Fidelizar clientes ou buscar por novos? Entenda a melhor estratégia para o seu negócio

Um homem segurando uma lupa

Fidelizar clientes é uma estratégia utilizada pelas empresas com o objetivo de fazer com que eles voltem a fazer negócio novamente. Apesar disso, as marcas também focam em capturar novos para aumentar sua base. Mas qual é o mais vantajoso? Fazer ambos ou escolher um dos dois?

Pensando em economizar, a fidelização acaba sendo mais vantajosa para o negócio, sendo uma estratégia com baixo custo e que também pode impulsionar o lucro da empresa de maneira significativa. Neste artigo vamos analisar ambas ações e os benefícios de cada uma, além de passar algumas estratégias  para  fidelizar seus clientes.

Fidelizar clientes é essencial

As empresas possuem diversas necessidades, como ter uma margem de lucro positiva, por exemplo. A fidelização se enquadra nessa questão. Para se ter uma ideia, segundo o economista americano Philip Kotler, captar e conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes a mais do que manter um atual.

É aí que entra o grande motivo: economizar a verba que sua empresa possui. Apesar da captação ter suas vantagens, é preciso pensar em qual vale mais para o seu bolso. Lembrando que os clientes leais costumam comprar mais e com maior frequência, e também se transformam em promotores da marca, recomendando para outras pessoas o seu produto ou serviço. 

Por que captar é mais caro e quais as diferenças?

Uma mão segurando nota de dinheiro de uma sacola

Com base no dado apontado por Kotler, optar pela captura de novos clientes acaba sendo mais custoso por alguns motivos, são eles:

Investimento em Marketing

  • Aquisição: Quando o objetivo é atrair novos clientes, é necessário investir de forma significativa em campanhas de publicidade, descontos, marketing de conteúdo, SEO e publicidade paga.
  • Fidelização: Para os clientes que já fazem parte da base, a comunicação é mais direta e pessoal, aproveitando dados já conhecidos sobre suas preferências e histórico de compra, por exemplo.

Conhecimento do cliente

  • Aquisição: Adquirir novos clientes envolve pesquisar e analisar o mercado para entender e alcançar o público-alvo.
  • Fidelização: Com uma base consolidada, a empresa já possui informações importantes que podem ser usadas para personalizar ofertas e comunicações, fazendo com que as ações tenham mais efetividade.

Lealdade à marca

  • Aquisição: Conquistar a lealdade de um público que já está vinculado a outra marca pode exigir esforços extras, como o investimento em ações de marketing para alcançá-los e convencê-los a escolherem a sua empresa.
  • Fidelização: Sendo clientes leais, eles estão satisfeitos e tendem a se tornarem defensores da marca, reduzindo os custos de marketing por conta do boca a boca.

Custos de negociação

  • Aquisição: Novos clientes costumam esperar por ofertas especiais ou preços mais baixos como incentivo para adquirir o que você oferece.
  • Fidelização: Clientes já existentes conhecem e confiam nos produtos ou serviços, reduzindo assim a necessidade de negociar o preço.

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Quais os benefícios da fidelização?

Um gráfico com resultados verdes

Fidelizar clientes não é apenas uma estratégia de negócios, é um movimento fundamental para o crescimento sustentável por conta desses motivos:

Recorrência de compras

Uma base fidelizada realiza compras recorrentes, garantindo uma receita estável e previsível para a empresa.

Maior valor de vendas

Clientes que possuem confiança na marca tendem a gastar mais em cada compra.

Marketing boca a boca

Clientes satisfeitos normalmente recomendam a empresa para amigos, familiares e outras pessoas de seu ciclo social, o que pode trazer novos negócios sem custo adicional.

Feedback de valor

Com um relacionamento contínuo, é mais fácil obter feedback de clientes, o que permite realizar aprimoramentos e inovações constantes.

Sensibilidade a preços

Uma base fiel é menos propensa a mudar de fornecedor por conta da diferença de preços.

Defesa contra a concorrência

Um cliente fiel é menos suscetível às ofertas de outras empresas, escolhendo apenas a marca da sua confiança, em que já é fidelizado.

Estes benefícios demonstram a importância de estratégias voltadas para a fidelização de clientes, reforçando que o sucesso e a longevidade de uma empresa dependem tanto da aquisição quanto do cuidado e atenção com a base atual de clientes.

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Quais os benefícios da captação de novos clientes?

A captação de novos clientes é essencial para o crescimento e a expansão de uma empresa. Vários benefícios surgem dessa estratégia de negócio, como:

Crescimento da receita

Novos clientes influenciam no crescimento da receita, compensando a perda natural de clientes antigos.

Expansão de mercado

Captar novos clientes permite que a empresa se expanda para novos mercados e segmentos de consumidores.

Base diversificada

Um número alto de clientes pode proteger a empresa contra oscilações de mercado que podem afetar certos grupos de consumidores.

Aumento da consciência da marca

Conforme a empresa aumenta o número de clientes, o reconhecimento da marca também é ampliado no mercado.

Oportunidade de upselling e cross-selling

Novos clientes possibilitam oferecer produtos ou serviços adicionais.

Portanto, a captação de novos clientes é vital para o crescimento da empresa, diversificando a marca no mercado. Ambas as estratégias são complementares e devem fazer parte de um planejamento empresarial equilibrado.

Finalizando…

Não há dúvidas que fidelizar clientes e captar novos são estratégias importantes para uma empresa. O que influencia na escolha é o momento em que seu negócio está. Caso a base ainda esteja pequena, escolher a captação é a estratégia certa, já se for o contrário, focar em fidelizar sua base é a opção mais importante.

Com os insights passados aqui, chegou a hora de você construir sua estratégia para que sua empresa consiga clientes e os transforme em fãs da marca, gerando assim uma fidelização.