O que é SEO e como utilizá-lo em sua estratégia

Marketing 05/04/2022
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Aparecer no topo das pesquisas dos buscadores, em especial no Google, o mais utilizado hoje em dia, é o maior desejo dos gestores. E não podia ser diferente. Estar nas primeiras posições da primeira página significa obter um aumento no tráfego orgânico e  nas  visualizações. O que eleva as chances de gerar mais vendas no seu site ou e-commerce.

Como conseguir isso? Existem algumas formas, como utilizar a plataforma Ads do Google. Mas um ótimo caminho, principalmente se você já atua com ações voltadas para o Marketing Digital, é implementar uma estratégia de SEO, que será o tema do nosso post de hoje.

O que é SEO?

Vamos começar explicando o significado dessas três letras. SEO quer dizer Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca em português). Mas o que isso quer dizer na prática?

É um conjunto de técnicas e estratégias que visa fazer melhorias, internas e externas, em diversos aspectos de um site para que ele seja melhor avaliado pelas ferramentas de busca, principalmente pelo Google que, embora não seja o único buscador online, é o mais utilizado, possuindo 92% de share neste ramo. 

Mas como ele avalia qual site é melhor e merece estar nas primeiras posições? Através dos seus algoritmos, que determinam qual página melhor atende à pesquisa realizada pelo usuário.

Hoje os algoritmos do Google são capazes de interpretar diversas pesquisas dentro de um contexto para o usuário. Ao ponto de saber se o internauta que pesquisa por “fogão”, por exemplo, está se referindo ao eletrodoméstico ou ao time de futebol Botafogo.

Entenda que, apesar das melhorias serem de aspecto técnico, elas são sempre feitas visando entregar a melhor experiência para o usuário. Apesar do Google se utilizar de algoritmos e robôs para realizar essa leitura, o SEO está sempre centrado nas pessoas. 

Alguns pontos que atrapalham a experiência do usuário em um site são:

– lentidão no carregamento de uma página;

– página não encontrada (Erro 404);

– falta de conteúdo ou textos muito artificiais, que não trazem informações ao internauta;

– site que não possui uma versão responsiva (que adequa seu formato para a tela de smartphones).

Quais são os Pilares do SEO? 

Muitas otimizações podem ser realizadas no canal orgânico, para que a página alcance melhores resultados. E todas estão relacionadas aos três pilares do SEO, que são:

– SEO Onpage 

– Conteúdo 

– SEO Offpage

SEO Onpage

O SEO Onpage diz respeito à tecnologia do site. Aqui, o Google avalia os fatores relacionados à página que podem (ou não) proporcionar uma boa experiência para o internauta. Alguns desses fatores são:

– navegação rápida e intuitiva em uma página;

– velocidade de carregamento, que vem através de um HTML limpo e uma plataforma otimizada;

– Ter um site responsivo e com uma boa navegação, já que hoje 58% dos usuários brasileiros só acessam a internet através do celular.

Conteúdo

Esse pilar do SEO aponta a importância de oferecer conteúdos que são relevantes para o público que seu site quer atingir, seja ele no formato de imagens, vídeos e, principalmente, textos que trabalham com palavras-chave (termos que o internauta usa para realizar determinadas pesquisas no Google) levando em conta principalmente a intenção de pesquisa do usuário.

Além de mostrar um texto que seu público procura, também é importante otimizá-lo, para que o Google o avalie bem. Para isso, otimize Title e Meta Description em suas páginas,  , monte uma boa estrutura de headings (“H” ou “Título” nos softwares editores de texto) e faça uso dos CTAs (Call to Action).

SEO Offpage

Se o SEO Onpage trabalha tudo que está dentro do site, o SEO Offpage diz respeito a tudo que está fora dele. Ou seja, sua autoridade em um assunto ou nicho e sua presença em outros sites de qualidade, fazendo com que eles tenham links que levem seus usuários para as suas páginas por meio de conteúdos otimizados de qualidade em guest posts por exemplo.

O Google também avalia o contexto aplicado a esse link. Por exemplo, se sua página fala sobre bolos, não tem muito a ver ter um link seu em uma página que fala de carros, não é?

O segredo aqui é fechar parcerias com sites que tenham a ver com seu nicho, e oferecer a eles um bom conteúdo otimizado. Quanto mais links apontarem para o seu site, de maneira gradual, mais autoridade em determinado assunto ele ganha.

Vale lembrar que nenhum pilar do SEO é mais importante que o outro. O melhor é uma combinação dos três, para que seu site tenha uma melhor base e possa começar a trazer tráfego orgânico.

Como começar uma estratégia de SEO?

Assim como o Marketing Digital como um todo, também é importante traçar uma estratégia para o uso do SEO no seu negócio. Mas para isso, você precisa ter em mente onde você quer chegar (resultados pretendidos no canal orgânico) e como o SEO pode ajudar a atingir esse objetivo.

É importante apontar que uma estratégia de SEO não traz resultados imediatos, mas sim   ao médio e/ou longo prazo. Em compensação, seu retorno sustentável é muito mais duradouro para o site. Portanto, para começar uma estratégia de SEO, os primeiros passos são:

Defina um objetivo

É muito importante definir de imediato seu objetivo, pois as ações de SEO serão focadas para atingí-lo da melhor forma. Alguns exemplos de objetivos para sites, sejam blogs ou lojas virtuais, são:

– Aumentar o tráfego orgânico (e referral traffic, caso tenha ações de Link Building);

– Aumentar a base de leads;

– Reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes);

– Gerar mais vendas;

– Aumentar sua autoridade;

– Educar o mercado;

Assim, estabelecendo metas e KPI’s, você consegue acompanhar se está tendo êxito ou se precisa ajustar sua estratégia. Ou até mesmo repensar o seu objetivo inicial.

Defina sua persona

Não adianta pensar em um objetivo ou em uma estratégia de SEO se você não sabe para quem ela se direciona, não é? Por isso é importante definir a sua persona.

Diferente do público-alvo, uma persona nada mais é do que a personalização de dados das pessoas que você quer atingir por meio de uma espécie de avatar semi-fictício que simboliza o tipo de usuário ideal que você tornar seu cliente.

É preciso criá-la o mais próximo possível da realidade, com nome, idade, profissão e, principalmente, levar em conta que dores ela possui que você e seu negócio podem ajudar a resolver.

Elas são importantes para determinar o tipo de palavras-chave e intenção do usuário que serão usadas na estratégia de SEO e para ajudar a guiar os clientes através do funil de vendas.

Conte com a ajuda de ferramentas

É importante fazer uso de certas ferramentas para que você saiba a situação atual do site, e  possa embasar e acompanhar os resultados da sua estratégia. As principais para começar uma estratégia de SEO são o Google Analytics e o Google Search Console.

Google Analytics

O Google Analytics ajuda na análise de dados, fornecendo várias informações e recursos para avaliar o seu desempenho. Alguns exemplos do que é possível acompanhar nele são:

– Monitoramento de tráfego orgânico;

– Identificação de visitantes à página;

– Taxa de engajamento;

– Identificação dos canais que geram mais tráfego.

Google Search Console

O Search Console oferece diversos relatórios relacionados a aspectos mais técnicos do site. Mesmo sendo mais voltado para webmasters, é possível realizar diagnósticos e obter informações como:

– Se o site possui algum erro de indexação;

– Se o site foi, de alguma forma, penalizado pelo Google;

– Quais sites possuem links que levam para o seu site;

– Para quais palavras-chave o seu site está aparecendo nas pesquisas e a posição no ranking do Google.

Nesse ponto, é bom contar com um desenvolvedor para ajudar com as tarefas mais técnicas. 

Posso realizar estratégias de SEO sozinho para o meu site?

Embora não muito aconselhável, é perfeitamente possível que você desempenhe sozinho uma estratégia de SEO para o seu site. Mas uma agência de SEO possui profissionais focados em tarefas específicas voltadas para o projeto.

Além disso, o processo de implementação das demandas de uma estratégia de SEO toma tempo. Tempo que você pode aproveitar para se preocupar com outras importantes questões quando se trata de gerir um negócio.

Conclusão

SEO se tornou um dos tópicos mais importantes para quem busca maior visibilidade nos buscadores e o aumento do tráfego orgânico das  suas páginas.

Afinal, quem está no topo do Google, para determinados termos, tem as páginas muito mais visitadas pelos usuários ( isso porque normalmente as pessoas clicam apenas nos 3 primeiros resultados da busca orgânica quando estão realizando uma pesquisa). 

Por esses motivos, buscamos explicar brevemente como começar uma estratégia de SEO. Mas existe um mundo inteiro de possibilidades a serem exploradas. Por isso procure saber mais sobre SEO e como ele pode ajudar seu site a conquistar as melhores posições no Google.