Por que fazer um webinar? As vantagens de se fazer um evento ao vivo

Eventos 04/10/2023
Mulher fazendo uma gravação utilizando o celular

Um webinar é um evento ao vivo no qual é possível promover um conteúdo de forma interativa e impactante. Sendo uma ferramenta poderosa, o webinar permite alcançar um público amplo e engajado.

Neste blog post, vamos explicar quais as vantagens de realizar seu próprio evento ao vivo. Com isso você conseguirá não só compartilhar o seu conhecimento, mas também estabelecer autoridade e gerar leads qualificados.

O que é um webinar?

Placa de letreiro escrito ao vivo

Um webinar permite a realização de palestras ou workshops ao vivo pela internet. Durante o  webinar, os participantes podem assistir às apresentações em tempo real, interagir através de chat e fazer perguntas aos palestrantes.

É comum esse evento ser gravado para disponibilizar com as pessoas que não conseguiram assistir ou que queiram rever todo o conteúdo.

O webinar é uma excelente oportunidade para estabelecer autoridade por conta da percepção que as pessoas terão sobre o conhecimento que sua empresa possui. É possível alcançar um público grande e empatar pessoas que estão em regiões diferentes, fora a facilidade de acompanhar o evento ao vivo.

Quais os benefícios do webinar?

Credibilidade e autoridade de marca

Como dito antes, o webinar permite que você compartilhe conhecimento especializado, mostrando ao seu público que sua empresa conhece muito bem o mercado em que ela está inserida.

Eles proporcionam uma plataforma de comunicação, onde você pode discutir diversos assuntos relacionados ao universo em que está inserido, ideias inovadoras ou demonstrar como utilizar um produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Alcance global

Desenho do planeta terra mostrando todos os continentes

Por ser um evento ao vivo e online, é possível ultrapassar as barreiras geográficas e ter um alcance de uma audiência global.

Independente de onde as pessoas estarão, desde que possuam uma conexão com internet, elas poderão participar do seu webinar.

Engajamento e interatividade

Com o webinar rolando muitas pessoas terão a oportunidade de interagir em tempo real, não só elas, mas os palestrantes  do evento poderão entrar nessa interação. É possível responder perguntas, realizar pesquisas ao vivo e receber um feedback enquanto o tema é discutido.

Isto não apenas mantém o público envolvido, mas também permite que você aprenda mais sobre suas necessidades e preferências.

Geração de leads qualificados

Quando o objetivo é conseguir gerar novos leads, fazer um webinar é perfeito para bater essa meta. Deixando um registro como obrigatório para assistir você terá pessoas realmente interessadas no que você oferece, seja conhecimento ou produto/serviço.

Dessa forma, você conseguirá informações necessárias para começar o processo de transformar os leads em clientes.

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Confira o Podcast da Meetz:

Meetz Talks

Qual o passo a passo para realizar um webinar?

1 – Defina o objetivo e tema

Um webinar pode ter diversos objetivos, como conscientização de marca, lançamento de um novo produto, geração de leads, etc. Independente de qual seja o propósito, é preciso estar bem definido e claro para focar na próxima etapa, que é escolher um tema.

Procure um assunto que seja relevante e atraente para chamar a atenção da sua audiência, mas lembre-se de que você deve ter conhecimento para garantir um bom conteúdo e atingir os objetivos.

2 – Escolha a plataforma

É possível realizar um webinar em diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma delas possui características e opções diferentes, basta escolher a que mais se adequa com você e com os outros colaboradores que estarão nos bastidores. Aqui são algumas disponíveis:

3 – Planeje o Conteúdo

Apresentações por slide? Bate-papo com as pessoas aparecendo na câmera? Os dois?

Não importa quais dessas opções escolher, o importante é saber quais delas combinam com o conteúdo que você quer transmitir para deixar os espectadores interessados a todo momento. Não esqueça de incluir perguntas e respostas para gerar interação e engajamento durante o webinar.

4 – Selecione o dia e hora do webinar

É preciso escolher o dia e horário certo para que o webinar tenha sucesso. Analise o público que você busca atingir para levar em consideração quais os dias e horários são os melhores para alcançá-lo.

5 – Faça um acompanhamento

Ao finalizar o webinar, envie um e-mail agradecendo e disponibilizando a gravação do evento para aqueles que participaram e não conseguiram participar. Caso seja relevante compartilhar informações adicionais, divulgar algo novo ou fazer uma oferta especial, essa é a melhor oportunidade.

6 – Avalie e melhore

Veja os resultados e analise todos com atenção. Dessa maneira será possível ver o desempenho, número de inscrições, quantos participantes o evento teve, entre outros.

Esses dados ajudam na hora de montar uma estratégia para melhorar e aprimorar os próximos webinars.

Conclusão

Um webinar oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, desde a conexão direta com o público até a geração de leads qualificados. A interação ao vivo proporcionada pelo evento faz toda a diferença, permitindo que você compartilhe conhecimento, estabeleça autoridade e crie um impacto duradouro.

Agora que você entendeu os motivos para se fazer um  webinar e  sabe  dos benefícios dessa abordagem, é hora de montar seu próprio evento ao vivo.

Lembre-se de criar conteúdo atrativo e relevante para engajar sua audiência, utilizando as técnicas necessárias para garantir uma transmissão de qualidade.