E-mail de vendas: como criar uma cadência que converte

Marketing 08/03/2024
Um notebook ligado com símbolo de e-mail na tela

Pode parecer ultrapassado, mas os e-mails ainda possuem seu lugar quando o assunto são vendas. Mesmo pensando que as pessoas não abrem mais suas caixas de mensagem, os dados ainda mostram que grande parte dos consumidores escolhe esse meio de comunicação. Segundo um estudo feito pela Market Sherpa, 72% das pessoas escolhem o e-mail como o principal meio para receber conteúdo das marcas. Além disso, 99% dos usuários checam suas caixas de endereço eletrônico diariamente. Então sim, o e-mail é uma ferramenta que pode ser usada para se aproximar do público e convertê-lo em cliente.

Mas, existe uma maneira certa de fazer isso? Falar da sua oferta, produto ou serviço de qualquer maneira, com certeza,  não é a melhor forma. Você precisa mostrar que está ali para resolver o problema do lead e não forçá-lo a comprar o que é oferecido pela sua empresa. O objetivo deste texto é ajudá-lo a entender a melhor maneira de criar essa cadência, oferecendo conteúdo de valor para os possíveis clientes. Continue lendo!

Fundamentos do e-mail de vendas

Símbolo de e-mail

A construção de um e-mail eficaz exige atenção aos  detalhes, afinal, eles fazem a diferença. Saber quem é o seu público-alvo, o que eles precisam e qual o tom de voz correto para se comunicar faz parte do processo para se criar uma estratégia de vendas, além de permitir uma comunicação mais personalizada desde o primeiro contato até o final da jornada.

Para deixar o e-mail personalizado, é preciso ter um início impactante para que possa captar a atenção do leitor desde a primeira linha. Perguntas ou afirmações ousadas são formas  para manter ele focado no conteúdo. No restante do e-mail, passe as informações de forma clara e concisa para evitar que o leitor fique com dúvidas.

Após passar essas informações, a finalização deve conter um CTA (Call to Action em inglês, ou uma chamada para ação em português) seja para mandar uma resposta, se inscrever em algo ou realizar uma compra. Este é o momento perfeito para usar algum gatilho mental, como o de urgência, por exemplo. Lembre-se que um ótimo CTA pode ser o diferencial que leva a uma conversão.

Estruturando um e-mail de vendas

Homem sentado usando um computador

A organização e o planejamento são  importantíssimos, portanto, ao estruturar sua cadência de e-mails não se esqueça dessas duas palavras.  Cada e-mail precisa ser personalizado e isso não significa alterar apenas o nome do destinatário e enviar um conteúdo que serviu para outro e-mail. Entregue algo relevante e que faça sentido, abordando as necessidades específicas de cada lead.

Além dessa personalização, é importante definir uma frequência que seja ideal, evitando uma cadência muito alta ou baixa de envio. Encontre um equilíbrio para não ser invasivo e, ao mesmo tempo, manter o seu público engajado. Não se esqueça de fazer também os famosos testes A/B para ajustar sua abordagem com base em dados reais.

A importância do tempo certo (ou timing) no envio de e-mails

Homem sentado olhando para um relógio

Acertar o timing no envio de e-mail pode ser o divisor entre uma campanha bem-sucedida e uma que passa despercebida. E quando o assunto são vendas, isso não é diferente! Com caixas de entrada sempre cheias, fazer com que sua mensagem se destaque é essencial. A importância de escolher o momento certo de envio entra aqui: analisar qual o melhor dia da semana e horário.

Realizar testes A/B com horários variados pode ajudá-lo a entender quando seus destinatários estão mais dispostos a abrir e a interagir com suas mensagens. Além disso, respeitar o fuso horário do seu público é importante. Não adianta enviar um e-mail em um horário conveniente para você se ele chega no meio da noite para quem o recebe.

Por fim, aproveitar datas comemorativas e momentos específicos do ano pode potencializar suas chances de vendas. Campanhas temáticas ou promoções alinhadas a esses períodos têm maior chance de atrair atenção. A Black Friday, por exemplo, se enquadra em uma campanha temática na qual o comércio Brasileiro já faturou $ 3,2 bilhões em 2019, segundo a Ebit|Nielsen. A chave é manter a consistência. Enviar mensagens regularmente, sem exageros, mantém sua marca na mente dos consumidores, aumentando as chances de sucesso nas vendas por e-mail.

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Personalizando um e-mail de vendas

Uma mulher escrevendo no papel enquanto está sentada

Personalizar seus e-mails pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia.Se esquecer de personalizar o conteúdo ou fazer envios sem se importar com o momento em que o destinatário vai receber o conteúdo faz com que as suas chances de sucesso diminuam cada vez mais. É importante adaptar sua mensagem para diferentes públicos, dessa maneira você aumenta as possibilidades de criar uma conexão genuína. Isso significa entender não apenas quem é seu público, mas também suas necessidades e preferências. Um e-mail de vendas bem personalizado não se parece com um anúncio genérico, ele ressoa com o destinatário, mostrando que você conhece e valoriza suas preocupações específicas.

E como fazer isso? Primeiro, segmente sua lista de contatos. Isso pode ser baseado em critérios como idade, localização, histórico de compras ou até mesmo comportamento de navegação. Essa segmentação permite que você elabore mensagens que falam diretamente com cada grupo de forma relevante.Por exemplo, os jovens podem receber melhor uma uma linguagem informal e ofertas de produtos inovadores. O público mais velho, por outro lado, pode preferir detalhes técnicos e informações sobre eficiência do produto.

Ao personalizar seu e-mail de vendas, não se esqueça da importância do assunto. Ele precisa ser cativante e relevante para o destinatário. Dentro do corpo do e-mail, use uma linguagem que reflita não apenas quem é seu público, mas também como sua oferta se encaixa perfeitamente em suas vidas ou resolve um problema que enfrentam. Ao adotar essa abordagem personalizada, você transforma um simples e-mail em uma ferramenta para construir relacionamentos e impulsionar vendas.

Concluindo…

Uma comunicação concisa e personalizada faz toda a diferença na busca por novos clientes. Cada pessoa é única e gosta de se sentir acolhida e importante. Aproveitar isso para criar uma cadência de e-mail de vendas permite alcançar seu público de uma maneira diferente e inesperada, evitando que o seu e-mail seja mais um conteúdo na caixa de mensagens dos destinatários.

Utilize essas estratégias para montar uma comunicação eficiente, mostrando a qualidade e a possibilidade que seu produto possui em resolver os problemas que os seus clientes possuem. Lembre-se de olhar os resultados e fazer alterações caso necessário. Dessa forma, você estará sempre melhorando sua estratégia.