Planejamento empresarial: monte o seu com essas 6 estratégias

Gestão 06/12/2023
Desenho de um tabuleiro de xadrez com algumas peças desaparecidas

Transforme sua empresa com estas dicas cruciais de planejamento para o próximo ano e descubra como é possível aumentar o seu crescimento com estratégias certeiras! 

Um planejamento empresarial pode ser a chave para que sua empresa tenha sucesso no próximo ano. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, empresas que aplicam estratégias de planejamento detalhadas têm 30% mais chances de crescimento. Estar preparado para o futuro é uma grande vantagem competitiva.

Chegar até o topo é um caminho com incertezas, mas com as informações desse artigo você poderá dar um passo a mais e ficar mais preparado que seus concorrentes para 2024.

Fundamentos do Planejamento Empresarial

É preciso compreender bem quais os fundamentos do planejamento, visto que ele é o coração estratégico do negócio. Com ele é possível aliar visões, ajustar expectativas e definir os objetivos de forma clara. Mas, não para por aí. Também é sobre antecipar desafios e oportunidades. Com tudo isso claro, fica mais fácil controlar o “carro” caso apareça alguma curva no meio do caminho.

O planejamento empresarial está sempre se moldando conforme as necessidades do mercado e da sua empresa. Tenha em mente que ajustes e refinamentos constantes serão sempre necessários.

6 estratégias para um planejamento eficiente

Para ter um planejamento empresarial consolidado, é preciso montá-lo da maneira certa, aqui estão seis estratégias para você aplicar enquanto estiver montando o planejamento da sua empresa.

Análise SWOT

Análise SWOT pode ajudá-lo a entender melhor suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A partir disso, você pode começar a desenvolver estratégias que maximizem suas forças e oportunidades, ao mesmo tempo em que tentam minimizar suas fraquezas e ameaças.

Para ter sucesso nessa primeira parte, confira mais sobre análise SWOT em nosso artigo clicando aqui.

Definir metas claras e mensuráveis

Homem apontando para um quadro enquanta conversa com duas pessoas

Uma vez que você tenha uma boa compreensão de sua situação atual, você deve definir objetivos claros para o próximo ano. Certifique-se de que eles sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

Planejar e priorizar iniciativas

Depois de definir metas, identifique as ações que precisam ser implementadas para alcançar esses objetivos. Saiba priorizar as metas de acordo com a importância.

Envolver a equipe

Inclua membros da equipe no processo de planejamento. Isso faz com que eles contribuam com novas ideias e perspectivas, além de aumentar o comprometimento da equipe na hora de implementar o planejamento empresarial.

Análise financeira

Realizar uma análise financeira da empresa também é fundamental. Entender o fluxo de caixa, projeções de receitas e despesas ajudará a determinar os recursos disponíveis para implementar novas estratégias e alcançar os objetivos estabelecidos.

Rever e ajustar o plano regularmente

O ambiente de negócios está sempre mudando, por isso, é importante revisar e ajustar o plano de forma constante. Este procedimento permitirá que a empresa consiga tomar ações rapidamente caso alguma mudança de mercado apareça.

Lembre-se, ao implementar um planejamento empresarial, é fundamental garantir que todos na organização entendam o plano e estejam alinhados com a visão da empresa para o próximo ano. 

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Como estabelecer metas realistas

Estabelecer metas realistas no planejamento empresarial é o primeiro passo para não se perder no meio do caminho. Algo comum é as empresas mirarem alto e escolherem objetivos difíceis de serem alcançados naquele momento. Confira como estabelecer metas de forma que sua empresa seja capaz de alcançar:

Utilize o método SMART

O método SMART é:

  • Specific (Específico): a meta deve ser clara e bem definida. Um bom exemplo seria: “Aumentar as vendas em 15% no próximo trimestre”.
  • Measurable (Mensurável): deve haver uma maneira de medir o progresso em direção à meta. No exemplo acima, isso seria feito acompanhando o valor das vendas.
  • Achievable (Alcançável): a meta deve ser realista, algo que você tem os recursos e a capacidade para alcançar. Por exemplo, se você é uma  empresa nova, “ganhar 50% do mercado” provavelmente não é uma meta alcançável.
  • Relevant (Relevante): a meta deve ser relevante para o sucesso do seu negócio a longo prazo, e também estar alinhada com os outros objetivos da sua empresa. Por exemplo, treinar a equipe de vendas com mentorias e cursos para aprimorar habilidades.
  • Time-bound (Temporal): deve haver uma linha do tempo clara para a realização da meta. No exemplo acima, você tem até o final do próximo trimestre para alcançar a meta.

Certifique-se de que as metas são realistas

Você precisa ter certeza que as metas que está definindo são, de fato, alcançáveis. É importante ser otimista, mas também realista. Se definir metas muito altas, pode acabar se frustrando, desistindo e o pior: não alcançando o seu objetivo.

Analise o ambiente

Homem olhando o horizonte com um mapa ao seu lado

Analise sua empresa e o ambiente de negócios em que você está operando. Isso inclui estudar a concorrência, o mercado, as tendências e outros fatores que podem ter um impacto no seu sucesso. Isso irá ajudá-lo a definir metas que estejam alinhadas com as realidades do seu setor.

Crie metas menores dentro dos objetivos principais

Grandes metas podem parecer inalcançáveis. Divida-as em metas menores e mais gerenciáveis. Dessa forma, cada uma delas vai contribuir para a grande meta. Isso torna a meta mais gerenciável e permite que você acompanhe o progresso de forma eficaz.

Seja flexível

As coisas nem sempre acontecem como planejado, então esteja pronto para se adaptar e ajustar suas metas conforme necessário. Modificar um objetivo não significa que você está comprometendo o sucesso, pelo contrário, demonstra que você sabe avaliar suas circunstâncias e tomar as decisões corretas para atingir seus resultados desejados.

Os objetivos são fundamentais para qualquer plano empresarial de sucesso. A chave não é apenas definir metas, mas garantir que sejam metas que você possa efetivamente trabalhar para alcançar.

Começando a colocar em prática em 3, 2, 1…

Está na hora de aplicar esse conhecimento valioso no planejamento do próximo ano da sua empresa. Lembre-se: negócios que se dedicam ao planejamento detalhado ampliam suas chances de crescimento significativamente. Não perca essa oportunidade de ganhar vantagem competitiva.

Mais insights para você

Confira um dos episódios do podcast da Meetz para obter mais dicas de quem conhece o mercado: