Entender o mercado B2B é importante para que as empresas possam saber qual caminho seguir, visto que a cada ano mudanças são feitas, seja no modo de vender ou na forma como o consumidor age.
Descobrir essas transformações vai muito além de acompanhar o que está sendo feito de novo, mas também capturar dados e analisá-los cuidadosamente. Foi o que a empresa de tecnologia Wunderman Thompson Commerce & Technology fez. Ela realizou uma pesquisa para analisar o comportamento das vendas B2B no ano de 2023, para assim, ser possível compreender quais mudanças podem ocorrer no futuro. Confira neste artigo.
A transformação do mercado global
As pessoas estão vivendo em um mundo que está cada vez mais digital, mudando totalmente a maneira de se comportar em todos os aspectos da vida. Mas, qual a conexão disso com o mercado global? É simples: essa digitalização mudou a forma como os consumidores compram, escolhendo muito mais a praticidade do online.
Ao produzir a pesquisa, a Wunderman chegou a essa conclusão, analisando o desejo que as pessoas possuem por escolher o caminho digital por toda a jornada de compra. Não só isso, mas eles descobriram que a base de compradores B2B está frustrada pela má gestão de aplicativos e dispositivos móveis, onde enfrentam dificuldades em seus processos de compra de algum produto ou serviço.
Além de entender essa transformação, é necessário ter consciência do quão importante é facilitar a jornada de compra. Encontrar e acabar com barreiras que podem dificultar esse caminho aumenta as chances da venda ser realizada. Com novas tecnologias, está cada vez mais prático encontrar maneiras de melhorar os processos da sua empresa.
O comportamento de compras online
Como a digitalização está presente fortemente, 49% das vendas B2B em 2021 foram feitas online, tendo como líder a África do Sul. O Reino Unido, por outro lado, marcou presença no último lugar dos países pesquisados.
Não só temos dados recentes, mas é possível prever, com base na pesquisa, que em cinco anos essa porcentagem pode subir em até 68% em vendas feitas por canais digitais. Confira os detalhes abaixo:
A frustrante experiência de compras online
Ter plataformas online com um bom desempenho é essencial para facilitar não só a maneira de vender, mas de levar o consumidor até a compra do que você oferece. Pense se o seu site ou aplicativo possuem um carregamento de página baixo, se as dimensões estão corretas para cada dispositivo e até se os botões estão na melhor posição possível. Tudo isso pode fazer com que você tenha vendas ou não.
A pesquisa também constatou que 48% dos compradores B2B de todo o mundo estão frustrados com a maneira que as vendas online são feitas, muito por conta de problemas funcionais em sites e aplicativos. Se construído da maneira correta, é possível ter uma plataforma que funcione perfeitamente, evitando que vendas sejam perdidas. Confira como clicando aqui.
Com base na tabela abaixo, percebemos que a Índia se encontra no topo, tendo o maior número de consumidores B2B insatisfeitos com a maneira em que as vendas online são feitas.
O que vender online?
Quando pensamos em vendas online imaginamos produtos sendo empacotados e enviados até o destinatário. Mas, os produtos digitais estão presentes também neste meio, como softwares e programas que empresas B2B precisam utilizar em seus processos.
A pesquisa nos dá um dado interessante: 48% de tudo o que é vendido online se enquadra em produtos digitais, enquanto os físicos fazem parte dos 52% da conta, podendo ser matérias-primas e componentes.
Grande parte dos países participantes dessa pesquisa possuem mais vendas de produtos físicos, conforme a tabela abaixo. Mas atenção, lembre-se que tudo está se tornando cada vez mais digital, portanto, a tendência é que os clientes busquem por soluções digitais para os problemas.
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É preciso se adaptar
Como tudo, a maneira de se vender também mudou com o tempo. As formas utilizadas antes, já não funcionam com tanto sucesso hoje. Estar atento a todas essas mudanças é importante, mas o primordial é saber como se adaptar, afinal, seu negócio precisa seguir esse caminho que se transforma muitas vezes.
Neste texto é possível ver que as pessoas buscam mais pelo online, afinal, vivemos na era digital. Preparar seu negócio para que esteja apto a funcionar nesse meio faz com que ele sobreviva e continue ativo no mercado. Agora é a hora de você parar e pensar no que é possível adaptar e melhorar dentro dos processos do seu negócio.