O copywriting é uma técnica muito utilizada na elaboração de estratégias de marketing e é essencial para atingir resultados positivos na comunicação da empresa com seus clientes. Você sabe em qual contexto de surgimento dessa técnica e como ela pode ajudar nas vendas do seu negócio? É o que vamos te explicar no texto de hoje. Siga a leitura abaixo.
Estamos vivendo na Era da Informação, também conhecida como Era Digital ou Tecnológica. Esse período começou lá entre 1950 e 1970, com a popularização de itens como os computadores e fibra ótica, e seguimos dentro dele até hoje, porque as evoluções na área de tecnologia e da informação não param de chegar. Mas por que falar sobre isso?
Acontece que essas evoluções são responsáveis por alterar tudo o que vivemos enquanto sociedade. A forma como nos comunicamos, acessamos e disponibilizamos informações, nos relacionamos, escolhemos ou descartamos algo, nossos comportamentos, tudo tem relação, de alguma forma, com esse mundo ágil e informativo que estamos inseridos.
Essa evolução acontece tão rápido que, com pouca diferença de idade, você encontra diferentes gerações: uma que provavelmente nunca pegou ou vai pegar em uma enciclopédia ou dicionário e usa a nuvem como armazenamento, a dos seus pais que usavam disquetes e listas telefônicas, e seus avós que talvez nunca tenham visto ou usado computadores e celulares até a terceira idade.
Enxergar por essa perspectiva nos mostra que comunicar, informar e até mesmo vender, não é um processo imutável. Muito pelo contrário, ele precisa andar lado a lado com os avanços que fazemos como sociedade constantemente.
Dito isso, fica mais fácil explicar um pouco mais sobre o tema desse artigo. O copywriting é uma técnica de produção de texto com enfoque persuasivo, com objetivo direto – mas relativamente discreto – de gerar conversão. Ele visa induzir o leitor à uma tomada de decisão.
Fica com a gente, vamos te contar mais a respeito da importância dessa técnica para as suas vendas.
Primeiro, o que é copywriting?
O copywriting é a técnica usada em redações que possuem o objetivo de convencer alguém de realizar uma ação. Um texto que, mesmo informativo, é persuasivo e com poder de convencimento. Nele são incluídos gatilhos e estratégias específicas para atingir o público-alvo.
Esses gatilhos mentais são uma das tantas revoluções do mundo das vendas nas últimas décadas. Acontece que eles são ligados às nossas emoções e sentimentos. Quando um texto nos acessa a partir desse caminho, é mais fácil de gerar um aceite, a ação executada e, por fim, a venda.
O copywriting é uma estratégia de vendas e marketing justamente por conseguir acessar a mente do seu público-alvo. O termo não é novidade, há anos os jornalistas eram os responsáveis por essa técnica na área de anúncios dos jornais impressos. Agora, a metodologia foi incorporada no mundo publicitário e faz parte das atividades, geralmente, de quem já é próximo do mundo das redações.
Copywriting X Redação Publicitária X Marketing de Conteúdo
Como todos envolvem, de alguma forma, a criação de conteúdo, às vezes é fácil criar confusão entre eles. Entretanto, fica cada um no seu lugar e com a sua função. A única coisa que se pode dizer é que ambos têm objetivos de convencimento, seja direta ou indiretamente, a curto, médio ou longo prazo.
O copywriting, como já falamos, é a construção de um texto persuasivo. É exclusivamente a elaboração de algum tipo de redação com estratégias específicas para fisgar o seu cliente ideal, sua persona, possíveis interessados no seu produto ou serviço. O objetivo é imediato, cativar instantaneamente o seu leitor.
Já o marketing de conteúdo é um termo mais amplo, que abrange diversas técnicas para acessar e engajar seu público a médio e longo prazo. Essas estratégias visam principalmente a criação de valor para a sua marca, o reconhecimento de mercado e a criação de autoridade
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– Como gerar leads B2B de qualidade
– O que é Outbound Marketing e quais são as vantagens dessa técnica
– Vendas B2B: características, vantagens e desafios
Objetivos do copywriting
O principal objetivo dessa técnica é chamar imediatamente o leitor para a ação. Não é um tipo de conteúdo pensado a longo prazo.
Os próprios recursos empregados no texto visam essa ação imediata. Os gatilhos mentais são usados para instantaneamente acessarem o público e persuadirem este para a ação, seja algum tipo de cadastro, o fornecimento de informação ou até mesmo a compra de algum produto ou serviço.
No mundo das vendas, chamamos isso de CTA – Call To Action. Como a própria tradução mostra, é uma chamada para ação. É nesse momento que seu leitor, visitante ou prospect deve se tornar o lead, no momento que ele executa alguma ação proposta por você dentro do seu site, e-mail, anúncio ou qualquer outro canal.
Muitas vezes o site da sua empresa está recebendo um tráfego alto de pessoas, mas essas não realizam nenhuma ação, circulam rapidamente por alguma parte e finalizam a sessão sem executar nada. Isso pode acontecer porque a sua chamada para ação não está bem elaborada, mal exibida ou sequer existe. É imprescindível que exista alguma ferramenta, como algum botão ou link, para aquele possível cliente não sair sem deixar nada.