Como conquistar clientes: as estratégias da Apple que você precisa conhecer

Logo da empresa Apple

Você provavelmente já escutou a seguinte  pergunta: Android ou iPhone, qual deles prefere?

Dentro do mercado de smartphones a rivalidade entre iPhones e Androids sempre existiu, cada lado com sua base de fãs que defendem as marcas com unhas e dentes. Mas, o que será que ocasionou  essa ‘’guerra’’?

Seja preço, estilo ou até uma forma de se mostrar, uma coisa é certa: desde seu lançamento em 2007, o iPhone deixou de ser um simples celular e se transformou em um ícone de status, inovação e usabilidade.

No texto de hoje vamos discutir o que fez com que esse produto da Apple se tornasse tão requisitado, mesmo tendo um alto preço  aqui no Brasil, e te passar alguns insights para aplicar no seu negócio.

O primeiro lançamento

Desenho de um celular com a logo da apple

Esqueça seu produto, esqueça sua marca, esqueça tudo mas não se esqueça do mais importante: a experiência que o público procura ao adquirir algum produto ou serviço.

A Apple não marcou o lançamento do primeiro iPhone por conta da tecnologia que possuíam, mas pela habilidade de conquistar seus clientes e entender que as pessoas não queriam um telefone, afinal, por aí existem vários e com as mesmas funcionalidades. O que elas realmente queriam era uma experiência, algo que o iPhone prometia na época, e entregava.

Ok, mas como a empresa conseguiu oferecer isso? Eles buscaram inovar, mas simplificar também. Seja com uma interface intuitiva ou com funcionalidades únicas e novas, a Apple buscou e entregou um produto que seria o passaporte para um novo universo que possibilita novas experiências. 

Não só isso, mas a estratégia de marketing foi essencial com campanhas que abordavam o design elegante do produto e a capacidade dele integrar diversos aspectos do mundo digital em um único dispositivo.

O objetivo foi criar uma conexão emocional entre o produto e o público, transformando totalmente a forma com que as pessoas viam os celulares. A conexão é chave para conquistar os clientes, fazendo com que eles se sintam parte de uma grande mudança, uma comunidade.

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Conquistando com o bom e velho marketing

Uma mulher utilizando um computador na sua frente

Conquistar o público é um trabalho que exige esforço e uma boa dose de estratégia e, se feito da forma certa, é totalmente possível. Mas, antes de sair por aí fazendo diversos conteúdos e mensagens é preciso sentar e entender qual o seu público-alvo. 

Dessa forma você saberá para quem estará vendendo, uma informação que faz toda a diferença. Quanto mais você entender o seu público, mais precisas serão as mensagens de marketing que você fará.

Junto com essas mensagens, é preciso entregar qualidade também. Hoje existe a facilidade de buscar informações sobre qualquer produto e isso precisa estar facilmente acessível. Da mesma forma que a Apple fez, você também precisa entregar algo que corresponda com a expectativa do público.

Mas, onde as pessoas buscam as informações? Existem blogs, sites, mas  existe um lugar em que a maioria  está  presente:  As redes sociais. Elas se tornaram ferramentas poderosas, não só permitindo que o público encontre opiniões de outras pessoas, mas também que as empresas consigam acompanhar, alcançar e conquistar novos clientes.

Sabendo disso, crie conteúdos que reflitam a qualidade do seu produto e interaja com aqueles que compartilham uma opinião positiva, isso fará com que as pessoas se sintam confortáveis e confiem na sua marca.

A felicidade e a experiência do usuário

Uma mulher na frente de prateleira do mercado enquanto sorri

Fazer com que seu público se sinta valorizado e compreendido é algo obrigatório e faz com que sua marca se mantenha em alta, conquistando novas pessoas. Pensar em maneiras de possibilitar isso é uma estratégia que deve ser feita com muita atenção, criando,assim, uma jornada impecável do cliente, tanto online quanto offline.

No online, por exemplo, uma navegação intuitiva, páginas que carregam rapidamente e um design atraente são características fundamentais de um site. Isso faz com que o usuário encontre o que procura com facilidade e se sinta seguro.

Aproveite a oportunidade que o mundo digital oferece e faça com que seu cliente se sinta único e especial, seja com recomendações e comunicações  personalizadas, até um atendimento com qualidade e exclusivo. Fazendo com que ele se sinta único, você conquista sua confiança e abre portas para um relacionamento duradouro, algo mais barato do que conseguir um cliente novo.

Não é só no digital que a experiência precisa ser personalizada, mas no presencial também. Imagine entrar em uma loja onde o vendedor conhece suas preferências, seu nome e sugere exatamente o que você gosta. Isso faz com que tudo se torne mais agradável durante a jornada de compra.

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Mas e aí, Android ou iPhone?

Não existem dúvidas de que a Apple sabe como criar um produto elegante e que vai conquistar seu público a cada lançamento, seja com novas atualizações ou estratégias de marketing. A questão não é só focar no seu produto, mas na experiência que ele vai entregar, na forma que você agirá para divulgá-lo e na maneira que  tratará sua base de clientes.

Agora chegou a hora de começar a anotar como você fará a diferença para seus consumidores, pense no que seus concorrentes não estão entregando mas que seu produto  pode entregar. Seguindo cada passo estrategicamente, o sucesso se tornará uma consequência.