Descubra como alcançar seus objetivos com um planejamento tático

Vendas B2B 22/07/2022
planejamento_tatico

O planejamento tático serve para traçar ações de curto ou médio prazo para sua empresa alcançar seus objetivos. Ele tem o intuito de alinhar estratégia de operações práticas, para que as expectativas e a realidade se encontrem. Neste artigo, vamos te explicar como funciona o planejamento tático na organização das empresas.

Se você passear pelas salas de grandes empresas, às vezes até mesmo de médias e pequenas empresas, não vai ser difícil encontrar pessoas correndo para entregar suas atividades, prazos se esgotando e problemas sendo resolvidos de última hora. A expressão “apagar incêndios” é bem comum de ser ouvida em ambiente corporativo.

Essa rotina acelerada acaba criando a seguinte situação: os planos são feitos, mas não são colocados em prática. A execução se perde e alguns detalhes que poderiam fazer diferença acabam ficando para trás. Esses problemas podem ser resolvidos quando um planejamento é realizado. 

O planejamento tático ajuda empresas e seus colaboradores a executarem suas ideias de maneira prática, materializando o que foi planejado e acompanhando cada parte do percurso. Continue com a gente para entender o que é planejamento tático e qual o seu papel para alcançar os objetivos que foram traçados.

Planejamento tático

Sem um planejamento, se torna mais difícil a empresa saber qual caminho percorrer, resultando em tentar diversas estratégias que muitas vezes são desnecessárias.

A importância da organização para as empresas

Antes de falarmos sobre o planejamento tático na prática, é importante explicarmos a importância da organização para as empresas no seu dia a dia.

Independente do tamanho da sua empresa, do seu faturamento e da quantidade de colaboradores, a organização é um ponto fundamental para a realização das suas atividades, para alcançar os seus objetivos com qualidade, agilidade e conseguir vislumbrar o crescimento do seu negócio. 

Uma empresa que possui muitos gargalos, muitos trâmites quebrados, realização de atividades sem atenção aos detalhes ou que vive precisando realizar tudo de última hora vai se deparar sempre com dificuldades e caminhar lentamente para o sucesso.

Ao contrário disso, uma empresa organizada, com seus processos bem definidos e com colaboradores envolvidos na organização já está no caminho certo para o crescimento e reconhecimento do mercado. 

A organização vai ajudar sua empresa a:

  • Otimizar os processos;
  • Evitar gargalos e procrastinações;
  • Alinhar a atividade dos seus colaboradores;
  • Possibilitar tomadas de decisões mais assertivas;
  • Melhorar a qualidade de cada etapa da empresa;

O que é o planejamento tático e como ele contribui para organização

Agora que você já entendeu a importância da organização para a sua empresa, vamos te apresentar um recurso que certamente vai ajudar toda a sua equipe. 

O planejamento tático é um meio de alinhar expectativas com a realidade. Mas como assim? Expectativas são as ideias de um projeto, o momento de planejar e elaborar o que precisa ser feito. Realidade é a execução desse planejamento, o operacional de rotina, com todos os setores que tiverem relação com o objetivo. 

O planejamento tático vai apresentar: 

  • Objetivo;
  • Prazos;
  • Metas;
  • Processos;
  • Ferramentas;

Ou seja, esse documento vai sinalizar o que precisa ser feito, até quando, como isso vai ser realizado e quais as ferramentas serão utilizadas para que tudo isso aconteça. 

Para formatar um planejamento tático é preciso ter o conhecimento das atividades e se comprometer com a execução de cada uma delas. Quando algo não for realizado, é preciso sinalizar essa ocorrência e os motivos das alterações. 

Dessa maneira, o planejamento, mesmo sem estar totalmente condizente com o original, vai apresentar o que realmente aconteceu e ajudar na mensuração dos resultados. 

Veja também os artigos:

Análise SWOT: como aplicar nas suas estratégias de vendas

O que é plano de ação e como montar um para o seu negócio

Aprenda a elaborar uma proposta comercial de sucesso

As etapas para construção do planejamento tático

É importante destacar que o planejamento tático precisa ser feito de um modo que possa ser realizado na prática. Esse material não deve conter informações que a empresa não vai ser capaz de realizar, isso tiraria todo o objetivo do planejamento.

Ele deve ser construído seguindo cada etapa que a empresa precisa seguir para chegar no seu objetivo, conforme apontamos acima. Abaixo vamos ver um pouco de cada uma delas:

  • 1. Objetivos

O objetivo a ser alcançado é o principal fator de um planejamento tático. É por causa dele que o planejamento é feito, para traçar todos os outros pontos necessários para chegar até o que está sendo desejado.

Objetivos podem ser sempre a curto, médio ou longo prazo. No caso do planejamento tático, estamos falando de curto ou médio prazo.

  • 2. Prazos

Estabelecer prazos é o que garante a previsibilidade de uma estratégia. Sem um tempo de início, meio e fim, o projeto fica solto e a empresa não vai ser capaz de esperar o que pode acontecer. 

O prazo para realização de um objetivo vai permitir avaliar também quanto a sua empresa gastou dentro daquele determinado período para alcançar o que estava sendo desejado, se isso foi o suficiente, a mais ou a menos do que o necessário. 

  • 3. Metas

As metas são as pequenas realizações que vão se aproximando do objetivo. 

Se a empresa tem um objetivo de aumentar as vendas do e-commerce, as metas são todas as pequenas etapas que precisam ser alcançadas para chegar nesse resultado final. Com elas vai ser possível acompanhar e mensurar o processo, entendendo se está ou não perto do objetivo final, o que falta e se tudo está indo como planejado. 

  • 4. Processos

Os processos são etapas complementares às metas. São as operações realizadas para alcançar o que a empresa está buscando.

Nada é feito sem processos. Uma nova rodada de prospecção, por exemplo, passa por filtro do público-alvo, reuniões de estratégia, definição da ação e, por último, ativação de uma campanha. Tudo isso são os processos necessários para a captação de leads da empresa. 

Neste momento, os colaboradores envolvidos nos processos precisam estar cientes de suas responsabilidades para o sucesso da empresa. 

Esse envolvimento também possibilita que toda a empresa se movimente para alcançar o que almeja.

  • 5. Ferramentas

Por último, as ferramentas que vão facilitar a realização de todos os trâmites para o alcance do objetivo. 

A organização da empresa passa diretamente pela organização das informações que entram e saem o tempo todo. Trabalhar com vendas é lidar com novos dados o tempo todo.

Novos leads, novas campanhas, novos preços e produtos. Isso sem contar com os antigos, que ainda precisam de atenção para que não caiam no esquecimento.

Dessa maneira, ferramentas de otimização e organização são fundamentais para o cumprimento das metas, organização e até mesmo qualidade dos atendimentos dos seus vendedores.

A principal delas é o CRM, que, em suas muitas versões, pode auxiliar tanto na organização de contatos, quanto na criação de relatórios e análise de dados. 

agende-uma-demonstração

Planejamento tático X estratégico X operacional

Existem três tipos de planejamento para o dia a dia da empresa. O tático nós já te apresentamos no decorrer desse artigo, mas vamos te mostrar também o que é o planejamento operacional e o estratégico, para que você consiga entender um pouco de cada um deles.

  • Planejamento Estratégico

Esse tipo de planejamento cobre um escopo maior dentro da empresa. Ele define objetivos de longo prazo e consta, além de informações internas, fatores externos como questões ambientais, sociais e até o mercado. 

Geralmente é traçado com planos de 5 a 10 anos para o futuro e inclui todos os pontos da empresa, como fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. 

Além disso, a empresa precisa já ter bem definida sua missão, visão e seus valores, porque eles vão contribuir para a criação das estratégias da empresa, que precisam condizer com o que ela é, como quer se apresentar para o mercado e se apresentar para os seus clientes. 

  • Planejamento Operacional

Da sua maneira, o planejamento operacional é traçado para objetivos de curto prazo, como bimestral ou semestral. 

Ele é bem definido, com metas rápidas e curtas, com todos os envolvidos para a realização das atividades e tudo que vai precisar ser feito para conquistar o objetivo, de modo parecido com o planejamento tático que apresentamos anteriormente. 

A maior diferença são os prazos e o tempo do objetivo. Geralmente, o plano operacional define algum cronograma ou plano de ação para uma campanha específica. 

Conclusão

Ao final dessa leitura, você deve ter percebido a importância que a organização tem para a sua empresa e como o planejamento tático é fundamental para auxiliar nesse processo organizacional e no alcance dos objetivos da sua empresa.

Se você percebeu que sua empresa está passando por alguns períodos de desorganização, falta de foco ou até mesmo perda de recursos, esse artigo pode te ajudar a realocar suas prioridades e traçar novos objetivos. Aproveite as dicas, reúna sua equipe e elabore seu planejamento tático.