Símbolo da marca: aprenda a tornar o seu negócio inesquecível

Marketing 09/02/2024
Símbolo de uma emrpesa

Uma marca, um celular, um símbolo: maçã mordida. Qual empresa?

Ao ler essas três frases já  sabemos de que se trata da Apple, uma empresa consolidada no mercado que bate de frente com outras marcas gigantes. O que isso significa? Que o poder de um símbolo da marca é justamente fazer com que as pessoas reconheçam a empresa apenas vendo..

Criar um símbolo memorável é tão importante quanto conseguir milhões de vendas. Neste mundo competitivo, destacar-se é crucial para tornar sua empresa memorável e fazer com que os clientes escolham ela em vez da concorrência. Neste artigo iremos passar diversos insights não só sobre a importância do símbolo da marca, mas também sobre como você pode criar um  e marcar sua empresa no mercado.

Mais que um logo ou ícone

Logos que representam a marca da Apple

Um símbolo forte faz com que sua empresa seja reconhecida de longe pois é a alma do seu negócio. No caso da maçã mordida, ela se tornou um ícone cultural que representa muito mais do que os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ela simboliza inovação, qualidade e confiança, características que a Apple foi moldando em nosso consciente por todos esses anos.

Sem dizer uma palavra,o símbolo da marca comunica quem é você, o que valoriza e o que promete aos clientes. Em um mercado saturado isso é crucial, capturando a atenção do consumidor, algo cada vez mais desafiador,

Quando as pessoas formam uma conexão com ele, uma construção de lealdade começa a ser construída, tornando-os não só mais propensos a lembrar da sua marca, mas como também a recomendar a outras pessoas.

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As formas para tornar seu símbolo em algo memorável

Entrar no consciente do público e se manter ali é algo que requer muito trabalho e dedicação, mas com os elementos certos, é possível tornar o símbolo da marca como um emblema inesquecível.  A simplicidade é uma das chaves, como a Nike fez com sua marca, além da Apple que já citamos. São diretos, mas poderosos.

Além disso, é importante ter um significado por trás do símbolo da marca, isso faz toda a diferença e cria uma conexão emocional, fazendo com que as pessoas se lembrem não só pela aparência, mas pelo que representa.

Mas ter um significado e simplicidade não funciona sem ter versatilidade e adaptabilidade. O símbolo precisa estar apto para diferentes plataformas e tamanhos. Pode ser um outdoor enorme ou um ícone de aplicativo de celular. Dessa forma, independente de como as pessoas encontrem sua marca, elas terão a mesma experiência memorável.

É assim que se cria um símbolo…

Uma mão segurando caneta e desenhando em um caderno

Criar o símbolo da marca ideal para sua empresa é um processo que envolve criatividade, pesquisa, estratégia e compreensão de sua marca e do público-alvo. Vamos detalhar esse processo passo a passo aqui:

Entendimento da marca

  • Valores e missão: conheça a fundo os valores, a missão e a visão da sua empresa. O que a sua marca representa?
  • Proposta única: identifique o que diferencia a sua empresa da concorrência.
  • Público-alvo: entenda quem é seu cliente ideal e quais são as suas preferências e necessidades.

Pesquisa de mercado

  • Concorrência: analise os símbolos das marcas dos seus concorrentes para entender o que já está sendo feito no mercado.
  • Feedback: faça uma pesquisa com seus clientes em potencial  para entender como eles reagem a diferentes tipos de imagens e símbolos.

Brainstorming

  • Encontro para ideias: reúna sua equipe de marketing e design para um brainstorming e peça para que cada um participe, dando sua opinião e ideia.
  • Palavras-chave: liste as principais palavras-chave que representem sua marca.
  • Rascunhos: esboce várias ideias de símbolos que possam representar a marca.

Design do símbolo

  • Escolha elementos de design: Selecionar elementos como cores, tipografia e formas que se alinhem com a identidade da marca.
  • Criação de esboços: desenvolva múltiplas versões do símbolo baseadas nas ideias geradas.
  • Revisão e refinamento: revise e refine os designs, tendo em mente a legibilidade, escalabilidade e aplicabilidade em diferentes meios.

Feedback interno

  • Apresentação interna: mostre as opções de símbolos para membros internos da empresa para receber feedback.
  • Testes com o público: se possível, teste os designs de símbolo com um grupo representativo do seu público-alvo.

Decisão final

  • Análise: reúna todos os feedbacks e analise quais símbolos têm a melhor recepção.
  • Escolha: decida pelo símbolo que melhor representa sua marca e tem a melhor resposta do público.

Proteção da marca

  • Registro de marca: certifique-se de registrar o símbolo como uma marca registrada para protegê-lo legalmente.
  • Direitos autorais: obtenha os direitos autorais do design do símbolo, se aplicável.

Lembre-se de que o símbolo da marca é apenas um componente da identidade visual da empresa. Deve ser coeso com todos os outros elementos da marca para comunicar uma mensagem unificada e forte.

Agende um bate papo

Faça com que sua marca seja memorável

Estar presente na cabeça do público é o que vai levar sua empresa para o topo. Trabalhar em melhorar as vendas é importante, mas sem clientes não existe venda. Criar uma marca com presença forte no mercado e que seja lembrada apenas por uma imagem é um pilar no qual deve ser trabalhado.

Com os insights obtidos por esse artigo, está na hora de você colocar  todas as ideias em prática. Lembre-se de que se trabalhado da forma certa, o seu caminho para o sucesso ficará mais fácil.