Estratégia de marketing: evite esses erros no e-mail marketing

Gestão 26/12/2023
Uma mulher sentada mexendo no notebook enviando um e-mail

Apesar do avanço das redes sociais e o número alto de usuários, o e-mail marketing ainda se mantém como uma ferramenta poderosa quando falamos de  estratégia de marketing. Apesar dessa força, não basta apenas utilizar o e-mail como ferramenta, é preciso trabalhar da melhor forma para que os resultados sejam positivos.

Uma estatística alarmante da HubSpot revela que 47% dos profissionais de marketing ainda cometem erros básicos nessa área.

E qual o ponto? Um erro no e-mail marketing pode custar caro, afetando diretamente suas taxas de conversão e a construção de relacionamentos valiosos com seus clientes.

Neste artigo, vamos ajudar você a ter uma visão clara dos erros mais comuns em estratégias de e-mail marketing e como evitá-los. Continue lendo para assegurar que sua estratégia seja à prova de falhas e para garantir que seus e-mails sejam não apenas lidos, mas esperados!

Mas o que é um e-mail marketing?

Bom, de forma resumida o e-mail marketing é uma estratégia que  consiste no envio de e-mails para uma lista de contatos com o objetivo de promover produtos ou serviços e conteúdos relevantes.

Você pode conferir mais detalhes sobre essa estratégia nos artigos abaixo:

Quais são os erros mais comuns nessa estratégia de marketing?

Computador com a tela ligada e um símbolo de perigo

Certo descuido com estratégias e práticas pode resultar em campanhas ineficazes ou até mesmo prejudiciais à imagem de uma empresa. Aqui estão alguns dos erros mais comuns cometidos por empresas ao realizar campanhas de e-mail marketing:

Contatos não segmentados

 Não ter uma lista de contatos segmentados faz com que suas mensagens sejam enviadas para todos, sem considerar os interesses e comportamentos diversos dos indivíduos.

Conteúdo inadequado e irrelevante

A falta de personalização afeta negativamente a sua estratégia,  pois não estará conforme as expectativas e as necessidades do seu público. Os assuntos genéricos também são tópicos a serem evitados, visto que sem uma comunicação atraente, a abertura de e-mails será baixa.

Design inapropriado

Ter um layout que não seja responsivo e exagerar nas imagens atrapalha toda a experiência que o público terá quando ver o conteúdo.  Um layout ruim fará com que os e-mails não se adaptem bem a diferentes tamanhos de tela. Já as imagens, quanto mais tiver, mais pesado ficará seu e-mail, dificultando o carregamento da página.

Frequência de envio

Enviar e-mails com muita frequência incomoda aqueles que estão presentes na sua lista, fazendo com que o número de descadastro seja grande. Fique atento ao contrário também, já que  pouca frequência pode fazer com que sua marca caia no esquecimento.

Falta de CTA

Não incluir chamadas para ação fará com que seu e-mail tenha uma baixa, ou nenhuma, conversão. Crie CTAs atraentes e convincentes que impactem na conversão, caso contrário os resultados serão baixíssimos.

Erros técnicos

Incluir links que não funcionam ou erros de gramática fazem com que seu conteúdo perca relevância. Uma boa revisão antes dos disparos já resolve o trabalho, sempre checando os detalhes para não deixar passar nada.

E como ver os resultados?

Pessoas reunidas em uma sala analisando gráficos

Você já sabe os erros, mas como ter a certeza de que as mudanças e estratégias estão funcionando positivamente no seu resultado? Confira algumas métricas:

Taxa de abertura

É ela que mostrará  a porcentagem de destinatários  que abriram um determinado e-mail.

  • Uma alta taxa de abertura indica linhas de assunto eficazes e uma lista de contatos engajada.

Taxa de cliques

É a porcentagem de destinatários que clicaram em um ou mais links contidos no e-mail.

  • Mede o interesse e a interação com o conteúdo do e-mail, sendo um indicador da relevância do conteúdo para o público.

Taxa de conversão

É a porcentagem de destinatários que clicaram em um link no e-mail e realizam uma ação desejada, como realizar uma compra ou preencher um formulário.

  • Indica o sucesso do e-mail em motivar os destinatários a tomarem uma ação que traz valor para a empresa.

Taxa de descadastro

É a porcentagem de destinatários que optaram por não receber mais e-mails.

  • Um alto índice de descadastro pode sinalizar problemas com a relevância do conteúdo ou com a frequência de envio.

Taxa de rejeição

É a porcentagem de e-mails que não foram entregues aos destinatários.

  • Altas taxas de rejeição podem indicar uma lista de contatos desatualizada ou problemas de entrega que precisam ser resolvidos.

Monitorar e comparar essas métricas com padrões do setor e com os objetivos específicos da campanha pode fornecer insights valiosos e ajudar a ajustar táticas para melhorar o desempenho futuro das campanhas de e-mail marketing.

Finalizando o assunto…

Como dito no começo, o e-mail marketing é uma ferramenta que ainda continua em alta, possibilitando a entrega de mensagens para diversos contatos presentes em suas listas. Evitar os erros passados aqui, e aproveitar as dicas te ajudará na hora de montar uma estratégia de e-mail marketing completa.

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