Lucro com produto gratuito? Conheça a estratégia usada no Fortnite

Logo do jogo gratuito Fornite

Você já se perguntou como um produto gratuito pode se tornar um fenômeno que gera lucro constantemente? 

A resposta pode surpreendê-lo! 

Com mais de 350 milhões de jogadores registrados, a empresa Epic Games conseguiu transformar a gratuidade em um modelo de negócios que gera lucro constantemente.

Entender todo o trabalho feito é crucial, pois revela estratégias que vão além do setor de games na qual a empresa está inserida. Neste artigo, vamos explorar os mecanismos inovadores que a Epic Games utiliza para converter seus usuários em fontes consistentes de lucro, sem cobrar pela entrada no produto chamado Fortnite. 

Vamos estudar os segredos por trás da estratégia da Epic Games e mostrar como Fortnite cria uma economia robusta com skins (recursos que modificam a aparência dos personagens usados para jogar), danças e parcerias com outras empresas. Continue conosco e descubra como a gratuidade se tornou um lucro para um dos maiores games desse setor.

O que é Fortnite?

Personagens olhando para o horizonte

Criado pela Epic Games, Fortnite é um jogo que se tornou um fenômeno com o tempo. 

A experiência que esse jogo proporciona é seu modo chamado “Battle Royale”, onde 100 jogadores competem para ver quem será o último sobrevivente. Para manter seu produto atualizado, a Epic criou outros modos que seus consumidores podem aproveitar, sendo eles o Modo Criativo, onde é possível criar jogos e experiências compartilháveis, e o modo “Save The World”, onde os jogadores seguem uma história montada pela própria Epic.

Agora, se você pensa que Fortnite é voltado para um público mais infantil, pense novamente. Pessoas de todas as idades se juntam nesse universo para aproveitar e usufruir de todos os modos disponíveis. E o mais curioso? É de graça! A Epic Games trouxe a possibilidade onde qualquer pessoa pode consumir seu produto, sem gastar um centavo. Claro que existem exceções, os extras são pagos, mas não são obrigatórios e não trazem nenhuma grande vantagem para  aqueles que compram, em relação aos jogadores gratuitos.

Quais estratégias geraram lucro para a empresa?

Várias moedas verdes de dinheiro caindo

A Epic Games fez o que todas as empresas precisam fazer para se destacar no mercado: conseguir aplicar um modelo que se diferencie dos concorrentes e mude o mercado em que está inserida.

A Epic Games conseguiu implementar estratégias para engajar e manter uma base de jogadores. Ela apostou em conteúdos que podem ser adquiridos dentro do jogo, conhecidos como microtransações. Essa decisão foi uma verdadeira mudança de jogo dentro do mercado.

Um desses conteúdos é chamado de “Passe de Batalha’’, um sistema de recompensa implementado no qual as pessoas podem comprar conteúdos exclusivos a cada temporada. O passo oferece, por exemplo, cosméticos exclusivos como skins, danças e outros itens que não alteram o desempenho no jogo. Apesar de não trazerem uma vantagem significativa, são altamente cobiçados pela comunidade de jogadores.

Passe de batalha com o personagem de Rick e Morty

Para atrair ainda mais o público, a Epic firma parcerias com grandes franquias e celebridades para criar eventos e itens temáticos dentro do Fortnite. Essas colaborações criam um destaque dentro das redes sociais, impulsionando ainda mais as vendas dos passes e outros itens. Com esses resultados conseguimos entender que o trabalho alinhado com a cultura pop é a chave para o engajamento contínuo do público.

Um grupo de personagens famosos

Como funciona o motor econômico do Fortnite?

Para conseguir adquirir os itens citados acima, os jogadores precisam comprar a moeda do jogo, os V-bucks. Essas moedas são o que movimenta a economia dentro do game. A Epic Games projetou um sistema monetário que consegue deixar seu público envolvido e interessado em adquirir mais. Como resultado, a empresa consegue ter um fluxo contínuo de lucro, o que redefiniu o sucesso dentro do mercado de jogos eletrônicos.

O truque que a empresa usou é transformar a jornada de compra em uma ação que não prejudica a experiência da pessoa com o produto. As transações são feitas de maneira suave, integrada e voluntária. Isso significa que o Fortnite continua sendo um produto gratuito no qual não é necessário investir para competir ou se divertir. Apesar disso, o público escolhe gastar com o que é oferecido dentro do jogo.

Cada evento no jogo e atualização de temporada trazem novas oportunidades para os jogadores mostrarem seu apoio e permanecerem engajados. Assim, a Epic Games mantém sua base de usuários sempre ativa e ansiosa pela próxima grande novidade, alimentando um ciclo de engajamento e lucro.

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E as estratégias de marketing?

Grupo de pessoas sentadas e pensando em conjunto

Entendendo a importância do engajamento, a Epic Games identificou que suas ações vão  muito além de manter o jogador ativo. Eles criaram um modelo em que  cada partida é uma nova experiência, garantindo que os jogadores voltem com frequência e gerem lucro.

O objetivo deste texto é ajudá-lo a entender como aplicar uma estratégia parecida, não necessariamente oferecendo um produto gratuito, mas entendendo o seu público e oferecendo algo que ressoe com seus interesses e que se destaque da concorrência, garantindo uma nova e diferente experiência para os consumidores. Se Fortnite usa eventos ao vivo e parcerias com grandes marcas para manter a empolgação, pense no que sua empresa pode fazer para criar uma experiência semelhante.

Preparado para apertar o play e partir para ação?

Mão de uma pessoa segurando um controle de videogame

A Epic Games demonstrou ser não apenas uma empresa criativa, mas também uma visionária em estratégias de monetização. O modelo de negócios adotado para Fortnite, visando oferecer uma experiência sem custos iniciais e capitalizar com itens virtuais e parcerias estratégicas, provou ser revolucionário, sustentando um lucro constante que redefine a economia dos jogos.

Neste artigo, exploramos os pilares da gratuidade aliada ao sucesso financeiro: desde a moeda virtual, os V-Bucks, passando pelas vendas de skins exclusivas e danças, chegando até as grandes colaborações que mantêm o jogo sempre relevante. Entendemos como a Epic Games utiliza táticas de marketing envolventes para manter os jogadores engajados e abrindo suas carteiras digitais repetidas vezes.

Chegou a hora de você pensar e aplicar novas estratégias para se destacar da concorrência, como a Epic Games fez. Pense em como você pode revolucionar o mercado que está inserido e conseguir cada vez mais clientes. Confira o vídeo abaixo para ter mais insights: