Fidelizar clientes é uma estratégia utilizada pelas empresas com o objetivo de fazer com que eles voltem a fazer negócio novamente. Apesar disso, as marcas também focam em capturar novos para aumentar sua base. Mas qual é o mais vantajoso? Fazer ambos ou escolher um dos dois?
Pensando em economizar, a fidelização acaba sendo mais vantajosa para o negócio, sendo uma estratégia com baixo custo e que também pode impulsionar o lucro da empresa de maneira significativa. Neste artigo vamos analisar ambas ações e os benefícios de cada uma, além de passar algumas estratégias para fidelizar seus clientes.
Fidelizar clientes é essencial
As empresas possuem diversas necessidades, como ter uma margem de lucro positiva, por exemplo. A fidelização se enquadra nessa questão. Para se ter uma ideia, segundo o economista americano Philip Kotler, captar e conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes a mais do que manter um atual.
É aí que entra o grande motivo: economizar a verba que sua empresa possui. Apesar da captação ter suas vantagens, é preciso pensar em qual vale mais para o seu bolso. Lembrando que os clientes leais costumam comprar mais e com maior frequência, e também se transformam em promotores da marca, recomendando para outras pessoas o seu produto ou serviço.
Por que captar é mais caro e quais as diferenças?
Com base no dado apontado por Kotler, optar pela captura de novos clientes acaba sendo mais custoso por alguns motivos, são eles:
Investimento em Marketing
- Aquisição: Quando o objetivo é atrair novos clientes, é necessário investir de forma significativa em campanhas de publicidade, descontos, marketing de conteúdo, SEO e publicidade paga.
- Fidelização: Para os clientes que já fazem parte da base, a comunicação é mais direta e pessoal, aproveitando dados já conhecidos sobre suas preferências e histórico de compra, por exemplo.
Conhecimento do cliente
- Aquisição: Adquirir novos clientes envolve pesquisar e analisar o mercado para entender e alcançar o público-alvo.
- Fidelização: Com uma base consolidada, a empresa já possui informações importantes que podem ser usadas para personalizar ofertas e comunicações, fazendo com que as ações tenham mais efetividade.
Lealdade à marca
- Aquisição: Conquistar a lealdade de um público que já está vinculado a outra marca pode exigir esforços extras, como o investimento em ações de marketing para alcançá-los e convencê-los a escolherem a sua empresa.
- Fidelização: Sendo clientes leais, eles estão satisfeitos e tendem a se tornarem defensores da marca, reduzindo os custos de marketing por conta do boca a boca.
Custos de negociação
- Aquisição: Novos clientes costumam esperar por ofertas especiais ou preços mais baixos como incentivo para adquirir o que você oferece.
- Fidelização: Clientes já existentes conhecem e confiam nos produtos ou serviços, reduzindo assim a necessidade de negociar o preço.
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Quais os benefícios da fidelização?
Fidelizar clientes não é apenas uma estratégia de negócios, é um movimento fundamental para o crescimento sustentável por conta desses motivos:
Recorrência de compras
Uma base fidelizada realiza compras recorrentes, garantindo uma receita estável e previsível para a empresa.
Maior valor de vendas
Clientes que possuem confiança na marca tendem a gastar mais em cada compra.
Marketing boca a boca
Clientes satisfeitos normalmente recomendam a empresa para amigos, familiares e outras pessoas de seu ciclo social, o que pode trazer novos negócios sem custo adicional.
Feedback de valor
Com um relacionamento contínuo, é mais fácil obter feedback de clientes, o que permite realizar aprimoramentos e inovações constantes.
Sensibilidade a preços
Uma base fiel é menos propensa a mudar de fornecedor por conta da diferença de preços.
Defesa contra a concorrência
Um cliente fiel é menos suscetível às ofertas de outras empresas, escolhendo apenas a marca da sua confiança, em que já é fidelizado.
Estes benefícios demonstram a importância de estratégias voltadas para a fidelização de clientes, reforçando que o sucesso e a longevidade de uma empresa dependem tanto da aquisição quanto do cuidado e atenção com a base atual de clientes.
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Quais os benefícios da captação de novos clientes?
A captação de novos clientes é essencial para o crescimento e a expansão de uma empresa. Vários benefícios surgem dessa estratégia de negócio, como:
Crescimento da receita
Novos clientes influenciam no crescimento da receita, compensando a perda natural de clientes antigos.
Expansão de mercado
Captar novos clientes permite que a empresa se expanda para novos mercados e segmentos de consumidores.
Base diversificada
Um número alto de clientes pode proteger a empresa contra oscilações de mercado que podem afetar certos grupos de consumidores.
Aumento da consciência da marca
Conforme a empresa aumenta o número de clientes, o reconhecimento da marca também é ampliado no mercado.
Oportunidade de upselling e cross-selling
Novos clientes possibilitam oferecer produtos ou serviços adicionais.
Portanto, a captação de novos clientes é vital para o crescimento da empresa, diversificando a marca no mercado. Ambas as estratégias são complementares e devem fazer parte de um planejamento empresarial equilibrado.
Finalizando…
Não há dúvidas que fidelizar clientes e captar novos são estratégias importantes para uma empresa. O que influencia na escolha é o momento em que seu negócio está. Caso a base ainda esteja pequena, escolher a captação é a estratégia certa, já se for o contrário, focar em fidelizar sua base é a opção mais importante.
Com os insights passados aqui, chegou a hora de você construir sua estratégia para que sua empresa consiga clientes e os transforme em fãs da marca, gerando assim uma fidelização.