Propaganda falsa: as estratégias para não destruir sua marca

Marketing 09/02/2024
Pessoa gritando em um megafone

A todo momento somos bombardeados por propagandas sobre empresas, produtos e serviços. No mundo digital já se tornou algo rotineiro e junto com isso, as propagandas falsas também. Essa é uma realidade comum e que, apesar de convencer algumas pessoas, também pode gerar  danos para as empresas.

Continue lendo para saber quais são as estratégias que essas empresas usam e como fazer para evitar que qualquer tipo de informação errada esteja na sua comunicação, protegendo a reputação da marca e construindo um relacionamento sólido e saudável com seu público.

A propaganda falsa e seu efeito negativo

Utilizar esse tipo de propaganda é um problema sério, que afeta a confiança e a decisão de compra do consumidor. Quando uma empresa promove algo que não cumpre o que promete, o impacto vai além da decepção individual. As pessoas que foram afetadas compartilharão suas experiências negativas, aumentando ainda mais o dano na reputação da marca.

Não são apenas as pessoas que serão impactadas, mas o setor jurídico também, visto que propagandas enganosas podem ter consequências legais. Aqui no Brasil temos leis rigorosas que protegem os consumidores contra práticas publicitárias enganosas. As consequências podem ser desde multas pesadas, até suspensão das atividades. Os custos de uma propaganda desse tipo podem não afetar só os custos, mas toda a operação da empresa. 

É essencial que as empresas  foquem na honestidade e transparência em suas estratégias de marketing, dessa maneira é possível evitar as diversas armadilhas que a propaganda enganosa cria.

Como descobrir  propagandas enganosas?

akgumas placas de propagqanda na rua

As empresas costumam utilizar diversas estratégias para fazer com que a propaganda pareça a mais verdadeira possível. Seja por promessas exageradas, informações omitidas ou termos técnicos complexos, o resultado acaba sendo o mesmo: o consumidor levando prejuízo por ter tido uma percepção errada do produto ou serviço.

Para saber quando a propaganda é falsa ou verdadeira, fique de olho nas ofertas que parecem ser  boas demais para ser verdade. Preços incrivelmente baixos, benefícios exagerados ou resultados milagrosos são sinais vermelhos. Eles podem indicar que há algo mais por trás daquela promessa.  Faça uma análise cuidadosa e desconfie de promessas vazias. Além disso, a transparência nas informações é chave. Se você se depara com anúncios que omitem detalhes importantes ou usam letras pequenas para esconder condições, alerta ligado.

Outra maneira de identificar é estar atento nos depoimentos e avaliações. Na internet é fácil encontrar  feedback das pessoas que já usaram o produto ou serviço. Vale ressaltar que é possível encontrar comentários falsos, então pesquisar a fundo e buscar opiniões em diversas fontes é necessário para não ser enganado.

Sabendo descobrir, já é possível identificar  o que evitar quando for criar alguma propaganda.

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O público é a sua mina de ouro

Um público grande dentro de um estádio

Conquistar o coração das pessoas e fazer com que elas se tornem clientes é um objetivo essencial. Para isso, uma boa estratégia de comunicação é necessária, e aqui o tipo de propaganda importa. A propaganda falsa se torna um verdadeiro vilão, podendo acabar com tudo o que sua marca já construiu no mercado.

Adote uma comunicação honesta e clara, mostrando exatamente o que sua empresa oferece, sem exageros ou falsas promessas. Isso faz com que uma base sólida se estabeleça para construir um relacionamento duradouro com os clientes.

Não podemos esquecer da confiança e respeito que sua empresa passa para o público ao agir honestamente. Isso significa mais que  vendas, mas uma lealdade e recomendações positivas, elementos chaves para que seu negócio cresça com sucesso.

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A estratégia que protegerá sua empresa

Um cavaleiro segurando um escudo

Separamos aqui algumas etapas estratégicas que você pode aplicar em seu negócio e evitar que uma propaganda falsa acabe com a reputação da marca. Confira:

Política de comunicação clara

  • Defina diretrizes: estabeleça o que pode e o que não pode ser comunicado.
  • Treine a equipe: certifique-se de que a equipe de marketing e comunicação conhece bem a política.

Monitoramento e controle de informações

  • Verifique as fontes: certifique-se de que todas as informações divulgadas são provenientes de fontes confiáveis.
  • Controle de qualidade: implemente um processo de revisão e aprovação para todos os materiais que forem ao público.

Conscientização interna

  • Instrua os funcionários: promova workshops sobre ética na propaganda e em comunicação.
  • Transparência: encorage a cultura da honestidade dentro da empresa.

Utilização de ferramentas

  • Softwares de proteção: utilize ferramentas digitais para identificar e combater conteúdos falsos associados à marca.
  • Certificação digital: aplique certificados e selos em seu site e materiais publicitários para assegurar autenticidade.

Resposta Rápida

  • Plano de contingência: tenha um plano de ação para responder rapidamente a incidentes e crises.
  • Comunicação efetiva com o público: use canais oficiais para esclarecer quaisquer equívocos ou propaganda falsa que surja.

Parcerias com plataformas e veículos de comunicação

  • Combate ao conteúdo falso: trabalhe junto a redes sociais e veículos de publicidade para remover conteúdo enganoso.
  • Publicidade responsável: prefira canais de comunicação que pratiquem a verificação de fatos.

Cuidados com a marca

  • Proteção jurídica: mantenha uma equipe legal pronta para agir contra aqueles que disseminam informações falsas.
  • Registro de marca: garanta que sua marca esteja legalmente protegida para prevenir usos indevidos.

Acompanhamento de resultados

  • Feedback do consumidor: esteja atento às reações e aos feedbacks dos consumidores para detectar sinais de propagação de informações falsas.
  • Métricas de impacto: monitore o impacto da sua comunicação para assegurar que ela esteja sendo efetivamente positiva e verdadeira.

Comunicação construtiva

  • Conteúdo educativo: produza conteúdo que educa o seu público sobre como identificar informações autênticas.
  • Transparência ativa: seja claro sobre operações, fontes de seus produtos, práticas de negócios e mais.

Implementando estas estratégias, você poderá minimizar a chance de ter propaganda falsa sobre a sua empresa e também estará melhor equipado para lidar com situações deste tipo, caso elas ocorram.

Seguindo a direção certa…

Um carro seguindo em uma estrada

Compreender o quão importante e impactante a comunicação  é faz com que o caminho se torne mais fácil, evitando diversos obstáculos que, no caso aqui, seria a propaganda falsa. Com todos os insights passados é  possível perceber o quão negativo pode ser o impacto desse tipo de comunicação. Vale destacar que é importante  estar sempre atento e se certificando que tudo está sendo passado para o público de forma honesta e clara. Agora é sua vez de aplicar o que aprendeu aqui!