CRM de vendas: saiba as principais ferramentas

Vendas B2B 20/05/2022
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A organização dos leads, por vezes, pode ser uma grande dificuldade para a empresa, superando até a tarefa de prospecção. Muitos contatos entrando, um fluxo de atendimento intenso, vendedores em atendimento, reuniões, retornos para dar. Para isso, o CRM de vendas pode ser a melhor solução.

Com esse ritmo acelerado, como dar andamento aos contatos que vão chegando e ficando pela empresa? Para onde vai o cliente que tinha potencial mas não se tornou uma venda naquele momento? O CRM é uma das principais ferramentas para lidar com tudo isso e o melhor aliado no processo de bater as metas de vendas da sua empresa. 

Nesse artigo te contamos como essa plataforma de gestão pode mudar a rotina de vendas da sua empresa e quais são as ferramentas ideais para o seu negócio. 

O que é um sistema CRM?

O Customer Relationship Management ou como é conhecido no mercado, CRM, é uma plataforma de gestão de relacionamento, que armazena e analisa as informações dos contatos com os clientes de uma empresa.

Essa ferramenta auxilia os profissionais, tanto de atendimento, quanto vendas e marketing, na obtenção dos dados de cada cliente. Unindo todas as informações obtidas por cada um deles no mesmo lugar, o CRM permite a personalização e continuidade no atendimento, sem que o cliente precise sempre repetir informações, preferências, interesses, etc. 

Como o CRM pode aumentar as vendas da sua empresa?

Dados apresentados pela Salesforce mostram que o uso do CRM possibilita o aumento das vendas de uma empresa em até 37% e um aumento de 45% na satisfação do cliente.

Esses indicadores mostram que não apenas é possível vender mais com o uso da ferramenta de gestão de relacionamento, como também garantir um maior grau de satisfação com o cliente, o que consequentemente pode levar a um aumento no número de retenções da empresa e redução do churn

Mas você pode estar se perguntando como esse software consegue fazer tudo isso. E não tem problema, nós te explicamos. 

O uso da plataforma CRM permite a otimização dos processos que costumavam ocorrer de forma manual e lenta dentro das empresas. Guardar as informações de cada cliente é uma ação que pode se desenvolver em diversas atividades, tanto no contato pessoal durante os atendimentos quanto no planejamento de ações para reaproximar o cliente e esquentar aquele lead. 

Entender as necessidades do cliente e personalizar a sua experiência é uma das maiores demandas atuais de mercado, principalmente em empresas que adotam a cultura customer centric. Enquanto os consumidores estão esperando atendimento com diferencial e experiências que vão além de uma simples venda, fica à frente quem se prepara para isso e se mantém atualizado do que seu público-alvo gosta e espera receber enquanto consumidor. 

Por isso o software possibilita às empresas aumento no número de vendas e de satisfação do cliente, pela organização interna que garante atendimento de qualidade e diminui a quantidade de leads abandonados. 

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O CRM possui diversas utilidades para a otimização do dia a dia dos vendedores, SDRs e BDRs. Para entender melhor a sua funcionalidade, ele pode ser dividido em:

Operacional: foca nas operações do dia a dia e na automação de tarefas cotidianas, facilitando os trâmites que os colaboradores teriam que executar manualmente 

Colaborativo: é o responsável pelo armazenamento de informações, uma das funções de maior interesse no mercado para o desenvolvimento do relacionamento do cliente

Analítico: é considerado o mais estratégico, principalmente por avaliar métricas com as informações armazenadas dentro dele

Agora, entendendo melhor quais os tipos de CRM existentes, vamos apresentar alguns dos principais softwares de gestão de relacionamento dentro do mercado. 

– Ploomes

Ferramenta da maior empresa de CRM da América Latina, o Ploomes é ideal para vendas complexas.

Ele centraliza de forma eficiente e estruturada os dados do setor comercial. Com o Ploomes é possível visualizar o fluxo no seu funil de vendas desde a chegada do lead, até o envio do pedido e gestão da carteira.

A plataforma é extremamente personalizável, permitindo a configuração de mais de vinte tipos de campos.

Além disso, o Ploomes oferece a funcionalidade de CPQ, que é ideal para empresas que precisam configurar a precificação de suas vendas a partir de diversas variáveis. A ferramenta ainda permite criar propostas, orçamentos, contratos e outros documentos de forma ágil através de automação.

Teste gratuito por 14 dias e planos mensais a partir de R$195.

– Pipedrive

Uma das ferramentas de CRM mais conhecidas e utilizadas no mercado, o Pipedrive atende mais de 100.000 empresas em 179 países, incluindo o Brasil.

Um dos motivos de tanto sucesso é a facilidade na utilização, com uma plataforma de usabilidade intuitiva e atendendo a diversos perfis. Muito famoso entre as empresas com times menores, mas igualmente funcional para empresas maiores.

Entre um dos diferenciais está a sua construção de um funil de vendas que chega a apontar a probabilidade de uma nova venda. Além disso, a plataforma analisa métricas, permite consulta de histórico e personalização de análises. 

O sistema ainda emite lembretes, para que o colaborador lembre de fazer o acompanhamento dos leads e dos clientes, como follow up

A plataforma é paga e dividida em planos que vão de US$15 até US$99.

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– RD Station CRM

RD Station já era um nome conhecido dentro do mercado brasileiro nas soluções de marketing digital. A ferramenta de CRM veio para agregar funcionalidades e permitir a centralização de funções comerciais, com objetivo de centralizar tudo dentro de uma só plataforma. 

Uma das funções mais atrativas, principalmente para quem já era usuário do RD Station Marketing, é a integração entre as duas plataformas, permitindo que as informações e o histórico do lead sejam transferidos para o CRM. Esses dados podem ajudar no conhecimento em relação ao lead e também na construção de novas campanhas. 

Você encontra a plataforma em plano gratuito com acesso limitado e planos custando a partir de R$49.

– Nectar

O Nectar também é um CRM nacional e garante maior produtividade, acompanhamento do funil de vendas do começo ao fim, com previsibilidade dos processos, armazenamento de informações com fácil acesso, definição e acompanhamento de metas dos colaboradores e da empresa, além de emitir relatórios em tempo real.

A ferramenta tem plano gratuito, limitado a 500MB de espaço, além de planos pagos a partir de R$99 por usuário/mês.

– Piperun

Mais uma plataforma CRM brasileira, o Piperun busca proporcionar aos colaboradores e às empresas o aumento da produtividade dentro dos processos de vendas. 

O sistema possui funcionalidades como gravação de ligações dentro da plataforma, automação de atividades, agenda pública, gerador de propostas PDF, além de integrar com RD Station, Exact Sales, Ramper e outras ferramentas de vendas, facilitando assim a transição de informações entre as plataformas. 

O sistema não conta com um plano gratuito, mas oferece 14 dias de teste. Os planos são a partir de R$359,40 com três usuários.

– SugarCRM

Para quem quer o básico, automatizar alguns processos básicos e otimizar o dia a dia dos vendedores, o SugarCRM é uma ótima opção.

Na interface do site você já vai encontrar praticidade. Ele visa integrar e facilitar o trabalho das equipes que atuam com cliente, como prospecção, marketing e vendas. Armazenando informações e deixando-as disponíveis para todos.

Ele possui uma versão gratuita e oferece versão de teste grátis. Os planos pagos são a partir de US$40.

– HubSpot

A plataforma de CRM de uma das marcas mais conhecidas do mundo na área de marketing digital e ainda é 100% gratuita. O HubSpot CRM agrega todas as funções que seriam de responsabilidade dos vendedores cotidianamente. 

Facilita a organização, o controle e o crescimento do pipeline. Todas as interações são controladas e apresentadas em um painel de fácil visualização. Assim, é possível registrar todas as atividades e acompanhar as informações de um lead em um só lugar. 

– Agendor

Mais um CRM brasileiro, a plataforma é pensada para aprimorar todo o processo de venda e do setor comercial como um todo.

Com armazenamento de informações e lembretes de contato, o Agendor permite uma verdadeira gestão de relacionamento com o cliente. Entre as suas funcionalidades você vai encontrar a centralização do cadastro de clientes, a geração de relatórios, a segmentação dos seus contatos com filtros, a possibilidade de exportar contatos para enviar conteúdos por mala direta, o acompanhamento do seu funil de vendas e ainda outras ações. 

A plataforma é gratuita para até 2 usuários com algumas limitações e também possui o plano com valor de R$39 mensal por usuário. 

– Moskit

Um CRM de otimização e aumento de produtividade, o Moskit é voltado para empresas que querem otimizar suas atividades e aumentar seus resultados. 

Nele você pode gerar relatórios de negócios, agendar atividades, verificar a timeline dos seus negócios, gerar relatórios referentes aos processos de vendas, como histórico, vendas por período, produtividade da equipe, entre outros. 

É possível fazer o teste de forma gratuita e os planos pagos são no valor de R$59 e R$69.

Conclusão

Se você está buscando maior agilidade dentro dos seus processos de vendas, encontrar formas que seus vendedores estejam focados em vender sem se perder dentro das suas próprias informações, sem contar com bloquinhos de anotações espalhados pela mesa e acabar de vez com os clientes perdidos no seu caminho, o ideal é aderir a um CRM de vendas o quanto antes para a sua empresa. 

Mesmo que seu time trabalhe com qualidade, os processos repetitivos desenvolvidos por ação humana inevitavelmente estão tirando tempo que poderia ser dedicado para atividades de vendas, que iriam gerar mais receita para a sua empresa. 

Se você chegou até aqui e encontrou essa necessidade, além de ter entendido qual a importância dos software de CRM, esperamos que as dicas de plataforma apresentadas nesse texto ajudem a encontrar o sistema ideal para a sua empresa.

Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, otimizar os processos internos só vai melhorar ainda mais a qualidade de atendimento e vendas da sua equipe.