Empreendedorismo de sucesso: Walt Disney

Empreendeddor segurando brinquedo e revista

Uma das diversas histórias de empreendedorismo na qual podemos tirar alguma lição e inspiração, é a do fundador da Disney, Walter Elias Disney ou Walter Disney.

Por trás de todo o sucesso que a organização possui hoje, existe uma história de fracasso e superação. É dessa maneira que Walter Disney começou, persistindo até o final, tendo como resultado todo o sucesso da organização.

O começo da vida de Walter Disney

Disney nasceu em 05 de dezembro de 1901, no estado norte-americano do Missouri. Sendo o quarto filho e criado na fazenda da família. Aos 7 anos já desenhava seus esboços, usando como inspiração os animais da fazenda. Sua mãe o incentivava, enquanto seu pai o recriminava.

Anos depois, mais precisamente 1910, a família Disney precisou vender a fazenda porque seu pai adoeceu. Nisso, se mudaram para Kansas City e lá seu pai adquiriu os direitos de uma distribuição de um jornal.

O relacionamento do pai da família era severo, obrigando Disney e seu irmão Roy a acordar às 3h30 da madrugada para trabalhar entregando jornais, antes do horário da escola.

Não existia nenhuma recompensa por entregar os jornais e para conseguir dinheiro, Disney trabalhava em lojas de doce ou farmácia. Nos sábados de manhã, ele fazia um curso de desenho no Instituto de Artes de Kansas City, possibilitando a ele vender seus desenhos para os vizinhos.

Uma característica notável que Disney tinha era a de ser um bom vendedor, sendo uma das mais importantes em toda sua carreira.

Um tempo depois, os direitos do jornal foram vendidos pelo seu pai, fazendo com que a família se mudasse para Chicago, onde abriram uma fábrica de geléias, transformando Disney no responsável pela vigia noturna do espaço.

Assim como fazia em Kansas City, também possuía outro emprego, dessa vez, como carteiro.

Por conta da rigidez do pai, boa parte dos irmãos de Disney saíram de casa, e dessa forma, escolheu fazer o mesmo, se alistando no exército em 1918, mas não sendo aceito por ser menor de idade. Depois se inscreveu para a Cruz Vermelha na França, passando boa parte do tempo dirigindo ambulâncias.

No ano seguinte retornou para os Estados Unidos, morando novamente na cidade de Kansas. Conseguiu um emprego como cartunista, conhecendo Ub Iwerks, um amigo que estaria presente em boa parte de sua trajetória.

Walt Disney acabou sendo demitido por ser considerado preguiçoso e sem criatividade. Com isso, resolveu ir ao cinema e viu a animação Branca de Neve, ficando fascinado com as imagens que eram exibidas na tela. Essa foi uma experiência que mudou seu caminho.

Disney com seus rascunhos

Disney teve seus altos e baixos durante a carreira, apesar disso, nunca desistiu.

A carreira de Walt Disney

Em 1920, aos 19 anos, Disney resolveu se tornar um empreendedor, fundando com Ub, a Iwerks Disney, tendo como sua sede em um celeiro. No local, havia apenas uma mesa onde ambos criavam seus desenhos, compartilhando seus sonhos. A Iwerks Disney durou apenas um mês, mas traçou o rumo que Walt Disney seguiria.

Voltando ao mercado de trabalho, Disney conseguiu um emprego como animador de desenhos para o cinema local. Ali, as animações eram exibidas antes dos filmes principais. Esse trabalho possibilitou ele a ter mais segurança de suas habilidades, o que ajudou a estabelecer melhor os objetivos que tinha.

Juntando suas economias para fundar uma segunda empresa, ele pediu demissão em 1922, fazendo com que surgisse a Laugh-O-Gram. A ideia para levantar o negócio era criar uma charge animada abordando as notícias locais. Os piolhos atormentavam a população na época, foi esse o tema escolhido: piolhos.

Com suas animações feitas, Disney convenceu o dono do cinema local, mas as margens de lucro foram baixíssimas. Após isso, negociou com uma distribuidora um contrato de seis animações. Walt Disney fez um empréstimo bancando todas as produções, sendo que o pagamento viria após a entrega do material. O resultado final foi a distribuidora declarando falência sem nem sequer entregar um centavo para o que foi feito.

Sua opção foi se mudar para Hollywood, lá se tornou fotógrafo freelancer, frequentando alguns estúdios pensando em se tornar um diretor de filme, inspirado por Charles Chaplin, que era seu ídolo.

Vivendo em Los Angeles e procurando emprego, Disney achou uma oportunidade de vender uma de suas inovadoras animações que criou quando ainda se dedicava a Laugh-O-Gram. Ele fechou contrato com a Winkler Pictures para produzir 12 episódios da Alice Comedies.

Confira também os artigos:

Aprenda a elaborar uma proposta comercial de sucesso

Planejamento tático: qual o seu papel para alcançar os objetivos da empresa?

Estratégias de vendas: 06 dicas para aplicá-las em seu negócio

O surgimento da Disney Brothers Studio

Para empreendedores, a história de Walt Disney é uma inspiração, sendo uma história de superação e cheia de lições. Uma delas é a importância de cada funcionário de uma empresa ter seu papel bem definido. Levando como aprendizado tudo o que aconteceu em seu passado, Disney decidiu convidar seu irmão, Roy, para cuidar da parte financeira da nova companhia.

Em 1924, com um empréstimo em mãos, fundaram a Disney Brother Cartoon Studio.

Para Walt Disney, os dois anos seguintes foram bem positivos para ele e sua equipe que já tinha trabalhado com ele anos atrás. Em 1925, se casou com Lillian Bounds, futura animadora dentro da empresa. Com isso, o time bateu recordes com entregas de curta-metragem a cada 15 dias.

Com o andamento da empresa, mudou o nome para Walt Disney Studios, procurando deixar claro que ele era o coração da empresa.

Em 1927, Disney conseguiu a oportunidade de trabalhar com a Universal, através da distribuidora de Winkler. A construção de um personagem foi feita, sendo o primeiro de destaque de sua carreira: o coelho Oswald. Este projeto foi um grande sucesso e Disney vivia seus melhores anos desde o começo dessa longa trilha de empreendedorismo.

Com o papel responsável do dinheiro, o gestor Roy alertou sobre os altos custos com a produção dos episódios de Oswald. A necessidade era renegociar o contrato para lucrar valores maiores.

Com esse objetivo, Walt viajou até Nova York para conseguir melhores valores para suas produções. Caso a empresa não aceitasse essa negociação, a empresa de Walt procuraria outra distribuidora.

Para surpresa de Walter Disney, foi descoberto que, por contrato assinado, os direitos do personagem Oswald eram todos da distribuidora, além de boa parte dos animadores terem assinado contrato para trabalhar diretamente para Mintz.

Já com o sentimento de traição, Disney estava sem dinheiro, sem equipe e principalmente sem os direitos de sua grande obra, ele tinha todos os motivos para desistir.

O ponto de virada

Com tudo perdido, Disney decidiu continuar empenhado e pensou na possibilidade de criar um rato educado honestamente. Essa ideia foi passada para Ub, mostrando o rascunho do que seria esse novo personagem.

Querendo algo diferente de tudo o que já tinha feito, Disney se juntou com o restante da empresa e começaram a botar em prática o que mudaria tudo. Ub aprimorou os rascunhos de Walt e sua esposa escolheu um nome. Com isso, Mickey Mouse foi criado.

Filmes foram feitos com o personagem mas só o quarto filme conseguiu ganhar o interesse das distribuidoras de filmes. A indústria já começava a trabalhar com sons, algo que Disney queria incluir em sua animação e que foi concretizado em 1928, quando o personagem foi apresentado para o público.

O grande diferencial foram os sons sincronizados ao desenho, algo nunca feito até aquele momento. Com isso, Mickey Mouse se tornou o sucesso que conhecemos até hoje.

Outra inovação da Disney foi a criação de uma animação com a duração do longa-metragem. Foram meses investindo e produzindo o projeto, gastando ao todo 1,5 milhões de dólares.

O filme Branca de neve e os sete anões estreou em 10 de janeiro de 1938, sendo um dos melhores investimentos. A produção arrecadou 8 milhões de dólares e rendeu um Oscar para Walt Disney.

A criação da Disneylândia

Só as animações não bastavam para o espírito de empreendedorismo que existia dentro da Disney. A ideia que ele mostrou para seu time foi a criação de um mundo do faz de conta, um parque onde famílias pudessem ir para experimentar um mundo mágico.

Para construir esse empreendimento, Disney fechou parceria com uma emissora de TV, trocando um empréstimo de 5 milhões de dólares por um programa na TV baseado em temas dos personagens da Disney.

Em 17 de julho de 1955 a Disneylândia foi inaugurada, em Anaheim, na Califórnia.

Os últimos anos de Walter Disney

Não se contentando com o parque, Disney comprou um terreno na Flórida com o objetivo de criar uma cidade, a Epcot, repleta de tecnologia avançada, visando ser um exemplo perfeito de ambiente à frente de seu tempo.

Walt Disney não teve tempo suficiente para concluir seu objetivo. No ano de 1966, foi diagnosticado com câncer de pulmão e faleceu em Los Angeles, aos 65 anos de idade. Mesmo com todas as dificuldades, Disney não desistiu e continuou nesse mundo do empreendedorismo. Sua história é uma lição que todos podem se inspirar.

A Meetz é uma empresa projetada para ajudar sua empresa a ter reuniões com os decisores certos, aumentando significativamente as chances de fechar negócio e aumentar sua receita.

São mais de 5 mil reuniões agendadas pela Meetz para empresas nacionais e internacionais.

Você pode bater um papo com a nossa equipe e entender como nosso modelo de prospecção irá ajudar você a ter mais chances de fechar negócio. É sem compromisso e ajudaremos você a ver se nossa proposta faz sentido com o momento atual da sua empresa.

Clique aqui para agendar um bate papo.