Proposta de valor: o que é e como criar uma para o seu negócio

Gestão 16/08/2022
imagem de dois empresários apertando a mão após uma proposta de valor

Se um investidor perguntasse hoje qual a proposta de valor da sua empresa, você saberia responder? Sem essa proposta, muitas vezes o seu negócio não possui um norte e não sabe quais objetivos quer alcançar. Neste artigo vamos te mostrar qual a importância da proposta de valor para a sua empresa e como você pode elaborar uma. 

A proposta de valor é quem determina o quão valioso é aquilo que você oferece para o seu cliente. Esse posicionamento para o público e para o mercado é capaz de apontar o seu nível de competitividade e também o quanto os seus clientes ficarão satisfeitos com a sua solução. 

Começar um negócio nunca é uma tarefa fácil, pensar em detalhes técnicos acabam passando batido e o principal foco são sempre as vendas, o negócio rodando e trazendo lucro. Mas, muitas vezes, detalhes – que nem são tão simples e trazem retornos surpreendentes – vão ficando para trás e a empresa sente os impactos nos resultados de médio e longo prazo. 

Continue com a gente para entender melhor o que uma proposta de valor bem elaborada pode fazer pelos resultados da sua empresa.

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor de uma empresa é uma técnica ou um conceito, advindo do marketing, que determina o nível de importância, relevância e – como o nome sugere – de valor que o seu produto ou serviço oferece. 

Essa definição vai ajudar a apresentar para o cliente e também para o mercado de forma objetiva e concisa o que a sua empresa faz, como ela trabalha e o que ela busca resolver.

Algumas empresas pulam a etapa de formatação da proposta de valor por pura falta de entendimento da importância que essa prática possui, outros acabam deixando de lado justamente por não saberem precisar quais os benefícios que a empresa pode trazer de maneira objetiva. Em ambos os casos, o resultado pode ser prejudicial para a empresa. 

Quando sua empresa não tem uma definição da sua proposta, ou seja, quando não se sabe exatamente o que está sendo feito, qual solução é oferecida, quais problemas se buscam resolver a partir do uso do produto ou serviço ofertado, tudo se torna mais difícil.

Afinal, como eu vou vender se eu não sei exatamente para o que funciona, certo?

Mas hoje a gente te explica tudo o que você precisa saber sobre a proposta de valor. 

Qual a importância da proposta de valor para o seu negócio?

A proposta de valor é um diferencial que vai colocar a sua empresa em um nível diferente de organização e de apresentação para o mercado. Quando bem elaborada e pensada de acordo com o propósito real da sua empresa, esse material vai possibilitar que seu negócio se destaque.

Você já percebeu por que compra em uma loja e não em outra? Se o preço é similar, se os materiais são quase os mesmos, qual a grande diferença? 

O preço, o atendimento, a apresentação? Tudo isso são diferenciais que podem ser definidos dentro da proposta de valor dessa loja, que decidiu que ia se apresentar para o cliente dessa forma, buscando mais do que vender, fidelizar. 

Entender o que você vai apresentar a mais para o seu cliente, como você vai direcionar o relacionamento, quais são as suas soluções e como o consumidor vai se beneficiar ao escolher sua empresa faz toda a diferença no momento em que o seu futuro cliente precisa decidir entre você e outra marca. 

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Quais as principais características de uma proposta de valor?

Clareza e objetividade 

O principal papel da proposta é informar qual o papel da sua empresa e das suas soluções. Seus clientes precisam entender qual é a função do seu negócio, logo, é necessário que exista clareza e objetividade nas informações disponibilizadas. 

Fácil compreensão 

Assim como ser clara e objetiva, a linguagem da sua proposta de valor precisa seguir a do seu público-alvo. Isso pode soar óbvio, mas pode não ser tão simples. 

É comum construir algo pensando em um âmbito geral ou até mesmo da linguagem que a empresa tem – por si só – sem pensar exatamente nas pessoas que você quer que leiam. Essa falha muitas vezes pode gerar ruídos que precisam ser corrigidos no caminho.

Sendo assim, já comece a construção da sua proposta de valor pensando em quem é o seu público e como você vai se comunicar com ele, de modo que ele vá entender o que você escreveu em sua proposta. 

Compromisso com a realidade

Uma proposta de valor não pode, sob hipótese alguma, descrever atividades que a empresa ainda não realiza. Se o seu negócio tem objetivos futuros, isso deve ficar guardado para o momento em que tudo estiver concretizado.

A sua apresentação, a descrição das atividades, das ofertas e das soluções precisam condizem com o que sua empresa é capaz de oferecer hoje para os seus clientes. Essa transparência é um dos primeiros passos para criar confiança no relacionamento entre marca e consumidor. 

Como criar uma proposta de valor para a sua empresa?

Agora que nós já te explicamos o que é uma proposta de valor, qual a sua importância e ainda quais são as principais características que ela deve ter, é o momento de dar um direcionamento de como elaborar uma proposta de valor para o seu negócio.

Conheça bem o seu público-alvo

O começo de toda boa proposta de valor é entender qual exatamente é o seu público-alvo. Isso é necessário para saber quais são as soluções que essas pessoas precisam receber, como você vai se comunicar e quais são exatamente as experiências que esses consumidores esperam receber de uma empresa. 

Esse é o modo que você vai conseguir realmente inserir o valor que você pretende passar para seus clientes. 

As características do seu público podem contribuir para a construção desse material.

Conheça também a sua solução

Para construir uma boa proposta de valor, a sua equipe responsável por essa atividade precisa entender realmente tudo o que é a sua empresa, o que a sua solução oferece, quais problemas vocês vão resolver.

Tudo isso é necessário para preparar um material que não cause dúvidas, que não deixe lacunas para os clientes. 

Observe o seu mercado

No momento em que uma empresa entra para o mundo dos negócios, ela automaticamente passa a ter concorrentes que entregam soluções – pelo menos – semelhantes. Desse modo, observar como esse mercado se movimenta, o que as outras empresas entregam, qual relacionamento elas estão construindo com seus respectivos clientes e como estes retribuem.

Tudo isso vai ajudar a sua empresa a entender o que quer e o que não quer fazer e como superar as expectativas do público que você quer atingir. 

Cuidado com a apresentação

A aparência de algum material é sempre a primeira impressão que fica. Se ele for muito bem construído e detalhado, organizado, o conteúdo adequado vai ser o complemento ideal. Agora, se a aparência não for agradável, o bom conteúdo vai apenas salvar a apresentação. 

E acreditamos que não é isso que você deseja, certo?

Então, esteja atento a todos esses detalhes para que nada passe batido. 

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Comunicação interna: saiba os seus benefícios para a empresa

SLA: o que é e como aplicar na cultura da sua empresa

Lifetime Value: saiba qual a importância para sua empresa

Apresente benefícios e diferenciais 

Apresentar as vantagens que o seu negócio tem é um pré-requisito. As empresas que constroem uma proposta de valor precisam deixar esses benefícios muito bem apresentados, para que esse material seja efetivo. 

O grande ponto que vai destacar a sua empresa é entender quais são os diferenciais e apresentá-los para o público. Esses diferenciais vão mostrar para o seu cliente porque eles devem escolher você em vez de outras empresas. 

Cumpra suas promessas

Essa dica não é apenas para a construção da sua proposta de valor, mas para a existência do seu negócio como um todo. É de suma importância que você e toda a sua equipe entendam qual a real capacidade de produção do seu negócio e dividam com os seus clientes apenas isso.

O máximo que pode ser feito e é muito utilizado no mercado, é o conceito de criar expectativa com base em algo que está sendo criado. Mas, isso precisa ser real, tangível e com a certeza que vai acontecer. Do contrário, você vai criar expectativas no seu público que não vai atingir e gerar frustração.

Isso pode destruir o relacionamento que vem sendo construído com tanto cuidado e esforço. 

Conclusão

Uma proposta de valor bem estruturada vai colocar seu negócio em um patamar diferenciado no mercado, a partir do momento em que seus clientes entenderem o quanto você se destaca e como tem mais vantagens que a média para oferecer.

Mas, para isso acontecer, é preciso seguir as dicas apontadas no decorrer desse texto, escrever com cuidado, atenção, clareza, transparência e objetividade.

Seguindo esse caminho, sua equipe com certeza vai ter um material rico para nortear as próprias ações e seus consumidores vão saber exatamente a potência que sua empresa é.

Se quiser saber mais sobre proposta de valor, vendas, prospecção e todo esse mundo, continue navegando pelo nosso blog!