Storytelling: O que é e como aplicar no seu negócio

Vendas B2B 03/10/2022
mão_escrevendo_storytelling_notebook

O ato de contar histórias se tornou uma estratégia de vendas na hora de prospectar, convencer, educar e se fazer presente em um determinado segmento de atuação.

Todos gostam de boas histórias. Elas conseguem nos envolver, nos deixar curiosos a ponto de nos fazer ir até o final em busca de um desfecho..

É pensando nisso que essa estratégia tem se tornado cada vez mais conveniente no meio dos negócios, independente do nicho B2B ou B2C.

O storytelling se encaixa no planejamento de vendas e, por isso, é uma ferramenta extremamente importante.

Quer saber como colocá-la em prática com eficiência na sua empresa? Te conto nos próximos parágrafos.

O que é storytelling?

pessoa_trabalhando_storytelling
É preciso entender e acompanhar cases para ter ideias e começar essa estratégia dentro da sua empresa

Imagine que você está em uma roda de amigos, conversando e passando o tempo. No meio do papo, você começa a contar uma história, envolvendo seu produto ou serviço, mas sem fazer uma propaganda em si.

É dessa forma que você, indiretamente, faz com que pensem no que você oferece. Agora, imagine colocar essa estratégia no seu planejamento de venda? Você terá a atenção do seu público, fazendo uma “propaganda” muito mais atraente.

Vamos a um exemplo de storytelling na prática:

Uma loja de jogos recebeu um novo lote que precisam vender. Existem duas opções que eles podem utilizar para divulgar o produto.

A primeira é anunciar dizendo: Vendo jogo X, para tal plataforma por R$150.

A segunda é: A hora de entrar em um novo universo chegou, pegue sua espada e seus poderes para derrotar os inimigos do reino. Você está sendo convocado para participar da grande batalha e ajudar o exército do rei. Encare esse desafio no jogo X por R$150.

Provavelmente você tenha se cativado mais pela segunda opção. Por mais que as especificações técnicas do produto sejam importantes, elas não são suficientes para chamar a atenção e cativar seu cliente.

Na segunda opção, a ideia foi colocar o cliente diretamente dentro da história do jogo, como alguém que poderia salvar o reino, mostrando importância e responsabilidade de encarar o desafio proposto.

São dois exemplos simples, mas que ajudam a entender que com uma história, seu anúncio se torna mais interessante. Confira abaixo um anúncio da Nike onde o uso do storytelling foi feito de forma ideal:

Quando o storytelling é aplicado da forma correta, é possível criar uma conexão com o público-alvo, gerando engajamento, autoridade e a possibilidade de atrair novos clientes em potencial.

Como aplicar o storytelling?

Criando_estratégias_para_storytelling
Storytelling é uma ferramenta que performa bem, mas é preciso lembrar que precisa ser bem estruturada para trazer resultados

O storytelling segue a lógica da construção de narrativa, da mesma forma que aquele filme ou série que você tanto ama. 

Quando envolve uma comunicação empresarial, é preciso se atentar em alguns fatores, como:

  • Seja verdadeiro: a ideia com essa estratégia é encantar sua audiência com a história, mantendo o engajamento com a marca. Na hora de mostrar os detalhes, seja verdadeiro;
  • Utilize todos os canais:estratégia do storytelling pode ser aplicada em todos os canais que seu negócio se encontra, seja rede social, site, régua de comunicação ou vídeo institucional. O importante é criar uma narrativa consistente e criativa;
  • Relacione seu conteúdo com algo fora dele: assim como no comercial da Coca-Cola, onde trouxeram a questão de escolha e encaixaram nos produtos, você também pode optar por seguir essa linha, trazendo referências relacionadas ao dia a dia do consumidor;
  • Utilize as dificuldades que sua empresa enfrentou: normalmente queremos mostrar apenas os sucessos, mas todos sabemos que para chegar lá, são muitas as dificuldades que enfrentamos. Transforme isso em uma história também, mostrando como foi o processo de superação.

agende-uma-demonstração

Veja também:

Como vender mais? Aprenda as melhores práticas

O que é SEO e como utilizá-lo em sua estratégia

Gatilhos mentais para vendas: o que são e como incorporá-los na sua estratégia

Campanhas que utilizaram o storytelling

Hyundai

O objetivo da Hyundai nesta campanha é divulgar o app que ajuda a encontrar o carro. Eles utilizaram o storytelling, pois a divulgação do produto é sutil e existe toda uma construção narrativa com começo, meio e fim. Além disso, existe uma identificação entre comercial e público, afinal, grande parte dos pais se preocupam quando sua filha sai com alguém.

Peugeot

Nessa campanha, foram mostradas as informações técnicas do carro, mas de uma maneira sutil, de acordo com o contexto da situação. Sem falar nos personagens do desenho Corrida Maluca que marcam presença no comercial, remetendo à infância do público-alvo da marca.

Boticário


O Boticário usa bastante a conexão entre pessoas e seus sentimentos Nessa campanha, eles juntaram a beleza com o amor, apresentando uma história real. Utilizaram muito bem a estratégia de storytelling, onde o produto não é citado, aparecendo de forma sutil e fazendo com que seja possível sentir a conexão de amor, onde muitos se identificam.

Conclusão

O storytelling é uma ferramenta poderosa para gerar identificação entre seu público e criar vínculos mais fortes e profundos com seus clientes. Através do storytelling, podemos fazer muito mais do que apenas vender um produto, mas sim colocá-lo no imaginário coletivo do público e fazer associações marcantes à marca.

Agora que você sabe o que é e como funciona a estratégia de storytelling, hegou a hora de colocar a mão na massa em busca de resultados. Estude como colocar sua empresa, produto ou serviço dentro de uma boa história. A narrativa tem o poder de prender a atenção das pessoas, lembre-se disso quando estiver montando a sua.