Saiba quais modelos de negócio estão em alta em 2022

Gestão 13/10/2022
pessoas-discutindo-anotações no quadro

O modelo de negócio é o que dá forma ao que sua empresa fará, sendo a partir dele que todas as ações serão observadas e documentadas. Muitos empreendedores, sejam iniciantes ou com experiência, possuem dúvidas sobre os primeiros passos.

O que é um modelo de negócio?

homem_trabalhando_no_modelo
Definir o modelo de negócio é importante para saber como administrar sua empresa

O modelo de negócio é que vai determinar como sua empresa ganha dinheiro, até mesmo a forma em que você deve administrá-la. É preciso saber para quem você oferecerá seu produto ou serviço, saber qual a melhor forma de gerar valor para o público, além de identificar os recursos necessários para que sua empresa seja bem sucedida.

O modelo de negócio é uma estrutura, com ele, a sua empresa terá uma única página de documento que auxiliará a entender seu negócio em várias perspectivas diferentes.

Modelo de negócio X Plano de negócio

Apesar de relacionarem uma ferramenta com a outra, cada uma possui seu objetivo e uma maneira de ser utilizada. O plano de negócio tem como objetivo explicar o porquê você está nesse negócio e como ele funciona, mostrando o quão atraente é sua empresa e qual a visão do futuro da mesma.

Ambas as ferramentas são dinâmicas, por isso, é preciso revisar tanto seu modelo quanto seu plano de negócio com regularidade e periodicidade.

Aqui encontramos as diferenças entre esses dois modelos:

Modelo de negócio

  • Começa pelo cliente;
  • Estimula boas perguntas;
  • Visual;
  • Página única
  • Unifica as visões;
  • Levanta hipóteses a serem validadas;

Plano de negócio

  • Começa pela ideia;
  • Oferece respostas;
  • Textual;
  • 50 páginas;
  • Permite múltiplas interpretações;
  • Aprofunda em dados do mercado;

Leia também os artigos:

Como vender mais? Aprenda as melhores práticas

Customer experience: a importância de priorizar a experiência do cliente

Segmentação de clientes: o que é e qual a sua importância

Tipos de modelo de negócio

Atualmente são diversos modelos de negócio existentes que possuem muitas similaridades e, por conta disso, acabam sendo separados em grandes grupos. Podemos encontrar alguns como:

Assinatura

É comum encontrar clubes de assinatura pela internet, oferecendo ao consumidor um pagamento mensal para receber produtos, como bebidas, livros, higiene pessoal, e até cosméticos.

Esse modelo vem crescendo, permitindo fechar vendas e garantindo uma receita recorrente para a empresa, possibilitando a manutenção e garantia em determinados prazos. Gerando assim tranquilidade para aqueles que optam por esse estilo de negócio.

A dificuldade é a estrutura dos custos e a fidelização, visto que os assinantes podem interromper a assinatura a qualquer momento por diversos motivos, seja a falta de novidade ou desinteresse pelo o que está sendo oferecido.

Franquias

Esse modelo, que permite uma empresa realizar expansão de sua marca e comercialização para outros empresários, já é bem conhecido atualmente.

O benefício para os empreendedores é a possibilidade de começarem com uma estrutura sólida e reconhecida. Além de processos testados e padronizados, o que diminui as chances de erros e facilita fechar vendas.

A dificuldade desse modelo é depender do detentor da marca para qualquer ação ou operação nova.

SaaS

O Software as a Service, ou Software como Serviço, é uma plataforma no qual o contratante tem acesso para gerenciar e trabalhar em cima de sua empresa, através de uma cobrança mensal.

É associada ao modelo de assinaturas, mas se difere. Isso acontece porque a entrega é feita on-line e toda a manutenção se torna responsabilidade da empresa.

agende-uma-demonstração

Os modelos em alta no segundo semestre de 2022

Com a economia se recuperando, o modelo de franquias vem ganhando destaque, ficando em alta nesse segundo semestre de 2022, podendo ser dividido nos seguintes segmentos: 

  • Saúde, beleza e bem-estar;
  • Educação;
  • Serviços e outros negócios;

Dentre esses três segmentos, o que mais se destacou foi o de moda e saúde, beleza e bem-estar.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2022, esse segmento teve um faturamento de R$ 4,8 milhões e R$ 9,7 milhões respectivamente. Foi um aumento de mais de 13% comparado ao mesmo período de 2021.

Esse modelo, juntamente com esses segmentos, estão em alta e tendem a subir mais até o final do ano. 

Algumas redes em destaque são:

  • C4 Gym

Tendo seu estilo  como academia de bairro, em 2021 tiveram um faturamento de R$ 3,1 milhões.

O investimento inicial que a academia teve foi de pouco mais de R $1 milhão, tendo uma taxa de retorno de 20 a 24 meses com um faturamento médio mensal de R$ 160 mil.

  • Zero Açúcar

A rede de moda fitness também se destacou nos últimos meses. Teve um faturamento de mais de R$ 8 milhões em 2021.

O modelo de franquia foi adotado recentemente, mas prevê novas operações nos próximos anos. O investimento inicial é de R$ 280 mil, com previsão de faturamento médio mensal de R$ 60 mil e retorno de 22 meses.

  • Mr. Fit

Sendo uma rede de fast-food com alimentação saudável, faturou R$ 90 milhões em 2021. O objetivo agora é dobrar o faturamento ainda esse ano.

A rede aposta em franqueados home based, aqueles que trabalham em casa. A estimativa de faturamento é de R$ 2 a R$ 20 mil, com retorno de quatro a 12 meses.

Conclusão

Definir seu modelo de negócio é essencial para garantir o bom funcionamento do mesmo, pensando em estratégias e ações que podem ser tomadas e que façam sentido para o ecossistema da empresa. A tomada de decisões de qualquer negócio deve ser feita depois de muita análise de dados sobre o nicho, seu cliente, seu produto, comportamento dos consumidores, e por aí vai.

Então, saiba bem o modelo do seu negócio! É importante criar e desenvolver essa cultura não somente entre os líderes da empresa, mas entre todos os colaboradores. Assim, todos ficam na mesma página e sabem exatamente como agir em prol do crescimento contínuo do negócio.