Segundo dados do IBGE, 58% das startups falham nos primeiros cinco anos. Um gestor comercial eficaz pode fazer a diferença para o seu negócio não estar entre as estatísticas. Reconhecer a relevância dessa posição é essencial para alcançar os melhores resultados.
Neste texto iremos abordar algumas estratégias e práticas que demonstram como encarar o papel de ser um gestor comercial.
Qual o papel de um gestor comercial?
Um gestor comercial é o estrategista que tem o papel de traçar um caminho para o crescimento das vendas e a expansão dentro do mercado que atua. Como uma das principais responsabilidades é definir metas claras e alcançáveis, sempre buscando o alinhamento com os objetivos gerais da empresa. Para que tudo ocorra conforme o esperado, é importante ter uma compreensão profunda do mercado e dos clientes.
Ser um líder também é fundamental para ser um gestor comercial de sucesso. É preciso inspirar e motivar a equipe, garantindo que todos foquem em alcançar melhores resultados. Saiba como ser um bom líder e alcançar um novo patamar, clicando aqui.
Por fim, é importante saber como construir e manter relacionamentos sólidos, tanto internamente quanto com parceiros e clientes externos. Um bom gestor comercial sabe que o networking é essencial para abrir portas e criar oportunidades.
Para ser um bom gestor comercial, é necessário desenvolver uma série de habilidades que vão desde a capacidade de liderança até o conhecimento técnico de vendas e marketing. Confira algumas habilidades essenciais para alcançar uma gestão comercial eficaz:
Habilidades técnicas
Conhecimento da empresa: ter um conhecimento profundo não só da empresa no geral, mas também no que está sendo vendido é essencial para conseguir transmitir confiança e credibilidade.
Gestão de CRM: utilizar sistemas de gestão de relacionamento é importante para otimizar processos de vendas e relacionamento. Descubra mais sobre táticas de CRM clicando aqui.
Foco nos resultados
Orientação para metas: é super importante ter como motivação os objetivos estabelecidos e, acima de tudo, muito foco para alcançá-los.
Análise de dados: interpretar dados coletados para tomar decisões com precisão, baseadas em fatos com o objetivo de melhorar o desempenho da equipe.
Competências interpessoais
Negociação: saber lidar com clientes, fornecedores e parceiros.
Gestão de conflitos: saber resolver conflitos internos e externos de maneira construtiva.
Adaptabilidade e inovação
Busca por conhecimento: ter aprendizagem constante como prioridade e se adaptar a novos métodos e tecnologias.
Inovação: estar em busca de soluções que possam melhorar a eficiência da empresa dentro do mercado.
Capacidade de motivação
Reconhecimento: estar aberto a sempre reconhecer e recompensar o bom desempenho tanto da equipe quanto dos colaboradores.
Inspiração: ter a capacidade de inspirar a equipe para alcançar novos resultados.
Gerenciamento de tempo
Priorização: ser capaz de separar quais tarefas são mais importantes e urgentes.
Delegar de forma eficiente: ter a consciência de saber delegar as tarefas com o objetivo de otimizar os esforços da equipe.
Para ser um bom gestor comercial, é importante equilibrar e desenvolver constantemente essas habilidades. A combinação de capacidades interpessoais, técnicas e estratégicas será determinante para o sucesso na gestão de uma equipe comercial e nas relações com clientes e parceiros.
O ponto de partida para ser um excelente gestor comercial
Estar dentro do mercado e contar com um bom gestor comercial aumenta as chances do negócio alcançar o sucesso que almeja. Com esse texto abordamos algumas das atribuições essenciais dessa função e exploramos as habilidades necessárias para uma gestão comercial efetiva.
Agora, tendo as informações necessárias, você tem a chance de não apenas estar preparado para os desafios do mercado, mas conseguir crescer no cenário competitivo com a empresa.
É válido lembrar que um bom gestor também se preocupa com a saúde mental dos colaboradores. No Meetz Talks temos um episódio no qual abordamos a importância da saúde mental e como ela está conectada com a produtividade. Confira abaixo o conteúdo: