Marketing digital: como melhorar sua classificação no Google

Marketing 05/07/2022
Marketing digital: Classificação google

Encontrar seu próprio conteúdo entre as principais ofertas do Google nas consultas de pesquisa significa: entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo. E essa também é a máxima do marketing moderno. O Inbound, em particular, sempre funcionou de acordo com esse princípio. 

Mas, enquanto isso, muitas pessoas estão buscando o objetivo de um bom desempenho. Isso resulta em novos requisitos para otimização de mecanismos de pesquisa e fatores de classificação significativos. Neste artigo, você vai aprender como melhorar sua posição no Google e permanecer no topo.

Noções básicas de desempenho do site

Os sites precisam e devem ser encontrados. Na internet, ganha aquele que der a resposta certa a uma pergunta com a maior rapidez e precisão possível. Quem consegue realmente dar assistência, ofertas e soluções para dúvidas existentes. Para os fundadores do Google, essa frase ainda é um princípio da empresa. 

É certo que a otimização de mecanismos de pesquisa é um assunto complexo com muitas arestas. Mas um bom ranking no Google, e assim uma percepção mais fácil do seu conteúdo, não precisa de uma estratégia perfeita. 

Muitas vezes, é suficiente oferecer aos algoritmos a coisa certa e fornecer ao software o melhor suporte possível para indexação e rede.

Digressão: O que você precisa fazer para aparecer no Google? 

Em primeiro lugar, incluir qualquer site nos resultados de pesquisa do Google é gratuito e fácil. Ninguém tem que apresentá-los explicitamente. 

O Google se baseia em um mecanismo de pesquisa totalmente automatizado, usando rastreadores da Web (um software de análise automatizado) para rastrear continuamente a Web em busca de páginas para adicionar ao índice. 

Ao rastrear, o Google segue links individuais, lê sitemaps e usa muitos outros métodos para encontrar URLs e fazer conexões significativas. A entrada de índice descreve o conteúdo e a localização (URL) de cada site, de forma tão abrangente quanto os algoritmos podem dividir essa página. Se você pensa estrategicamente, o Google abre todos os tipos de portas.

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Os passos mais importantes para uma melhor classificação

Existem 5 etapas possíveis que cobrem o caminho para uma melhor visibilidade para os usuários. Nem todos eles precisam ser implementados em paralelo e diretamente. Mesmo pequenas melhorias podem desbloquear o potencial para melhores classificações.

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Passo 1: Torne-se um especialista em uma área específica

Os algoritmos de pesquisa estão mais inteligentes do que nunca e agora são capazes de reconhecer conexões entre diferentes consultas de pesquisa. Além disso, os usuários não mais simplesmente inserem palavras-chave no mecanismo de pesquisa, mas formulam perguntas inteiras. 

A entrada de voz, em particular, torna as consultas de pesquisa mais complexas e espera-se que as respostas estejam no contexto certo para a pergunta feita.

Isso também explica por que o Google oferece hits nos quais muitos termos de pesquisa nem sequer estão incluídos. O algoritmo tenta reconhecer associativamente o que os usuários estão procurando sem que eles formulem sua pergunta de forma mais explícita.

A conclusão: não faz mais sentido ter o maior número possível de palavras-chave de cauda longa em um site com a maior frequência possível. 

Em vez disso, você deve ser percebido como um dos principais especialistas em seu setor e não se esquivar da complexidade em sua área de assunto. Crie valor agregado com conteúdo de uma perspectiva especializada. 

Responda a perguntas. Discuta problemas típicos. Ajude habilmente o primeiro passo em direção a você; a segunda etapa segue automaticamente. O Google espera que você faça conexões de qualidade aqui. 

Portanto, seu conteúdo deve ser agrupado em contextos significativos e em tópicos sob demanda. Dessa forma, as palavras-chave ganham um novo significado como uma espécie de assinatura de inventário. E, portanto, determine apenas uma palavra-chave central por página de conteúdo do seu site.

2. Criar conexões cruzadas por meio de links significativos

Assim que você puder oferecer artigos, vídeos, materiais com bastante valor agregado para os usuários, trabalhe agressivamente com links em suas páginas. Links significativos para outros aspectos, subtópicos, backlinks, etc.

Assim que outro conteúdo seu ou de outros provedores mostrar um grão de valor agregado para o usuário, você deve consultá -lo. Isso torna mais fácil para os usuários navegar e encontrar informações relevantes.

3. Otimizar URL, dados de imagem, tempos de carregamento e metadados

Encontrar uma URL fácil de lembrar? Como o conteúdo parece tão interessante, muitos usuários o experimentam sem marcá-lo imediatamente. Portanto, certifique-se de ter um URL fácil!

Ao mesmo tempo, muitos sites abrem mão de seu potencial de classificação ao lidar com imagens. Eles podem dar suporte ao ranqueamento do seu texto e até mesmo conseguir bons resultados nas buscas de imagens. 

4. Responda a perguntas urgentes de forma breve e precisa

Se você inserir uma pergunta no Google, um segmento com um breve resumo de possíveis respostas aparecerá imediatamente. Há também fotos, referências e adições. Você não precisa clicar em um link para obter respostas. Este é o princípio básico do Google. 

Tecnicamente, são os chamados snippets em destaque, ou seja, resultados de pesquisa destacados. Faz todo o sentido otimizar e lidar com seu próprio conteúdo a esse respeito.

O Google recupera os snippets de uma lista que aparece como os principais resultados de pesquisa. Também pode ser exibido conteúdo que não seja considerado o resultado principal, porque na maioria dos casos o Google o usa para fornecer respostas a perguntas como “o que é”. 

Seu conteúdo é bem-vindo para responder a essas perguntas de forma inequívoca. Assim, eles fornecem formulações adequadas para definir um possível escopo de pesquisa. Com um pouco de sorte, o Google usará seu conteúdo para um snippet de uma pergunta específica.

5. Atualize postagens antigas do blog

Os benefícios de cada novo conteúdo – por exemplo, novas postagens no seu blog de sapatos modernos? – São óbvios:

  • Páginas adicionais são indexadas pelos mecanismos de pesquisa e atribuídas a você;
  • Sua posição de especialista no mercado será fortalecida de forma sustentável;
  • O novo antigo também pode trazer novos visitantes ao seu site.;

Mas criar novos conteúdos não só leva tempo, como também requer uma nova percepção e atenção. Portanto, recomendamos revisar e otimizar postagens antigas em seu próprio blog da empresa. 

Isso permite que você use a presença existente desse conteúdo nos mecanismos de pesquisa para si mesmo. Porque ao atualizar informações, links, palavras-chave, etc., novos visitantes vão ficar sabendo do seu conteúdo.