Google Analytics 4: o que é e qual seu impacto?

Gestão 17/01/2023
Pessoa escrevendo no papel com um computador e ceclular ao lado

Dados são importantes para qualquer empresa que queira tomar decisões certas em suas estratégias. É por isso que falar sobre dados, é falar sobre negócio.

O Google Analytics é uma ferramenta na qual as empresas trabalham para gerar e ter acesso a esses dados, podendo assim analisá-los para tomar os próximos passos em suas estratégias.

Qual a função do Google Analytics?

Como já dito, o GA é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Sendo utilizada no mundo todo, suas vantagens são: facilidade para configurar, integração com diversos serviços do Google (Ads e Search Console), além de uma versão gratuita e completa.

Se instalada de forma correta, será possível acompanhar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, localidade, dispositivos e outros dados. Com essas informações, é possível estruturar estratégias de forma mais eficiente.

agende-uma-demonstração

O que é o Google Analytics 4 e o que muda?

O Google Analytics 4 é uma atualização da ferramenta que resolveu diversos problemas e reclamações recebidas dos usuários. Também introduziu novas funcionalidades para a análise de dados comportamentais de usuários.

Mas agora com essa nova atualização, o que muda na ferramenta?

  • Métrica otimizada: agora o Google Analytics 4 consegue rastrear novas métricas de engajamento como as visualizações do youtube incorporados ao site, rolagem de tela, click em links externos e outras interações de forma automática;
  • Dados de app e web integrados: agora é possível unir dados de navegação de seu site para seu aplicativo e vice versa;
  • Facilidade no rastreamento entre domínios: agora ficará mais fácil de rastrear seus usuários entre domínios, caso você tenha mais de um;
  • Central de análise: novas formas para analisar e apresentar dados;

Veja também os artigos:

Estratégias de vendas: 06 dicas para aplicá-las em seu negócio

Gestão de vendas: o que é e como criar

Planejamento tático: qual o seu papel para alcançar os objetivos da empresa?

Quando utilizar o Google Analytics 4?

Com este texto, é possível perceber as vantagens em se utilizar a ferramenta do Google, além da facilidade em captar dados e informações relevantes para sua empresa. Eventualmente novas atualizações surgirão com novidades em suas funcionalidades.

Para aqueles que usam a ferramenta e para os que não usam, conseguir analisar dados é essencial se você busca ter resultados positivos. Ferramentas são aliadas na construção desses dados, afinal, não conseguimos captar todas as informações sozinhos.

A Meetz, além de disponibilizar diversas dicas aqui no blog, também possui uma equipe que está aguardando o seu contato, o motivo? Ajudar na captação de leads qualificados para ter os decisores certos na hora de fechar uma venda. Quer saber mais? Clique aqui!