Go to market: o que é e quais os benefícios para a sua empresa

Marketing 08/07/2022
go to market

No mercado atual, empresas possuem as mais variadas ofertas. É muito provável que seu negócio já tenha muitos concorrentes atuando no mercado e mesmo que você tenha um enorme diferencial para apresentar, só vai conseguir fazer isso se planejar da maneira correta. Um caminho para isso é utilizar o Go To Market, estratégia criada para lançar um produto ou serviço no mercado.

Muitas empresas começam seu negócio sem um planejamento prévio do que vai ser executado, principalmente empreendedores de pequenos e médios negócios. Um dos motivos para isso acontecer é que, no início, tudo acaba funcionando de certo modo, até que apareça a necessidade externa de realizar algo maior.

Se apresentar e se posicionar no mercado não é uma tarefa fácil e muito menos se você acreditar que pode fazer isso de qualquer forma. Existem muitas ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio alcançar seu público-alvo, mas até definir qual delas, qual comunicação e até mesmo qual o público passa pela etapa de planejamento.

Para entender melhor como o Go To Market pode ajudar o seu negócio e suas estratégias de marketing, continue com a gente nesse artigo, a gente te conta tudo.

O que é o Go To Market

O Go To Market é um plano de ação que vai detalhar exatamente as etapas necessárias para o lançamento de um produto no mercado. Ele vai definir quem é o público ideal para aquela venda, como você vai encontrar e qual a melhor estratégia para abordar essas pessoas.

Ele se assemelha a um modelo de negócios, que possui características da empresa, mas vai ser destinado especificamente para estratégias de vendas.

O tipo de ação do documento também vai auxiliar a sua empresa se o seu objetivo for uma estratégia de relançamento, remarketing ou até mesmo criar um novo tipo de posicionamento ou público.

Com ele você vai encontrar exatamente o público-alvo que possui o problema que sua empresa está buscando resolver.

Go to market

Ter um plano de ação facilita todo o processo para a venda ser realizada

Como funciona a estratégia do Go To Market

O Go To Market ou GTM atua buscando a melhor aceitação do produto ou serviço da sua empresa dentro do mercado. Para a sua execução, são estudadas as características da empresa, o posicionamento de mercado, os objetivos da marca, quem ela costuma se relacionar e quem ela ainda está procurando encontrar.

Essa estratégia segmenta o público para que a oferta vá ao encontro das pessoas certas e consiga gerar aproximação do público que realmente tem intenção de compra do que está sendo oferecido ou pelo menos pessoas que estejam dispostas a se relacionar com a empresa.

Traçar esse tipo de estratégia permite à empresa entender quem vai se aproximar do negócio, em vez de deixar isso em campo aberto e trazer todo tipo de consumidor e, com isso, pessoas que facilmente seriam filtradas na etapa de qualificação.

Mas o Go To Market não busca apenas prospectar possíveis interessados, ele utiliza um perfil de público direcionado para criar consciência no público e dar início ao relacionamento de pessoas que estejam em busca da solução que a empresa oferece.

Veja também os artigos:

Público-alvo: saiba como definir e aplicar na sua empresa

Processo de vendas: saiba como fechar mais negócios

Metas de vendas: aprenda a traçá-las para ter os melhores resultados

Quais os benefícios do Go To Market para a sua empresa

O GTM vai beneficiar empresas buscando o sucesso de posicionamento dos seus produtos ou serviços dentro do mercado. Ele apresenta benefícios diversos para as marcas que optaram por elaborar esse plano, como:

1. Estratégia e Planejamento

O uso do Go To Market para traçar suas ações vai permitir que sua equipe trabalhe com estratégias e planejamentos bem elaborados, o que vai melhorar o desempenho da sua equipe e o resultado obtido.

2. Previsibilidade

Quando suas ações estão bem segmentadas e estruturadas, elas tendem a gerar resultados constantes e assertivos. Logo, é possível alcançar a previsibilidade de seus resultados.

3. Ciclo de vendas reduzido

Suas ações, quando bem planejadas, possuem início, meio e fim. Elas não precisam ficar circulando por muito tempo, porque elas possuem um objetivo específico e ou vai atingi-lo ou vai mostrar que algo precisa ser refeito em um segundo momento.

4. Trajetória de crescimento

Quando uma empresa entende o que quer fazer e onde quer chegar, ela coloca isso em prática por meio da execução de planejamentos. Praticamente toda empresa quer ser grande, referência e autoridade no seu segmento, mas não coloca isso na ponta do lápis para entender o que deve ser feito para chegar nesse patamar.

Planejar suas ações de venda vai apontar o caminho de crescimento da sua empresa.

5. Prazos reais

Ainda tratando da diferença entre expectativa e realidade, o GTM vai permitir que você e sua equipe estabeleçam prazos reais dos resultados, em vez de deixar que as coisas aconteçam sem tempo para terminar.

Isso vai facilitar até mesmo a análise das suas métricas no futuro, para compreender o desempenho das estratégias.

Como executar o Go To Market na sua empresa

  • Comece pelo público-alvo

O GTM é baseado em lançar a sua oferta para o mercado, portanto, é necessária uma compreensão detalhada do seu público e de qual problema a ser procurado.

Buscas mais segmentadas também vão auxiliar, como entender o seu Perfil de Cliente Ideal e a sua Persona.

Entenda quem é exatamente o seu público, quais pessoas serão beneficiadas pelo uso das suas soluções, onde essas pessoas podem ser encontradas, o que poderia atraí-las para o seu negócio e até mesmo qual a melhor forma de comunicar para elas a sua oferta.

  • Conheça o seu mercado

Além de estudar o seu público, você precisa entender como as outras marcas do seu nicho se posicionam no mercado. Essas informações vão te ajudar a perceber como você pode se comunicar com o seu cliente ou até mesmo estratégias que você prefere não adotar na sua empresa.

Esse acompanhamento geral deve ser mantido constantemente, para não perder possíveis atualizações no mercado e deixar suas estratégias defasadas.

  • Saiba bem qual problema você vai resolver

Seu produto é um dos pilares de toda essa estratégia. Para encontrar um público, você precisa saber qual problema sua oferta está resolvendo, o que você faz e como isso vai transformar a vida das pessoas que fizerem negócios com você.

  • Escolha os canais ideais

Tão importante de o que e para quem, é o por onde. Dado o momento que você já sabe quais os problemas que sua empresa busca resolver e quem são as pessoas que vão comprar de você, analise por onde elas preferem fazer isso.

Escolher seus canais de comunicação e distribuição não depende apenas de como você quer fazer isso, mas de onde os seus clientes estão mais suscetíveis a irem para realizar a compra.

  • Decida com cautela o preço do seu produto

Um preço também representa valor. Se deparar com o quanto um produto vai custar sinaliza no nosso imaginário se aquilo vale mesmo a pena ou não. “Esse preço é justo?”, “Isso é muito bom, mas não vale o preço que paguei” ou “Isso vale cada centavo que gastei”.

Por isso, o preço vai dizer exatamente o que seu consumidor vai esperar de você. Ele precisa condizer com o seu custo para gerar lucro, obviamente, mas também ter sentido para quem está indo adquirir algo do seu negócio.

  • Sincronize sua equipe

Não adianta muito uma equipe de marketing bem estruturada mas outras equipes sem seguirem a mesma padronização de organização. Em algum momento o gargalo vai aparecer e a culpa não será do GTM.

Para uma execução de qualidade, toda a empresa precisa estar empenhada e direta ou indiretamente ligada. Setores como vendas, atendimento e suporte devem estar perfeitamente alinhados com tudo que estiver acontecendo durante a execução do lançamento.

Com isso, os resultados surpreendentes vão agradar todos os envolvidos.

  • Use métricas para avaliar suas ações

Estratégias precisam ser avaliadas – após a sua execução – através do uso de métricas. Elas quem vão apontar o quanto as suas ações foram efetivas ou não.

Guarde os resultados de tudo que for planejado e executado no seu GTM e, ao final, avalie tudo o que juntou. Compare suas ações corriqueiramente para entender onde o seus resultados estão te levando.

Conclusão

Colocar um produto no mercado requer muito mais atenção do que se imagina. Só disponibilizar uma nova ferramenta, um novo tipo de software, uma coleção ou o que quer que seja dentro do seu site ou rede social, por exemplo, vai causar uma frustração em toda a equipe que participou do planejamento de tudo aquilo.

Aposte em estratégias de Go To Market para planejar seus lançamentos e alcançar resultados positivos com suas vendas.

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