Email marketing: Saiba como adotar em sua estratégia de prospecção

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O email marketing é uma das estratégias de contato e relacionamento com cliente mais antigas quando falamos de marketing, prospecção e vendas. Até hoje, a técnica permanece viva, se adaptando e trazendo resultados para as empresas. Nesse artigo nós vamos te apresentar algumas funcionalidades do email marketing e como ele pode ser importante para as suas estratégias.

Se por algum momento você chegou a acreditar que o email marketing estava em desuso ou perdeu o seu valor comercial, pode abandonar essa ideia em definitivo e agarrar a estratégia com unhas e dentes. 

Um dos principais canais de comunicação a longo prazo, para mandar informações mais relevantes e que necessitam de maior atenção, para enviar ofertas especiais, para manter os clientes fiéis atualizados, entre outras funcionalidades, o email marketing pode fazer parte da rotina da empresa das mais variadas formas.

Não à toa, Aaron Ross – quando criou a estratégia de cold call 2.0 – pensou justamente nesse canal como principal ferramenta de prospecção ativa. 

Se você quer conhecer mais das ferramentas e usabilidades do email marketing e como ele é útil para sua empresa, é só permanecer com a gente. Nas linhas a seguir vamos te explicar o que é e como funciona o email marketing, quais suas principais funcionalidades conhecidas hoje no mercado e usar a ferramenta em suas estratégias de prospecção. 

O que é e como funciona o email marketing

Para explicar desde o começo, email marketing é a estratégia de envios de emails com conteúdos de marketing, também vendas, comercial e outras áreas, com objetivo de prospectar, conquistar, reter, fidelizar e até mesmo resgatar clientes. 

Um dos pontos de valor do email marketing é permitir que o cliente acesse o cliente apenas quando tiver disponibilidade e interesse. Justamente por isso, vale frisar, é preciso pensar em conteúdos que atraiam atenção do seu público e gerem impacto no momento de acessar o email. Seja por meio de imagens ou de textos bem produzidos, com os gatilhos corretos para cada perfil de consumidor da sua empresa. Iremos abordar mais sobre isso lá na frente. 

O email marketing é enviado principalmente por ferramentas de disparo, que permitem a personalização do conteúdo, a ativação de botões e links, o acompanhamento das métricas de recebimento e abertura do material. Alguns deles sinalizam até mesmo quanto tempo o receptor ficou com email aberto. 

Todas essas funções são valiosas no momento de planejar ações para o seu público. Seja de vendas, de promoção para clientes já fidelizados ou qualquer outro planejamento. 

E qual a importância do email marketing para uma empresa?

O mercado atual está completamente imerso no meio digital. A maioria das técnicas de prospecção estão ligadas de algum modo às tecnologias de mercado.

Quando o email marketing nasceu e fez sucesso, a situação era diferente, mas o email era uma ferramenta nova e que gerava muita atração. 

Hoje, por outro lado, a situação mudou para o avesso. O email virou algo básico e praticamente todos precisam ter um para estarem conectados. É justamente aí que o email marketing continua sendo uma estratégia requisitada e de sucesso. 

Através dele é possível distribuir conteúdo, nos mais diversos formatos, e estabelecer um canal de comunicação com clientes. 

Vamos ver algumas das principais atribuições do email marketing:

  • Conteúdo rico e personalizado

O email marketing é uma das ferramentas que mais vai lhe permitir detalhar as informações sobre o seu contato. Dependendo do objetivo, é possível dar mais ou menos informações, personalizar o contato de forma a parecer individualizado e próximo, em vez de automatizado e maçante.

Além do uso de texto e/ou imagens, você também pode ativar recursos para gerar interação com seu público e chamá-lo para ação.

  • Email é um canal universal

As redes sociais estão cada vez mais em alta, mas não são só elas que têm ganhado relevância. 

Um estudo de 2021 apontou que os profissionais de marketing participantes notaram aumento no engajamento de email significativo no decorrer do ano. 

Para acessar uma rede social, fazer um cadastro, usar um aplicativo, praticamente tudo solicita o uso de um email atualmente. Logo, por que não optar por um canal onde a maioria das pessoas está presente?

  • Fidelização de clientes

Por ser um canal que possibilita a recorrência do contato e um em que o próprio cliente opta por receber ou continuar recebendo o conteúdo, o email marketing é uma excelente estratégia de fidelização. 

O contato frequente com cliente, o envio de informações, promoções e ações de marketing em geral, segmentadas para o público que já comprou com o cliente, pode gerar essa aproximação, intensificar o relacionamento e acabar na fidelização daquele contato.

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  • Aumento de vendas 

O email marketing também acaba por aumentar as vendas da sua empresa. Quando você se faz muito presente na rotina dos seus clientes, eles passam a considerar a sua marca como uma referência, um contato próximo, e sempre vão lembrar de você na hora de comprar algo que sua empresa venda. 

A lista desses emails é formada por pessoas que estão justamente querendo saber sobre você. Basta comunicar da maneira correta e as vendas naturalmente irão acontecer. 

  • Maior credibilidade e autoridade

A construção gradativa do relacionamento vai ajudar na credibilidade da marca junto aos seus clientes.

O envio contínuo de informações e materiais vai permitir que seus clientes conheçam seu negócio melhor, entendam como funciona sua marca e seus produtos. Tudo isso aumenta a credibilidade da sua organização junto a esse público.

Em paralelo, materiais que demonstrem o quanto a sua marca está realmente envolvida no assunto, como artigos, ebooks, etc, vão ajudar na construção da autoridade da sua marca. Você vai se tornar referência no assunto para todo o público que recebe o seu conteúdo. 

  • Maior relacionamento com cliente

Um dos maiores benefícios do email marketing é a construção do relacionamento com cliente. 

A via ainda pode ser de mão dupla. Enquanto você informa ao seu consumidor o que está acontecendo dentro da sua empresa, pode solicitar também feedbacks, tanto da experiência que ele viveu na compra quanto dos materiais que ele tem recebido.

  • Baixo Custo

O custo de manutenção das plataformas de disparo de email marketing são baixas, permitindo que você tenha todos os benefícios citados acima com um preço acessível. 

Se comparado com outras mídias, on ou offline, o preço se torna mínimo, se tornando um excelente custo-benefício. 

  • Técnicas de prospecção com email marketing

O email marketing de prospecção vai entrar em contato com o público que em algum momento começou a se relacionar com a sua marca e forneceu os dados necessários para o início dessa troca. 

Muitas vezes essas informações são fornecidas em troca de algo oferecido pela empresa, como um ebook, um template, uma planilha, algum curso, webinário ou intensivão. 

Essas pessoas demonstraram interesse no seu material e no que você tem para oferecer e podem ser os próximos clientes da sua empresa. Veja a seguir algumas estratégias de prospecção através do email marketing. 

Veja também artigos:

Copywriting: como melhorar a conversão dos seus e-mails

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Geração de leads: dicas práticas para empresas B2B

  • Copy – Copywriting para emails

Comumente chamada de copy, os emails marketing construídos com técnicas de copywriting são pensados e formulados para atrair a atenção total do cliente, principalmente com uso de gatilhos mentais, com o objetivo de chamar esse consumidor para ação indicada pelo conteúdo. 

Ele pode ser um email de vendas, de pós-venda, pode ser alguma etapa dentro do funil, o importante é trabalhar a escrita do conteúdo de modo a atingir o leitor em cheio, para que ele não se desligue do conteúdo sem realizar o que foi solicitado. 

As copys geralmente usam linguagem direta e urgente, objetiva, clara e interativa. São feitas para soar como uma conversa, onde o consumidor está ‘ouvindo’ o que está sendo lido. 

Elas são, atualmente, uma das principais ferramentas de vendas e prospecção de clientes. 

  • Emails de apresentação

Um email como o nome descreve, de apresentação, para que o consumidor conheça sua empresa, o que ela faz, o que tem para oferecer e quais soluções ela tem disponível no mercado. 

Pode ser enviado tanto para seus leads iniciais quanto em casos de prospecção ativa, principalmente B2B, onde o vendedor procurou informações sobre a empresa e encontrou o contato no site ou algum outro canal. 

  • Email de break-up

Esse é o email de encerramento de contato. Quando o lead não está mais interagindo com você, quando ele não demonstra mais interesse por nada que você apresenta e nem abre os materiais que você envia, esse talvez seja o momento de enviar um email break-up.

Esse material tem o objetivo de ser impactante e até pressionar o lead, sem agressividade, a escolher por optar aquele contato. 

Quando você sinaliza que não irá mais entrar em contato, enviar novidades e promoções, o lead que tem interesse no seu material, mas não esteve atento, vai pedir para permanecer com você. Já aquele que realmente não tem mais nenhum vínculo, não está esperando mais nada e não pretende manter aquele relacionamento vai aceitar a quebra. 

Conclusão

O email marketing passou por algumas adaptações e hoje existe como uma das principais ferramentas de comunicação e marketing. Se você ainda não está fazendo uso desse recurso ou ainda trabalha pouco com ele, é hora de rever suas estratégias de prospecção e fidelização de clientes.

Você pode estar perdendo a oportunidade de se aproximar dos seus contatos, transformar seus leads em clientes e seus atuais consumidores em clientes fiéis. Hora de colocar a mão na massa!