Como o engajamento nas redes sociais te ajuda a conquistar mais vendas

Sem categoria 08/03/2024
Um celular em pé com símbolos ao seu redor

O engajamento nas redes sociais faz, entre outras coisas, com que o conteúdo seja impulsionado e compartilhado por diversas pessoas. Isso abre oportunidades para que as empresas consigam compartilhar sua marca e ficar cada vez mais próximas de seus clientes.

E esse  engajamento ativo nessas redes se tornou uma chave para transformar seguidores em clientes. Para isso, é preciso seguir algumas técnicas visando formar laços com aqueles clientes em potencial que acabam de encontrar  sua marca. Confira neste texto algumas boas práticas que podem te ajudar nesse processo.

Qual o poder do engajamento nas redes sociais?

Homem sentando enquanto usa seu computador

Antes de tudo, você precisa entender o que significa engajamento. Não se trata apenas de curtidas, seguidores ou compartilhamentos. É sobre criar conexões reais com aqueles que acompanham a jornada da sua empresa no ambiente online. Quanto mais próximo você está deles, quanto mais interage, mais chances tem de aumentar a sua visibilidade , algo indispensável quando falamos em marketing digital. E os benefícios não acabam aqui. O poder do engajamento nas plataformas é essencial para desenvolver outros aspectos que contribuem para a construção do engajamento com a sua marca. São eles: 

Construção de comunidade

Quando a empresa começa a interagir com seus seguidores de forma genuína, isso gera um sentimento de pertencimento. E não estamos falando só de responder comentários nas redes sociais. O conceito de comunidade online vai muito além. Aqui, é importante pedir feedbacks sobre produtos e serviços, responder dúvidas e abrir um canal de relacionamento com seus clientes para, não só garantir engajamento, como também criar o sentimento de lealdade. 

É graças a esse sentimento que o público começa a fazer comentários e interações que proporcionam insights valiosos para melhorar seu conteúdo, produto ou serviço  

Maior visibilidade

Com o  conteúdo recebendo várias interações, as chances do algoritmo recomendá-lo para outras pessoas aumenta consideravelmente. Além de impulsionar a visibilidade da sua marca nas redes sociais, isso pode gerar mais compartilhamentos, dobrando o alcance fornecido  pelo algoritmo.

Credibilidade e confiança

Uma empresa que é ativa nas redes sociais e com um forte  engajamento com seus seguidores  acaba ganhando credibilidade e confiança, visto que essa atitude  transmite para outras pessoas  segurança e confiabilidade, já que a marca possui bom posicionamento nas redes e oferece um excelente  tratamento para  seus clientes.

Conversões e vendas

Ter bom relacionamento com os clientes é essencial e o engajamento nas redes sociais reforça isso, o que pode levar a um aumento nas taxas de conversão. Sem falar na probabilidade da sua empresa ser compartilhada e recomendada para outras pessoas, influenciando na decisão de compra de outros consumidores.

Aprendizado contínuo

Engajar constantemente com os seguidores permite que você tenha uma compreensão maior de suas preferências e comportamentos, o que ajuda a identificar oportunidades de inovar e trabalhar com novas propostas  e estratégias dentro da empresa.

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Quais as estratégias para aumentar o engajamento?

Sabendo dos principais benefícios que o bom engajamento pode trazer, chegou a hora de entender as estratégias que podem ser  aplicadas com o objetivo de impulsionar o seu relacionamento, melhorar a comunicação dentro das redes sociais e converter novos leads. Veja mais a seguir: :

Produção de conteúdo

Não existe engajamento sem conteúdo. Portanto entenda que a melhor forma de conseguir um número grande de interações é entregando algo que seja relevante, como informações  úteis para o seu público ou até evidenciando algum comentário ou feedback fornecido pelos próprios clientes.

A maneira como você entrega esse conteúdo também é importante, , por isso aproveite  os diversos formatos que as plataformas oferecem, e aposte em  imagens, vídeos, stories, infográficos. Não se esqueça de utilizar também as ferramentas de interação que as próprias plataformas de redes sociais oferecem, como caixa de perguntas ou enquetes no Instagram. 

Interatividade com o público

Para que sua empresa continue recebendo engajamento de forma constante, é necessário que exista uma interatividade com o seu público. Incentive-os a interagir por meio de comentários, compartilhamentos ou participações em enquetes.  Não se esqueça de respondê-los, isso mostra que a sua marca valoriza e está atenta a opinião dos seguidores.

Consistência das publicações

Saber atingir seu público da maneira certa é importante e com os conteúdos não é diferente. Saiba os momentos em que ele se encontra mais presente nas redes sociais, o que permite aumentar a visibilidade e interação. Além disso, mantenha suas redes ativas, publicando conteúdo sem parar, essa consistência permite sempre ter interação do público.Ter um cronograma pode ajudar nessa questão. 

Interação com outros conteúdos

Quando for relevante, você também  se engajar com conteúdos de parceiros, influenciadores ou seguidores. Dessa maneira,  conseguirá trabalhar com outras marcas e alcançar novos públicos, gerando ainda mais interação para a sua marca nas redes sociais.

Humanização da marca

Crie uma personalidade para o seu negócio nas redes sociais, usando um tom de comunicação  que ressoe com seus seguidores. Aproveite também para abrir as portas da sua empresa, apresentando os bastidores e membros da marca. Essas ações humanizam e criam pontos de identificação com o público.

Otimização de conteúdo

Cada plataforma possui suas peculiaridades, como o tipo de formato disponível e as formas de se comunicar com o público ali dentro. Entender essas as características ajuda na hora de adaptar seu conteúdo, com o objetivo de se adequar às expectativas dos usuários. Uma imagem para o Facebook pode não servir no Instagram por conta de seu tamanho, por exemplo.

Implementando essas estratégias de maneira consistente e ajustando-as conforme a resposta e o comportamento do público, é possível aumentar significativamente o engajamento nas redes sociais. Isso exige, no entanto, dedicação e flexibilidade para se adaptar às mudanças e às novas tendências que constantemente surgem nas plataformas digitais.

Como os anúncios pagos podem ajudar no engajamento?

Cartão de crédito

Os anúncios pagos também são ferramentas que auxiliam no engajamento nas redes sociais, impulsionando o alcance da sua marca. Ao investir nesse tipo de anúncio, você pode direcionar de forma estratégica o seu conteúdo, podendo segmentar seu público, escolhendo sexo, localização, interesses, idades, etc. Além disso, as plataformas oferecem métricas detalhadas que auxiliam na hora de avaliar o desempenho do seu anúncio, permitindo otimizar as estratégias de marketing em tempo real. 

Com essas opções oferecidas pelos anúncios pagos, as campanhas conseguem ser ainda mais eficazes em destacar a marca no meio da quantidade de informação que encontramos nas redes sociais. Ao promover seu conteúdo por meio  desses mecanismos, você pode atingir precisamente seu público-alvo e gerar maior engajamento com sua marca.

O papel importante das hashtags no engajamento

Uma hashtag

As hashtags se tornaram uma ferramenta que permite envolver o público mesmo quando as pessoas não conhecem  sua marca. Ao usar as mais relevantes e populares no momento em seus conteúdos, você se conecta com usuários que possuem interesse no determinado assunto, expandindo o alcance orgânico das suas publicações.

Por conta desse alcance, as hashtags também facilitam a participação em tendências e desafios virais, o que permite manter o seu negócio relevante e atualizado. Experimente incorporá-las estrategicamente em suas postagens para observar os resultados.

Finalizando…

Com a  alta popularidade  das redes sociais, ter uma presença digital  se tornou uma necessidade para as empresas que desejam  crescer no mercado. Essas plataformas possibilitam alcançar novos públicos e interagir com os mesmos, gerando altas chances de conversão. Saber qual o conteúdo certo para publicar e como aproveitar todos os recursos que cada plataforma possui, permite que sua empresa tenha sucesso em conquistar os usuários, tornando-os fiéis ao seu negócio e promotores  da marca. Aplique as estratégias apresentadas aqui no seu dia a dia e fique atento aos resultados, fazendo alterações caso necessário.

Para aumentar ainda mais as chances de converter novos usuários, confira nosso texto sobre Sales Engagement e personalize sua forma de interagir com os clientes.