Estratégias de marketing: quais lições aprendemos com o Big Brother Brasil?

Programa big brother brasil logo

Um dos programas mais famosos do Brasil se mantém em alta após anos da sua primeira edição. Estamos falando do Big Brother Brasil, um fenômeno de audiência que conquista cada vez mais brasileiros a cada edição. Para continuar vivo, o segredo do BBB vai além de oferecer entretenimento para seus telespectadores. 

Com um investimento pesado em marketing, utilização de plataformas digitais e outras estratégias que iremos abordar aqui, o BBB se tornou um case de sucesso  que pode nos ensinar muito sobre  como se manter no topo por um bom tempo. Neste artigo vamos estudar as estratégias que o programa utiliza para atrair não só telespectadores, mas marcas na busca de promover seu produto.

Continue lendo para obter insights e aplicá-los no seu negócio com o intuito de aumentar as vendas e crescer dentro do mercado.

O poder do marketing digital

tELA DE UM COMPUTADOR COM VÁRIOS ÍCONES DE REDE SOCIAL EM VOLTA

Por se tratar de um programa com uma visibilidade imensa, as marcas patrocinadoras conseguem obter resultados quase que instantaneamente. Marcar presença nas redes sociais, associar produtos a momentos icônicos do programa e criar campanhas interativas são algumas das táticas utilizadas.

Dentro das redes é possível criar interações com o público através de votações, enquetes e até memes, tudo para criar uma conexão direta com o público. Apostar em estratégias de marketing durante o BBB não só aumenta o alcance, mas fortalece a sua imagem com o público.

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E o seu negócio?

Um homem apontando o dedo para um prédio na rua

Você não precisa ser um patrocinador do programa para colher resultados. O intuito aqui é mostrar que é possível surfar na onda do momento, mesmo sem estar ligado diretamente com o que está acontecendo no reality show.

Utilizando o BBB como exemplo, você pode criar conteúdos que envolvam o programa, desde que estejam personalizados na linguagem do seu público, é claro.  Aproveitar o marketing digital, como o programa e as empresas patrocinadoras fazem, e entender como eles estão se reinventando pode ser uma grande oportunidade para sua  empresa, não importa o nicho de mercado.

Agende um bate papo

Entendendo como as coisas funcionam

Uma lâmpada gigante ligada na frente de uma pessoa pequena

O engajamento nas redes sociais

O que seria das redes sociais sem os comentários, curtidas e compartilhamentos? Essas opções trouxeram uma oportunidade gigantesca para as empresas: a possibilidade de obter engajamento.

Beleza, conquistar a atenção do público e gerar engajamento é importante, mas como fazer isso?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais visual, estamos sempre consumindo todos os tipos de imagem. Trabalhar com conteúdo visual é um dos pilares para atrair o seu público. Vídeos e infográficos são opções que além de serem fáceis de consumir, são atraentes e todos gostam.

Não pare por aí, se certifique de que o conteúdo tenha relevância para seu público e invista nessa estratégia.

Ficar apenas olhando?

A resposta para esse título é não. O público precisa (e gosta!) de reciprocidade. Interação é a palavra-chave aqui, portanto responda comentários, crie enquetes, faça perguntas. As estratégias de marketing eficazes são aquelas que constroem uma comunidade em torno da marca. Envolva cada vez mais seu público e faça com que o engajamento seja constante, com isso sua presença online ficará cada vez mais forte.

É preciso personalizar

Imagine que você está abrindo dois e-mails, um sendo genérico e falando de um produto em promoção e outro totalmente personalizado com o seu nome,  sobre um produto que você quer muito e apenas deixou ele no carrinho do site.

Com certeza o e-mail personalizado é o que vai  chamar  sua atenção, te fazer se sentir especial, afinal, eles estão falando apenas com você naquele e-mail, sobre um produto que você estava de olho.

Esse é o caminho que você precisa seguir em seus conteúdos. Nas suas estratégias de marketing e na personalização, deixou de ser uma opção e virou uma obrigação para aqueles que querem se destacar no mercado.

Os consumidores estão cada vez mais querendo um tratamento especial, único e que a empresa conheça suas necessidades e preferências. Com uma estratégia bem elaborada será possível criar experiências únicas para cada usuário, aumentando a relevância da sua marca no mercado.

As colaborações e parcerias no BBB

Colaborações e parcerias com outras empresas podem impulsionar os negócios existentes, falamos sobre isso neste artigo,  que você pode conferir clicando aqui

O Big Brother Brasil criou uma plataforma imbatível de colaboração e parceria. Integrar os produtos ou serviços nas atividades do programa cria uma exposição gigantesca.

Os espectadores não enxergam apenas uma marca, mas experienciam ela junto aos participantes. Esse efeito é amplificado com o engajamento das redes sociais, quando os fãs conversam sobre os momentos marcantes do programa, as marcas estão envolvidas frequentemente nas conversas.

E aqueles que já participaram do programa? Bom, uma das estratégias para prolongar o engajamento em torno da marca é realizar parcerias com os ex-participantes. Com a base de seguidores que possuem, é possível ficar mais tempo na boca do povo, elevando as estratégias de marketing a novos patamares.

Do BBB para a vida real…

Um grupo de pessoas com diversas cÂmeras

Como já dito, o BBB é um programa que faz sucesso em cada edição, sempre trabalhando com táticas inovadoras para continuar tendo visualizações e manter sua audiência engajada. Observar todo esse trabalho é uma aula de como manter um produto relevante no mercado, mesmo depois de várias temporadas.

O jogo não se trata apenas de criar expectativas antes do lançamento. É ser inteligente na hora de realizar a divulgação, mantendo os espectadores no  sofá para acompanhar qualquer novidade ou acontecimento. Teasers, spoilers, tudo isso gera interação nas redes sociais, mantendo o público sempre querendo mais, graças a uma comunicação constante e cativante com eles.

Além disso, o programa é mestre quando se trata de parcerias estratégicas e merchandising. Os produtos e marcas ganham seu destaque nos momentos chaves, sendo inseridos de forma orgânica para beneficiar tanto a marca quanto o consumidor. Nada de propaganda forçada.

A lição que temos é clara: precisamos saber onde nosso público está e como falar a língua dele. Essa estratégia irá impulsionar e facilitar o resto e, caso aplicadas corretamente, podem transformar qualquer produto em sucesso de vendas, assim como o BBB faz a cada temporada.