Gestão de vendas: o que é e como criar

Gestão 24/10/2022
Mulher mostrando estatísticas

Nenhuma empresa consegue sobreviver sem realizar vendas, elas são cruciais para qualquer negócio. 

É preciso existir um processo de organização e uma gestão de vendas eficaz é fundamental.

O que é gestão de vendas?

Para atingir a meta ou ultrapassá-la, a sua empresa precisa organizar o processo, desenvolvendo uma força de vendas, coordenando operações e implementando técnicas para realizar as vendas B2B. É aí que a gestão de vendas entra.

Além de ajudar sua empresa a atingir os objetivos de vendas, o processo de gestão de vendas permite que você acompanhe seu segmento de negócios conforme ele cresce, monte diferentes estratégias e defina metas para ajudar sua equipe a atingir os objetivos propostos.

Essa pode ser a diferença entre apenas sobreviver ou prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.

Confira os seguintes artigos para ajudar em suas vendas:

Estratégias de vendas: 06 dicas para aplicá-las em seu negócio

Processo de vendas: saiba como fechar mais negócios

Script de vendas: como usar em suas negociações?

Quais os aspectos estão envolvidos na gestão de vendas?

Relatório de vendas e receitas

Visando a organização, você precisa ter relatórios e anotações, principalmente para analisar como estão os resultados da sua empresa. Na gestão de vendas, é fundamental compilar os dados, podendo assim revisar como está o sucesso da equipe.

Os relatórios não são apenas para gestores, mas também para os representantes da empresa, para acompanhar o progresso que o time está tendo.

Aqui vai alguns pontos que um bom relatório deve conter:

  • Quais produtos ou serviços mais vendem e qual sua taxa de sucesso;
  • Volume de leads qualificados por vendas;
  • A receita gerada pelo trabalho do time comercial;
  • Produtividade dos vendedores com o fechamento de negócios e comunicação com clientes em potencial;

Desenvolvimento e gestão da estratégia de vendas

Para uma boa gestão de vendas, é preciso ter uma visão e estratégia do fluxo comercial, tendo como parte crítica o processo de construção de vendas a ser seguido pela sua equipe de vendas.

Com o processo estruturado, sua equipe estará alinhada para trabalhar com os mesmos objetivos, seguindo as mesmas etapas. 

Com o desenvolvimento do processo de vendas, o gestor conseguirá identificar quaisquer gargalos e quais pontos a equipe pode melhorar.

homem mostrando quadro para pessoas
Lembre-se de se manter junto com seu time, treine todos para trazerem o melhor resultado possível

Gestão das atividade de vendas

A gestão de vendas também está conectada com as atividades diárias da equipe, por conta disso, é importante monitorar se existe falha, para assim, serem identificadas antes que acabe prejudicando o desempenho da equipe.

Dito isso, a gestão de vendas envolve tanto o seu time quanto as tarefas que são realizadas por ele.

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Como fazer a gestão de vendas?

Sabendo dos principais aspectos, chegou a hora de entender como fazer uma gestão de vendas, assim você conseguirá ter um processo eficaz.

1. Estruture o processo de vendas

Esse processo é a forma em que seus vendedores ajudam os leads a se locomover nas partes iniciais até se tornarem clientes fiéis e satisfeitos.

Tenha um processo comercial bem estruturado, isso fará com que seu time consiga acompanhar e direcionar os melhores clientes ao fechamento.

Pondo isso em prática, sua empresa terá consistência com todos os clientes em potencial, independente de qual seja o representante que esteja falando.

Assim como o mercado, as empresas se atualizam e crescem, por isso, tenha em mente que existe a necessidade de atualizar o processo de vendas, seja por ter novos produtos ou serviços, aumento de equipe ou novas personas.

2. Organize sua equipe comercial

Um time bem estruturado traz melhores resultados. Mas para isso, é importante selecionar os melhores talentos para compor seu time, além de uma estrutura para organizar quais trabalhos serão feitos.

Lembre-se de levar em consideração os objetivos da empresa, a cultura organizacional e o orçamento para selecionar os vendedores.

3. Construa o planejamento de vendas

É importante estar atualizando o seu planejamento de vendas, incluindo novos objetivos, novas ações e novas métricas que irão rastrear os resultados.

O planejamento deve conter qual a direção que sua empresa quer seguir, seja escalar o crescimento ou lançar algo novo. Considere o mercado-alvo, incluindo seu perfil do cliente ideal.

4. Faça parte da equipe comercial

Quando falamos em fazer parte, é você estar presente, sempre acompanhando o desempenho geral da equipe. Essa ação é importante para entender se os esforços estão sendo eficientes e qual está sendo a performance de cada vendedor.

Realizando esse acompanhamento, será possível entender se a equipe está estruturada da melhor forma possível e se cada membro precisa de apoio individual.

5. Treine o time de vendas

Os vendedores são essenciais quando falamos em vendas b2b ou b2c. Mantendo sua equipe comercial treinada e garantido que seus vendedores sempre estarão sintonizados no mercado.

Além de observar que habilidades precisam ser refinadas e a sintonia às novidades do mercado.

6. Mantenha a equipe motivada

Uma equipe desmotivada não consegue trabalhar de forma produtiva. Portanto, é preciso motivação para que exista um clima positivo na equipe, assim evitando descontentamento ou até rotação dos vendedores.

Você não precisa oferecer altos salários ou algo parecido. No mercado atual, um ambiente positivo é algo que faz toda a diferença. A gestão de vendas possui a responsabilidade de manter a motivação.

Conclusão

Para realizar vendas B2B ou B2c, sua empresa precisa ter uma boa gestão de vendas. Com isso, você conseguirá alcançar os resultados propostos e até ir além. Utilize esse passo a passo e monte um processo bem estruturado.

Além de uma boa gestão, para obter mais vendas é preciso focar no seu público certo. A Meetz possui equipes formadas por pessoas que trabalham em conjunto, realizando prospecção e entregando o decisor certo para você que busca fechar mais negócios. Para saber mais, clique aqui.