Cultura do cancelamento: o impacto que pode afetar seu negócio

Gestão 10/01/2024
Pessoas reunidas segurando cartazes e bandeiras

As redes sociais se tornaram aliadas das empresas, permitindo alcançar o público com criação de conteúdos, campanhas, etc. Apesar de todos os benefícios, é preciso ficar atento, pois um único deslize pode resultar em consequências como a cultura do cancelamento.

Segundo uma pesquisa da Pew Research Center, 40% dos usuários de redes sociais admitiram ter bloqueado ou deixado de seguir alguém devido a comportamentos ou opiniões ofensivas. Neste contexto, entender a cultura do cancelamento não é apenas uma questão de reputação, mas uma estratégia crucial para a sobrevivência do seu negócio.

Neste artigo, vamos analisar táticas eficazes para diminuir e evitar os impactos da cultura do cancelamento e proteger sua marca. Se você deseja estar preparado para enfrentar essa realidade e sair à frente, continue lendo para descobrir como transformar potenciais crises em oportunidades.

O que é a cultura do cancelamento?

Tela de um computador ligada com o desenho de um cadeado

A cultura do cancelamento é um fenômeno que acontece dentro das redes sociais e impacta a vida de muitas pessoas. Ela se refere à prática de boicotar ou retirar apoio público a pessoas ou empresas após atitudes consideradas inaceitáveis aos olhos de um grupo de pessoas. Basta um deslize para que a imagem de uma empresa (ou de alguém!) seja severamente prejudicada.

O que faz com que esse movimento aconteça? A cultura do cancelamento reflete uma demanda crescente por responsabilidade e ética. As pessoas, agora, mais conectadas do que nunca, usam suas vozes para exigir mudanças e promover justiça social. Ao responsabilizar figuras públicas, há uma pressão para que comportamentos tóxicos sejam revistos e corrigidos.

Há quem diga que a cultura do cancelamento promove um ambiente de julgamento, sem espaço para diálogo ou compreensão. Além disso, a permanência desses cancelamentos online pode afetar reputações ao longo prazo, mesmo após correções de curso serem feitas.

Qual o impacto no seu negócio?

O impacto pode ser tremendo quando se trata da cultura do cancelamento. Este movimento tem o poder de afetar a percepção pública de sua marca. Em um piscar de olhos, toda a construção e reputação da marca podem ser afetadas por alguma ação ou campanha mal concebida. A velocidade com que a informação se espalha nas redes sociais significa que as empresas precisam estar atentas e responder rapidamente a qualquer sinal de controvérsia.

Como evitar a cultura do cancelamento?

Uma pessoa correndo em um caminhop no meio das árvores

Nas empresas, esse cancelamento pode se manifestar com repercussões significativas como boicotes de consumidores, críticas nas redes sociais e perda de colaboradores valiosos. Para evitar que a cultura do cancelamento afete negativamente sua organização, considere as seguintes estratégias:

Promova uma cultura positiva

É importante encorajar uma comunicação franca e transparente entre os colaboradores e a liderança. Isso demonstrará respeito e valorização de diversas perspectivas.

Criar uma cultura de aprendizagem também é importante. Realizar treinamentos regulares em diversidade, equidade e inclusão aumentam a sensibilidade cultural.

Outro ponto essencial para uma cultura positiva é ter políticas claras de conduta e diretrizes para todos. Dessa forma, os colaboradores saberão o que é comportamento aceitável e o que não é.

Seja responsável e solucione conflitos

Crie um canal seguro e anônimo para que os colaboradores possam relatar comportamentos inadequados sem a preocupação  de se expor.

Lembre-se que é necessário ter empatia para tratar as queixas e conflitos.

Avalie os riscos

Realize análises regulares sobre como as ações da empresa podem ser percebidas pelo público e qual o impacto potencial na reputação. Prepare-se para possíveis crises, crie um plano de comunicação e ações para serem implementadas caso necessário.

Tenha uma comunicação efetiva

Estar presente nas mídias sociais permite construir uma comunicação positiva com o objetivo de ter agilidade em responder quaisquer críticas ou desinformações.

Aprenda com os erros

Erros acontecem, o importante é reconhecê-los e utilizá-los como uma oportunidade para aprender e melhorar. Compartilhe os aprendizados internamente e externamente.

Ao adotar estas estratégias, sua empresa pode construir uma cultura forte e proativa, diminuindo os riscos associados à cultura do cancelamento.

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Como gerenciar uma crise nas mídias sociais?

Homem sentado em uma sala cheia de controles

Gerenciar crises nas redes sociais é um desafio que pode surgir quando menos esperamos. A cultura do cancelamento apenas intensifica a velocidade e o impacto dessas situações. Mas, como gerenciar a crise?

Ouça atentamente

Saber ouvir atentamente o que está sendo dito é essencial para compreender a natureza exata das reclamações, isso permitirá criar ações adequadas para lidar com as possíveis crises.

Mantenha a calma

Respire fundo e faça um plano de ação, incluindo o monitoramento constante nas redes sociais, e a identificação de potenciais problemas. Isso permitirá agir de uma forma mais consistente, aumentando as chances de contornar a questão.

Seja ágil

Demorar para agir faz com que a situação se espalhe ainda mais ou até  piore. Respostas rápidas e transparentes podem evitar contratempos e impedir que a crise se torne maior do que já é.

Sempre analise o que deu certo e o que deu errado, isso ajuda a melhorar os processos para o futuro. E lembre-se: em tempos onde a cultura do cancelamento existe, a empatia e o respeito devem ser a base de qualquer estratégia de gerenciamento nas redes sociais. Afinal, construir uma imagem positiva vai além de vender um produto ou serviço.

Evitando o cancelamento…

À medida que ficamos  cada vez mais presentes nas mídias sociais, as chances de ocorrer um cancelamento sempre existirão. Isso nos mostra o quão vital é estar preparado com estratégias de prevenção e gerenciamento de crises. 

Discutimos como um entendimento aprofundado desse fenômeno social pode ser a diferença para manter a reputação da sua empresa..

Lembre-se: cada crise carrega a possibilidade de aprender e agir de forma diferente.

Não deixe para amanhã a segurança da sua marca.  Coloque em prática tudo o que foi falado aqui para diminuir as chances de acontecer alguma crise. Prevenir é sempre melhor do que remediar.