Descubra como resolver a inadimplência e não perder dinheiro

Gestão 19/04/2023
Mulher em uma sala com um notebook e uma calculadora

Para que uma empresa possa funcionar ela precisa ter pessoas especialistas em cada área, processos bem estruturados e estratégias montadas com cuidado. Além disso, é necessário que exista verba para manter tudo funcionando, mas e quando a principal fonte deixa de pagar o que deve? Confira sobre o que é a inadimplência e possíveis meios de como resolvê-la.

O que é inadimplência?

Quando um cliente não realiza o pagamento no dia estipulado, ele se torna um cliente inadimplente, pois não pagou o que deveria mesmo recebendo uma cobrança ou notificação de vencimento.

Além de ser um ponto negativo ficar cobrando e não receber o que foi acordado, a inadimplência pode afetar de forma negativa a saúde financeira da empresa, principalmente se depender de pagamentos pontuais para manter todos os seus processos.

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É importante estar sempre de olho nos níveis de inadimplência que a empresa possui, dessa forma será possível tomar medidas que irão evitar um problema maior. Envie lembretes, estabeleça prazos mais curtos, ofereça descontos para pagamentos antecipados e por aí vai.

Como agir com um cliente inadimplente?

Casos de inadimplência podem ser delicados, portanto a primeira coisa a se fazer é tentar entender os motivos que levaram o cliente a não realizar o pagamento na data que foi estabelecida. Questões financeiras, problemas pessoais ou uma simples distração podem ser os motivos pela falta de pagamento.

Sabendo o motivo, o próximo passo é tentar encontrar uma solução que seja boa tanto para o cliente, quanto para a empresa. Esse procedimento envolve várias opções, como um novo prazo de pagamento, uma renegociação do valor devido, ou até mesmo medidas mais drásticas, como acionar um advogado ou serviço de cobrança dependendo da situação.

É preciso manter um diálogo claro e transparente, mostrando as consequências da inadimplência e que a empresa está disposta a ajudar a resolver o problema da melhor forma possível. Isso contribui num relacionamento saudável e duradouro entre empresa e cliente.

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Como evitar casos de inadimplência?

É possível tomar algumas medidas para evitar casos de inadimplência, confira:

  • Política clara de cobrança: informar aos clientes os prazos, juros e multas em caso de atraso no pagamento.
  • Formas de pagamento: oferecer mais de uma ou duas opções de pagamento, facilitando e reduzindo as chances de atrasos. É possível optar as cobranças por boleto, cartão de crédito, débito automático, entre outras.
  • Avaliação de crédito: fazendo uma avaliação rigorosa da capacidade de pagamento do cliente é uma boa forma de evitar a inadimplência, juntamente com a análise do histórico financeiro e score de crédito.
  • Acompanhamento constante: ficar de olho nos pagamentos realizados pelo cliente faz com que fique mais fácil identificar possíveis atrasos, facilitando tomar medidas imediatas para solucionar o problema.
  • Comunicação: manter uma comunicação eficaz com os clientes permite diminuir os riscos, as opções são o envio de lembretes, notificações de vencimento e um canal aberto para esclarecer dúvidas e resolver problemas que podem surgir.

Conclusão

Casos de inadimplência podem surgir a qualquer momento, apesar de parecer complicado de resolver, as medidas citadas neste texto podem fazer diferença e ajudar empresas a resolverem seus problemas sem afetar o relacionamento com os clientes. Claro que em situações específicas pode ocorrer medidas mais drásticas, basta avaliar, pois cada caso é diferente.