Como fazer um benchmarking eficiente e se destacar no mercado?

Vendas B2B 30/05/2023
Mãos de uma pessoa utilizando um notebook em uma sala

Você já ouviu falar em benchmarking? Esse é um termo bastante utilizado no mundo dos negócios e pode ser de grande ajuda para empresas que buscam se destacar no mercado. Com isso será possível obter resultados e dados que ajudarão no crescimento da sua empresa, permitindo criar novas estratégias e um planejamento de vendas bem estruturado.

O que é e qual a importância do benchmarking?

Para todas as empresas, é importante comparar seu desempenho com o de outras empresas do mesmo segmento, procurando entender otimizar seu desempenho ao compará-lo com a média do mercado. O benchmarking é a prática que consiste em fazer exatamente isso. Com a análise feita, será possível identificar as oportunidades de melhoria, além de ver os pontos fortes que podem ser explorados para garantir uma vantagem competitiva.

Além de conseguir fazer tudo isso, com o benchmarking você conseguirá entender melhor o mercado em que seu negócio está inserido, identificando tendências e novas possibilidades de negócio. A última etapa então seria começar o planejamento de estratégias usando as informações obtidas para tomar ações mais assertivas e eficientes.

Aqui vale destacar que o benchmarking não deve ser visto como uma cópia exata das práticas de outras empresas. É fundamental realizar uma análise crítica com os dados coletados, afinal, cada organização possui suas particularidades

Quais os tipos de benchmarking?

Como já dito, o benchmarking é uma prática que pode te ajudar a identificar oportunidades, analisar seus concorrentes, além de perceber os pontos fracos e fortes do seu negócio. Antes de começar é importante entender que existem diferentes tipos de benchmarking e depende dos objetivos e necessidades do negócio.

  • Benchmarking interno: essa prática consiste em comparar a própria performance da empresa ao longo do tempo. Isso ajuda a identificar as áreas que necessitam de melhorar, além de avaliar se as mudanças implementadas tiveram impacto negativo.
  • Benchmarking competitivo: consiste em comparar a performance de sua empresa com a dos concorrentes diretos. Isso permite identificar práticas bem sucedidas que outros negócios estão tendo e adotá-las para melhorar sua própria performance.
  • Benchmarking funcional: Nesse caso, significa olhar para empresas de outros setores, mas que possuem processos semelhantes, e comparar a performance que possuem. Isso ajudará a identificar práticas que podem ser inovadoras no setor em que seu negócio está inserido.

Como fazer benchmarking?

Defina qual o seu objetivo

O primeiro passo consiste em determinar o que você busca com o benchmarking. Analise aspectos, processos e áreas do seu negócio que você deseje melhorar ou comparar.

Identifique empresas para analisar

Comece a pesquisar e identificar empresas que são referências na área que você deseja. É importante coletar informações detalhadas e relevantes, como o modelo de negócio, estratégia de marketing e processos operacionais.

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Analise e compare

Reúna todos os dados coletados e realize uma comparação detalhada entre as práticas que sua empresa possui com as das empresas de referência. Identifique oportunidades, diferenças, semelhanças, pontos fortes e fracos, etc. 

Implemente e monitore

Chegou a hora de botar tudo em prática, implementando as mudanças necessárias e monitorando os resultados que aparecerem para avaliar o sucesso da estratégia.

Conclusão

O benchmarking é uma ferramenta valiosa que empresas podem usar buscando crescer e se manter na competitividade no mercado. Implementando na sua empresa, você conseguirá análise para tomar ações mais assertivas e estratégicas. Não tenha medo de experimentar os diferentes tipos de benchmarking  e adaptá-los às necessidades da sua empresa.

Segundo uma combinação de pesquisas feitas por grupos como Aberdeen Group, Forrester Research, Sales Performance International e Sales Benchmark Index, com uma boa prospecção você pode:

  • Aumentar a taxa de conversão em até 50%
  • Reduzir o tempo da venda em 30%
  • Melhorar a imagem da marca em até 70%
  • Aumentar a fidelidade do cliente em até 65%

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