08 livros sobre vendas imperdíveis para alavancar o seu negócio

Vendas B2B 07/07/2022
Livros sobre vendas

Desde livros históricos a livros atuais, com profissionais renomados no mercado e de empresas consolidadas, vamos apresentar  neste artigo quais são os que você não pode deixar de ler se está buscando sucesso na sua vida comercial.

Começar ou gerir uma empresa já em andamento não é uma tarefa fácil. Mesmo quando isso é feito com muita dedicação, são muitas atividades, demandas, processos e outras atividades no dia a dia, fora planejamentos, objetivos, sonhos a serem alcançados e por aí vai. Tudo isso requer atenção, comprometimento e não deve ser feito apenas de forma intuitiva.

Cada vez mais empreendedores entram no mercado, só em 2021 o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs), um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pelo Sebrae.

E para ajudar com todas as atividades que são necessárias para manutenção de uma empresa, preparamos esse artigo com livros sobre vendas fundamentais para a gestão e crescimento do seu negócio. Te contamos logo a baixo.

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O mundo dos negócios não é um ambiente fácil de se viver. Estratégias e técnicas de vendas são apenas o começo de tudo.

8 livros sobre vendas que você precisa ler

Desde livros históricos a livros atuais, com profissionais renomados no mercado e de empresas consolidadas, abaixo vamos apresentar quais são os que você não pode deixar de ler se está buscando sucesso na sua vida comercial.

Para empreendedores, donos de empresas, vendedores, profissionais autônomos, todos os que trabalham com vendas e são apaixonados por esse universo deveriam ler.

  • 1. Aventuras empresariais – John Brooks

Indicado como “o melhor livro de negócios que já li” pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, o livro de John Brooks relata histórias de sucesso e fracasso de diversas empresas. Ele conta como elas chegaram naquela situação e quais os fatores que contribuíram para isso.

O livro conta a história de empresas como a Xerox, a Ford e outras empresas. Embora seja de 1969, o livro traz fundamentos básicos que ainda fazem sentido para o mercado comercial e para empreendedores, empresários, vendedores e diversos outros profissionais que se aventuram no mundo das vendas todos os dias.

Em um artigo para Wall Street Journal, duas décadas depois de ter lido o livro pela primeira vez, Bill Gates afirmou que ainda era o melhor livro de negócios que ele já havia lido.

  • 2. As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Um dos pontos mais importantes do mercado atual é entender as necessidades do consumidor. Colocar o relacionamento com o cliente como uma das prioridades da empresa é um pilar importante para o exercício das novas estratégias de marketing e vendas.

O livro “as armas da persuasão” pode ajudar nessa jornada. Ele é construído em cima de uma pesquisa, realizada pelo autor, sobre o comportamento do consumidor e mostra pontos-chave para chegar ao convencimento nas suas negociações.

Profissionais que estão em busca de aprimorar suas técnicas de relacionamento com cliente, entendendo melhor o que o consumidor está buscando e quais as melhores formas de entregar o que precisa, podem apostar no livro de Robert Cialdini para ajudar nisso.

  • 3. Sonho Grande – Cristiane Correa

O livro “Sonho Grande” conta a história de um dos homens mais ricos do Brasil, Jorge Paulo Lemann, e de seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles. Juntos, fundaram um império bilionário durante os últimos 40 anos e ficaram conhecidos internacionalmente por comprarem empresas consolidadas e de valor para o mercado, como Budweiser, Burger King e Heinz.

Cristiane Correa estudou o trio por anos, analisou suas técnicas de negócios, os resultados das suas ações e juntou tudo no livro para que empreendedores de todo o mundo pudessem acessar e conhecer um pouco mais da trajetória do trio de sucesso.

Warren Buffet, conhecido como o maior investidor de todos os tempos, é um dos entrevistados do livro e chegou a falar que Jorge Paulo é um dos melhores homens de negócios. “Meu amigo – e agora sócio – Jorge Paulo e sua equipe estão entre os melhores homens de negócios do mundo. Ele é uma pessoa fantástica e sua história deveria ser uma inspiração para todos os brasileiros, assim como é para mim”, afirmou Warren em entrevista à Cristiane.

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  • 4. Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Baseado em entender como a sua empresa se apresenta ao mercado e como isso afeta a sua escala de sucesso, o livro divide organizações em duas situações, o mar vermelho e o mar azul.

O mar vermelho é onde se encontram a maioria das empresas e o mar azul é onde estão as empresas que se destacam, que apresentam características próprias que a fazem conquistar um novo mercado, alcançando um novo patamar de produtividade e resultados.

O livro apresenta técnicas e estratégias para serem postas em prática, baseadas em dados e fatos concretos analisados durante a sua construção. Ele aponta um passo a passo que deve ser seguido para entender a situação atual da empresa e como isso pode ser mudado, para que a marca saia do oceano vermelho e chegue ao oceano azul.

  • 5. Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

O livro que revolucionou o mercado de vendas, “Receita Previsível” é quase uma bíblia para startups.

Aaron Ross é conhecido por ter transformado a Salesforce entre o período que trabalhou no local, 2002 e 2006, gerando mais de US$100 milhões em vendas anuais.

Durante o período em que trabalhou na empresa, Aaron percebeu que a quantidade de vendas que uma organização pode fazer está mais ligada à sua forma de prospecção de clientes do que a quantidade de vendedores que ela possui.

Ele percebeu que vendedores entravam e saiam, inclusive figuras renomadas no mercado, e os resultados não apresentaram mudanças significativas.

O livro mostra como ele chegou a essa conclusão, quais são os pontos importantes para a execução das estratégias de receita previsível dentro das empresas, além de explicar também a importância da previsibilidade e por que as marcas deveriam traçar estratégias que a levassem a esse patamar.

  • 6. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

Um dos livros mais importantes da história, o best-seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, foi feito baseado em pesquisas e – mesmo tendo sido publicado em 1989 – continua sendo atual, impactante e irreverente.

Covey fala sobre uma mudança de mentalidade para alcançar resultados positivos no mundo corporativo e pessoal também. Para o autor, garantir conquistas externas passa primeiro pela transformação interna.

No decorrer do livro ele conta quais são os 7 hábitos e como eles podem garantir que você conquiste resultados.

  • 7. Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não – Carol S. Dweck

Mais um da lista de livros que inspiram Bill Gates, o livro é escrito por Carol Dweck, pioneira no estudo sobre o desenvolvimento pessoal. Ela traz relatos sobre o comportamento humano e como isso influencia diretamente na tomada de decisões.

Em seu estudo, a autora consegue apontar razões pelas quais algumas pessoas são otimistas, enquanto outras são pessimistas. Além disso, também mostra como isso pode afetar diretamente resultados de trabalho e conquistas.

É um daqueles livros que todo empreendedor deveria ler antes ou quando começar a colocar seu negócio para frente.

Veja também os artigos:

O que é Metodologia Agile e como ela funciona?

09 dicas para construir um pitch de vendas de sucesso

Marketing digital: como melhorar sua classificação no Google

  • 8. A coragem de ser imperfeito – Brené Brown

Dificilmente você escuta pessoas contando suas vulnerabilidades. Em um ambiente corporativo e competitivo, falar sobre as suas falhas não é uma prática comum.

Brené Brown foi na contramão disso tudo e escreveu o livro que já foi primeiro lugar na lista do The New York Times, falando sobre situações vulneráveis, medo, vergonha e imperfeição,

O autor mostra que viver é passar por experiências e que tudo isso nos acrescenta de alguma forma. E, além disso, todas essas vivências são o caminho para o aprendizado. Fugir delas e dos sentimentos não é um ato de coragem, mas de fraqueza, segundo ele.

A forma como o autor divide isso e abre um mundo que geralmente não é abordado, fez do livro um marco e sua leitura necessária para quem está na caminhada do mundo dos negócios.

Conclusão

O mundo dos negócios não é um ambiente fácil de se viver. Estratégias e técnicas de vendas são apenas o começo de tudo.

Para viver nesse universo, é importante contar com todo o apoio possível, levar as experiências em questão e aproveitar os recursos disponíveis para ajudar nessa caminhada. Essas dicas sobre livros de vendas vão te ajudar a entender melhor o mercado, a forma de se relacionar com seus clientes e como ir em busca de resultados que vão colocar a sua empresa em um patamar acima da média.