Gestão de Conflitos: como resolver desentendimentos no ambiente corporativo

Gestão 11/10/2023

A gestão de conflitos é essencial para promover um ambiente corporativo saudável e produtivo. 

Segundo o relatório ‘’Workplace Conflict and How Business Can Harness It to Thrive’’, as seguintes estatísticas mostram como são os conflitos dentro do ambiente de trabalho.

  • 49% dos conflitos são resultados de personalidade (ego);
  • 34% dos conflitos são causados por estresse no local de trabalho;
  • 33% dos conflitos são causados pela quantidade de horas trabalhadas.

Outra pesquisa, feita pela Robert Half, empresa voltada para recrutamento, mostrou que, para 46% dos gestores de recursos humanos, 43% deles não sabem se estão prontos para solucionar conflitos internos.

Desentendimentos e atritos podem surgir em qualquer equipe de trabalho, independentemente do segmento ou porte da empresa. Neste blog post, vamos explorar estratégias eficazes para resolver conflitos no ambiente corporativo, proporcionando uma atmosfera de colaboração e harmonia. A gestão de conflitos é uma habilidade fundamental de liderança, pois impacta diretamente a motivação dos colaboradores e a eficiência dos processos. 

Entendendo a Gestão de Conflitos: conceitos essenciais para lidar com desentendimentos no ambiente corporativo

Desenho de um homem sentado lendo um livro ao redor de diversas pilhas de livro

Manter um ambiente saudável e produtivo resulta em bons resultados, mas quando esse ambiente possui conflitos, a produtividade diminui e afeta o objetivo da empresa. A gestão de conflitos identifica, analisa e resolve os desentendimentos que podem surgir entre os colaboradores de uma equipe ou diferentes áreas da empresa.

Para que o problema seja resolvido, é importante prezar pela comunicação, na qual é importante ouvir os dois lados, entendendo as perspectivas e pontos de vista. Vencer a discussão não precisa ser o ponto principal da gestão de conflitos. 

Para que tudo se resolva de forma pacífica é importante buscar alternativas que atendam aos interesses de todos os envolvidos. Ser flexível e estar disposto a encontrar um meio-termo que satisfaça a todos é um dos pontos cruciais.

Na gestão de conflitos, resolver é identificar o problema

O primeiro passo da gestão de conflitos é identificar quais os problemas  dentro do negócio. Para isso, existem alguns passos que facilitam essa identificação e ajudam a pensar melhores maneiras de resolver a situação. Confira:

 Mudanças na comunicação

Normalmente existem alguns padrões na comunicação de um time, setores ou empresas. O primeiro passo é identificar se existe alguma mudança nesse padrão. Isso pode ser uma diminuição na comunicação entre os colaboradores, aumento de fofocas ou até mesmo uma linguagem agressiva ou defensiva nas interações.

Analisar o desempenho e produtividade

Os conflitos impactam na eficiência e na produtividade dos colaboradores. Caso seja notável essa queda de produtividade, pode ser um sinal de que as coisas não estão bem. 

Observar o comportamento

Para identificar a existência de algum conflito, uma mudança no comportamento de algum colaborador pode ser um dos sinais de que existe algo acontecendo. Isso pode incluir falta de cooperação, estresse ou agitação excessiva e alterações na rotina de trabalho.

Feedback de funcionários

Revisar desempenho, fazer pesquisas de engajamento ou reuniões individuais podem ajudar a identificar  conflitos. Os colaboradores acabam expressando sua insatisfação ou frustração sobre o ocorrido, o que pode facilitar a identificação do problema. 

Escutar ativamente

Ter atenção ao que está sendo dito, sem interrupções, proporciona um feedback adequado, ajudando a identificar conflitos. Com a escuta ativa, é possível captar contextos e conotações que podem indicar algo negativo dentro da empresa.

Identificar todos os sinais requer uma visão apurada e disposição para agir rapidamente e evitar que os conflitos piorem. A administração efetiva pode ajudar a prevenir problemas e promover um ambiente mais saudável e produtivo.

As estratégias práticas de gestão de conflito

Desenho de um mapa com caminhos de um ponto ao outro

Além de saber como agir na gestão de conflitos, é importante aplicar estratégias que evitarão algo negativo de acontecer. Para isso, aqui vão algumas estratégias para ajudar:

Comunicação aberta

Uma comunicação onde todos possam se expressar e compartilhar suas opiniões de maneira respeitosa é uma estratégia eficaz para a gestão de conflitos. Isso não só trabalha com a prevenção de conflitos, mas também faz com que os colaboradores sintam-se valorizados.

Treinamento em resolução de conflitos

Treinar a equipe pode fazer com que os colaboradores tenham habilidades necessárias para lidar com tensões e desacordos. O treinamento pode contar com técnicas de escuta ativa, estratégias de negociação e habilidades de empatia.

Ambiente respeitoso

Manter uma cultura de respeito é uma das chaves para evitar conflitos entre os colaboradores. Todos no ambiente deverão ser tratados com dignidade, contando com uma política de zero tolerância para comportamentos desrespeitosos ou prejudiciais.

Engajamento entre os colaboradores

Trabalho em equipe e colaboração são eficazes para prevenir conflitos antes de começarem.  Times que trabalham juntos são menos propensos a entrar em conflitos.

Apoio emocional

Os colaboradores não são máquinas e não existe “ser funcionário da porta para dentro da empresa”. Os problemas pessoais também afetam o dia a dia do trabalho. Ajudá-los a lidar com estresse e tensão emocional pode prevenir conflitos.

Implemente recursos que auxiliem  a saúde mental e deixe claro que o bem-estar emocional dos colaboradores é prioridade.

Políticas de feedback construtivo

O feedback é um momento que possibilita  não só prevenir conflitos, mas principalmente dar a oportunidade  de corrigir comportamentos ou desempenhos que possam estar causando alguma tensão entre os colaboradores.

A implementação bem-sucedida dessas estratégias requer uma boa gestão e uma cultura organizacional que valorize a resolução construtiva de conflitos. Quando bem executada, a gestão de conflitos pode melhorar a eficiência, a moral e a retenção de funcionários no seu negócio.

Os erros que precisam ser evitados na gestão de conflitos

A gestão de conflitos é uma habilidade essencial para qualquer líder ou gestor. No entanto, muitas vezes cometemos erros que podem agravar ainda mais as situações conflituosas. Alguns deles podem ser:

  • Ignorar conflitos: ter a esperança de que os conflitos irão se resolver sozinhos só dificulta a gestão. Quando não são resolvidos, podem se intensificar e transformar o ambiente de trabalho em um lugar tóxico;
  • Falta de comunicação: a falta de comunicação entre colaboradores e os gestores pode fazer com que os conflitos piorem. Sem um espaço para falar suas preocupações, os colaboradores podem se sentir desvalorizados e frustrados;
  • Não preparar e formar profissionais: uma empresa que não possui  um profissional preparado para lidar e resolver conflitos acaba tendo como resultado, uma gestão inadequada de conflitos, aumentando a tensão no ambiente de trabalho;
  • Escolher um lado: escolher apoiar  um lado pode ser prejudicial e só piorar a situação. É necessário ser objetivo e imparcial para evitar tomar partido de algum dos lados.

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Resumindo…

Conseguir realizar uma gestão de conflitos, de forma objetiva e estratégica, é essencial para promover um ambiente corporativo saudável e produtivo. Ao longo deste blog post, exploramos conceitos fundamentais para lidar com desentendimentos no ambiente de trabalho, identificando os tipos de conflito e apresentando estratégias práticas para sua gestão eficaz. A importância do diálogo e da comunicação assertiva são elementos-chave na resolução e prevenção de conflitos.

É fundamental compreender que a gestão de conflitos não se resume a evitar ou suprimir os desentendimentos, mas, sim, transformá-los em oportunidades de crescimento e aprendizado. Ao adotar uma abordagem proativa, as empresas podem criar um espaço seguro onde os colaboradores se sintam encorajados a expressar suas opiniões, resolver diferenças e encontrar soluções conjuntas.