Descubra como criar um podcast e melhorar os resultados da sua empresa

Marketing 21/07/2023
Fone de ouvido pendurado no microfone com um imac ao fundo

Você já pensou em criar um podcast para a sua empresa e apostar nesse formato? Se ainda não, é hora de descobrir como essa ferramenta pode impulsionar os resultados do seu negócio.

Neste post, vamos explicar como criar um podcast e compartilhar dicas valiosas para melhorar a visibilidade da sua marca. 

Com a popularidade crescente dos podcasts, trabalhar com este formato se tornou oportunidade única para se destacar e alcançar um público cada vez mais engajado. 

Por que criar um podcast para a sua empresa?

uma mesa com um microfone preto, xícara e monitor de computador

Trabalhar com esse formato pode ser a solução ideal se você está procurando  uma maneira eficaz de promover sua empresa e se conectar com seu público-alvo.

Ao criar um podcast para sua empresa, você pode compartilhar seu conhecimento e expertise enquanto estabelece sua marca como uma autoridade em seu setor.

Também podemos citar outras vantagens e benefícios:

  • Oportunidade de envolver seu público de uma maneira mais pessoal e íntima;
  • Os ouvintes têm a liberdade de escolher quando e onde ouvir seus episódios possibilitando alcançar pessoas em momentos de lazer, como no trânsito ou durante exercícios físicos;
  • Ajuda a construir relacionamentos duradouros com seus clientes;
  • Compartilhar sua expertise e conhecimento com seu público de forma mais envolvente;
  • Aumentar sua visibilidade online e atrair novos clientes em potencial.

Passo a passo para criar o seu próprio podcast

Uma pessoa segurando o celular na mesa enquanto escreve em um caderno

Se você está pensando em embarcar nessa jornada, aqui está um passo a passo para ajudá-lo a começar. 

Defina seus objetivos:

  • Identifique qual o objetivo: como aumentar a conscientização da marca, gerar leads, fortalecer o relacionamento com os clientes, etc;
  • Defina o público-alvo e como adaptar o conteúdo do podcast para atender às suas necessidades.

Planejamento e estratégia:

Uma pessoa escrevendo em um papel com caneta elaborando um planejamento
  • Pesquisa de mercado para identificar tópicos e formatos relevantes para o seu público;
  • Estabelecimento de um calendário de lançamento consistente e definição da duração e frequência dos episódios;
  • Criação de uma estrutura de conteúdo, incluindo introdução, segmentos recorrentes, chamadas à ação, etc.

Escolha de formato e equipamentos:

  • Exploração dos diferentes formatos de podcast, como entrevistas, monólogos, painéis de discussão, etc;
  • Escolha o equipamento necessário, desde microfones e fones de ouvido até softwares de gravação e edição de áudio.

Gravação e produção do podcast:

sinal de neon aberto vermelho e branco
  • Configure um ambiente de gravação adequado;
  • Realize testes para ter certeza que tudo está funcionando como o esperado;
  • Faça uma boa edição de áudio, adicionando efeitos sonoros e música de fundo para criar uma experiência auditiva envolvente.

Divulgação:

  • Utilize suas redes sociais e outras plataformas relevantes para compartilhar o podcast.

Passo a passo para publicar seu podcast

máquina de escrever verde e preta com papel de impressora branco

Agora que você já sabe como criar um podcast, chegou a hora de aprender a publicar ele no Spotify e outras plataformas de áudio.

1 – Acesse o site do Spotify e crie sua conta

O primeiro passo é criar uma conta no Spotify Podcasters. Basta clicar aqui e se inscrever colocando as informações necessárias.

Como criar um podcast 1

2 – Escolha uma das opções abaixo. Aqui iremos seguir a opções de criar um podcast.

Foto Como fazer um podcast 2

3-  Com a conta criada, o próximo passo é subir o arquivo de áudio ou vídeo na plataforma clicando no botão “Novo episódio”. Você também pode gravar seu podcast por aqui (até 30 min).

Foto Como criar um podcast 3
Foto Como criar um podcast 4

4 – Com o arquivo upado na plataforma chegou a hora de colocar os detalhes de seu episódio e publicá-lo clicando no botão “publicar agora”.

Foto Como criar um podcast -

5 – Após colocar as informações e clicar em publicar, seu episódio estará na aba “episódios”. Ali você terá uma lista de todos que já foram publicados, podendo editar suas informações ao clicar nos três pontinhos.

Foto Como criar um podcast 6

Com a etapa 4 finalizada seu episódio estará disponível no Spotify. Caso ele não apareça após publicar, basta esperar alguns minutos.

Equipamentos necessários para gravar um podcast de qualidade

macro fotografia de condensador de microfone de estúdio prata e preto

Antes de escolher os equipamentos, é importante pensar qual a estrutura que você terá. Seu podcast será em estúdio ou online?

Praticamente todos os equipamentos servirão para as duas modalidades de gravação. São eles:

 

  • Microfone: existem várias opções no mercado, mas opte por um modelo condensador se você estiver em um ambiente controlado, ou um microfone dinâmico se estiver em um local com ruídos externos.
  • Braço articulado: dependendo de como for seu espaço, um suporte de mesa ou braço articulado para microfone ajudará a manter uma posição estável durante a gravação.
Um homem em pé colocando um fone de ouvido na frente de um computador na mesa
  • Mixer ou interface de áudio: essa ferramenta é recomendada para ajustar os níveis de volume e garantir uma gravação balanceada.
  • Isolamento acústico: considere investir em um isolamento acústico para evitar reflexões indesejadas e melhorar a qualidade do som. Você pode utilizar materiais como espumas acústicas nas paredes do seu estúdio caseiro ou até mesmo montar uma cabine de gravação.

 

Como promover o seu podcast e aumentar sua visibilidade

Linhas de reprodução

Existem várias estratégias que você pode adotar para aumentar a visibilidade do seu podcast e atrair mais ouvintes, afinal, não adianta ter um conteúdo incrível se ninguém sabe que ele existe.

  • Utilize as redes sociais a seu favor: 

Crie perfis nas principais plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras e compartilhe regularmente episódios, teasers e bastidores do seu podcast.

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  • Faça parcerias com outros podcasts ou influenciadores:

Participe de programas de outros podcasters ou convide-os para participar do seu.  Essas parcerias ajudam a aumentar a exposição do seu podcast para uma nova audiência.

  • Conheça seu público-alvo:

É importante conhecer o seu público-alvo e entender quais são os temas que mais despertam o interesse deles.

Isso permitirá que você crie conteúdo relevante e direcionado, aumentando as chances de conquistar a atenção do seu público. 

Uma flecha focada que atingiu o meio de um alvo
  • Invista em uma boa qualidade de áudio:

Nada afasta mais os ouvintes do que um podcast com ruídos ou áudio ruim.

Procure por softwares e equipamentos que possam auxiliar na melhoria sonora dos seus episódios.

  • Não se esqueça da interação:

Não deixe de interagir com sua audiência.Incentive os ouvintes a enviar perguntas e comentários, e dedique um tempo para responder a eles no próprio podcast. 

Essa interação cria uma sensação de proximidade e faz com que os ouvintes se sintam parte da comunidade do seu podcast.

Um celular em cima da mesa com um fone de ouvido em volta, imagem do aplicativo google play

Conclusão

Criar um podcast é uma estratégia inteligente e eficaz para impulsionar os resultados do seu negócio. 

Ao investir nesse tipo de conteúdo, você tem a oportunidade de alcançar um público cada vez mais engajado e construir uma conexão mais forte com seus clientes.

Através do passo a passo que compartilhamos neste blog post, você aprendeu como escolher o tema ideal, produzir conteúdo relevante e promover o seu podcast nas principais plataformas de streaming. 

Compartilhe conhecimento, conte histórias interessantes e cative sua audiência através desse formato. 

Lembre-se sempre de promover seu podcast nas redes sociais, plataformas de streaming e outras estratégias eficazes para aumentar sua visibilidade. 

E não se esqueça: mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado de podcasts para continuar inovando e se destacando da concorrência.