquanto o azul transmite confiança.

Mas não é só isso. As cores não só influenciam no humor dos clientes, mas também ajudam a criar uma identidade visual forte. Essa identidade faz com que um negócio seja reconhecido de longe, como o McDonald ‘s e suas cores vibrantes, o vermelho e amarelo. Isso faz com que as pessoas já saibam qual fast food é mesmo olhando de longe. Entender a psicologia das cores é importante para montar uma estratégia crucial e que pode definir o sucesso ou fracasso no mercado.

A conexão entre ciência e as cores

Desenho de um olho com reflexos da luz

Indo para o lado científico, a percepção das cores é um processo complexo. A luz é absorvida por células especializadas em nossa retina, chamadas de cones, que são sensíveis a diferentes comprimentos de ondas correspondentes às cores vermelha, verde e azul. A maneira que os sinais dos cones são combinados pelo cérebro resulta na rica experiência de percepção das cores.

A influência dessa percepção de cores sobre nossos estados emocionais e comportamentos é uma linha de estudo dentro da psicologia comportamental e cognitiva. Cores podem acalmar ou excitar, podem estimular o apetite ou diminuí-lo e até mesmo influenciar nossa percepção de tempo e espaço.

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Como as marcas usam as cores?

Logo do restaurante McDonald's

Sabendo da importância do uso correto das cores, é importante entender como as empresas utilizam elas. Normalmente, para promoções e liquidações, é comum utilizarem a cor vermelha por ela provocar sentimentos de paixão e urgência. Já a cor azul, por exemplo, transmite confiança e segurança, ideal para bancos e empresas de tecnologia.

Mas não é só a cor certa que importa, a combinação delas também possui um impacto significativo. O contraste formado entre cores facilita a leitura e chama atenção para informações chaves, influenciando a decisão de compra. 

Agende um bate papo

Além disso, é preciso entender qual o público-alvo. Diferentes culturas percebem as cores de maneiras diversas. O que funciona em algum lugar, pode não funcionar em outro. As marcas precisam pesquisar e aplicar esse conhecimento nas estratégias de marketing, o que aumenta as chances de sucesso.

Quais as melhores estratégias de cores para melhorar as vendas?

Um alvo de tiro colorido

Cada cor carrega sua própria mensagem, sendo necessário escolher de acordo com a mensagem que será passada. Como já dito, o vermelho é perfeito para promover promoções e ofertas ilimitadas, pois desperta uma sensação de urgência no consumidor. O amarelo também entra no grupo do azul, sendo ideal para as marcas que buscam se posicionar como confiáveis.

Aqui a escolha precisa estar alinhada com a identidade da marca e o público-alvo., juntamente com a realização de testes A/B com diferentes paletas em seu site ou embalagens, para assim obter insights mais valiosos de quais cores possuem um melhor desempenho. Invista tempo e recursos para entender como as cores afetam o comportamento do seu consumidor.

Quais os significados das principais cores?

Os significados variam conforme o contexto cultural, psicológico e até individual. Mas existem certas associações comuns e que são reconhecidas para as cores principais. Confira:

Vermelho

  • Emoções: energia, paixão, excitação, perigo e amor.
  • Utilização no marketing: atrair atenção, criar urgência e estimular o apetite.

Azul

  • Emoções: confiança, serenidade, estabilidade, profissionalismo e calma.
  • Utilização no marketing: construir confiança e segurança, promover a produtividade, associado a corporações e produtos tecnológicos.

Verde

  • Emoções: natureza, crescimento, frescor, prosperidade e saúde.
  • Utilização no marketing: associado a produtos ecológicos e sustentáveis, marcas relacionadas à saúde e ao bem-estar, instituições financeiras.

Amarelo

  • Emoções: otimismo, alegria, energia, juventude.
  • Utilização no marketing: chamar a atenção, evocar sentimentos de felicidade, estimular a criatividade e energia.

Laranja

  • Emoções: criatividade, aventura, entusiasmo, sucesso e acessibilidade.
  • Utilização no  marketing: criar chamadas para ação (CTAs), como “Compre agora”, “Inscreva-se”, devido à sua alta visibilidade.

Preto

  • Emoções:  sofisticação, elegância, poder, mistério e formalidade.
  • Utilização no marketing: sugerir luxo e exclusividade, utilizado frequentemente em produtos de alta gama e na moda.

Branco

  • Emoções: pureza, limpeza, simplicidade, inocência e paz.
  • Utilização no marketing: criar sensação de espaço e abertura, sugerir simplicidade e pureza.

Roxo

  • Emoções: realeza, nobreza, luxo, sabedoria e espiritualidade.
  • Utilização no marketing: Transmitir um ar de luxo e sofisticação, apelar para a beleza e anti-idade em produtos de cuidados pessoais.

Rosa

  • Emoções: romance, delicadeza, feminilidade e tranquilidade.
  • Utilização no marketing: tradicionalmente usado em produtos direcionados ao público feminino.

Marrom

  • Emoções: terra, naturalidade, robustez e confiabilidade.
  • Utilização no marketing: associado a produtos relacionados à terra e ao ar livre, bem como ao artesanato e à confiabilidade.

Lembre-se de que apesar dessas associações comuns, a interpretação das cores pode ser influenciada por fatores individuais como experiências pessoais, bem como fatores culturais. Em algumas culturas, por exemplo, o branco pode estar associado ao luto em vez da pureza. Portanto, na aplicação das cores no contexto do marketing e da comunicação da marca, é crucial considerar o público que você está se dirigindo e o contexto específico de sua utilização.

Como aplicar as cores na minha estratégia?

Uma mulher sentada e pintando em um quadro branco

Após entender como funciona a psicologia das cores, o próximo passo é aplicá-la em sua estratégia. Para isso separamos os seguintes passos para te ajudar:

Conheça o público-alvo

Saber qual o público que você quer atingir é essencial para outras estratégias também. Portanto considere a idade, sexo, localização e personalidade, visto que os significados das cores podem variar entre diferentes grupos.

Também não se esqueça de realizar testes A/B para entender as preferências específicas de cores do seu público.

Desenvolva sua identidade visual

Escolha as cores que mais se alinhem com a mensagem que sua marca quer passar. Seu logo e paleta de cores precisam estar consistentes em todos os meios de comunicação, garantindo assim que campanhas publicitárias, embalagens e materiais promocionais estejam com as cores escolhidas para a marca.

Use as cores certas no ponto de venda

Caso  você tenha um ponto físico, utilizar cores que criem um ambiente desejado pode estimular a compra ou proporcionar uma experiência agradável. Também destaque produtos ou promoções que atraiam o olhar do consumidor.

Use as cores certas no digital

Duas ferramentas essenciais no universo digital são o site e as redes sociais. No site utilize cores para guiar o visitante durante a navegação na plataforma, destacando botões de ação e melhorando a usabilidade do usuário.

Nas redes sociais mantenha a consistência das cores da marca em todas as plataformas para aumentar o reconhecimento e fortalecer a identidade.

Monitore e atualize

Fique atento aos feedbacks de clientes e o desempenho de vendas para ver como as cores estão afetando os resultados do seu negócio. Seja flexível e disposto na hora de adaptar sua paleta de cores com base nos dados obtidos.

Lembre-se que a coerência e a continuidade são fundamentais. Uma marca que muda frequentemente suas cores pode confundir os clientes. Uma estratégia de cores bem pensada e executada pode ajudar a estabelecer uma conexão mais forte com seus clientes e potencializar o sucesso do seu negócio.

Qual cor você usará?

Sem dúvidas as cores podem influenciar na decisão de compra de seu cliente. É importante saber utilizá-las da forma correta, só assim será possível estar presente na mente do seu público e tornar sua marca memorável. Seguindo os passos e estratégias aqui você já tem os insights que precisa para colocar a mão na massa. Estude quais as melhores cores para sua marca e comece a aplicá-las nas suas estratégias.