Texto comum ou texto de copywriting: como e quando usar?

Marketing 13/04/2023
Pessoa escrevendo no caderno com seu notebook ao lado em uma mesa

A habilidade de escrever vai muito além de simplesmente se comunicar. A escrita se enquadra em estratégias de conteúdo e vendas, podendo ser usada para persuadir, informar, entreter e inspirar. Mas qual a diferença entre os diferentes tipos de escrita?

Texto comum X Texto de copywriting

O texto comum, ou content writer, é utilizado quando o objetivo é informar ou entreter aqueles que irão ler o que está sendo produzido. Um jornalístico possui o objetivo de informar o leitor sobre algo, já um artigo de blog tem como objetivo compartilhar informações relevantes para o público-alvo. Esse tipo de texto é utilizado quando não existe o objetivo de persuasão.

O texto de copywriting é o oposto: ele é feito utilizando escrita persuasiva e técnicas de comunicação para chamar atenção de quem está lendo, despertar interesse e convencer o leitor a tomar uma ação.

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Como montar um texto comum?

Confira alguns passos que podem te ajudar a montar um texto comum para blog ou qualquer outro canal.

  • Tenha em mente o objetivo: o primeiro passo obrigatório é a escolha do objetivo. Você estará criando um texto para comentar sobre algum assunto? Você está criando um texto para um passo a passo igual este que está lendo? Você quer entreter o leitor com uma história interessante?
  • Saiba quais informações serão abordadas: se o seu objetivo é informar o leitor sobre algo específico, é importante organizar as informações de forma clara e concisa. Por exemplo, nós produzimos um e-book sobre vendas no LinkedIn. Para esse material, coletamos informações relevantes sobre a rede social e seu uso para contextualização.
  • Defina o estilo de seu texto: o estilo e tom do texto devem ser adequados com o seu público-alvo, afinal, a comunicação sempre será diferente para cada público. Por exemplo, se você está escrevendo para um público voltado para o mundo dos negócios, poderá uma linguagem mais formal, ao contrário de um público jovem onde a linguagem seria mais informal e descontraída.
  • Monte uma introdução: nessa etapa é preciso criatividade para chamar a atenção do leitor e apresentar o tema de forma clara e concisa.
  • Saiba como será o desenvolvimento: comece desenvolvendo os pontos principais do texto, buscando usar exemplos, histórias e argumentos que sustentem suas ideias.
  • Monte sua conclusão para fechar o tema: aqui é preciso resumir os pontos principais do texto e deixar uma impressão duradoura no leitor.
  • Realize uma revisão: é importante reler o texto para corrigir erros de ortografia, gramática e pontuação.

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Como montar um texto de copywriting? 

Confira alguns passos que podem te ajudar a montar um texto de copy para conversão:

  • Saiba quem é seu público-alvo: a criação de um texto persuasivo é voltada para o público que você já conhece, ou seja, seu público, visto que você estará falando na linguagem dele. Busque saber qual a idade, gênero, interesses, problemas e desejos do seu público-alvo. Use essas informações para criar uma mensagem atraente e personalizada.
  • Tenha definido o objetivo do texto: com um texto de copy você trabalhará para que o leitor tome uma ação depois de ler o texto. Defina se essa ação será para comprar um produto, assinar um serviço, inscrever-se em uma lista de e-mails e mais.
  • Crie uma proposta de valor: não basta apenas você ter uma chamada de ação, é preciso recompensar o leitor com algo por ele ter feito aquela ação. Qual o benefício que ele terá? Como irá resolver algum problema ou atender um desejo?
  • Utilize gatilhos mentais: aproveitar palavras e frases que afetam o subconsciente do leitor facilita na hora de fazê-lo com que tome a ação desejada. Trabalhe com urgência, exclusividade, prova social e autoridade. Saiba utilizar de forma estratégica em seu texto para persuadir o leitor.
  • Faça com que a narrativa seja envolvente: para fazer com que o leitor se envolva com seu texto, você pode usar histórias e exemplos para fortalecer seu argumento, mas lembre-se que a narrativa deve ser relevante para o sue público-alvo.
  • Use o apelo emocional: trabalhar com a emoção do leitor o ajuda a tomar a decisão que seu texto propõe. Utilize palavras e frases que despertam emoções positivas, como alegria, confiança, esperança e entusiasmo.
  • Inclua uma chamada de ação: é ela que dará a instrução direta do que o leitor precisa fazer. Botões e frases com “Compre agora,  “Inscreva-se já’’, “Saiba mais’’, entre outras.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre um texto comum e um texto de copywriting, já pode começar a utilizá-los na sua estratégia. Lembre-se de fazer com que seu texto comum tenha o objetivo principal de informar, contar ou ensinar. Já o texto de copywriting, é importante deixá-lo claro, persuasivo e atraente.

No episódio #2 do Meetz Talks, exploramos ainda mais o que são os gatilhos mentais e como você pode utilizá-los em seus textos. Escute agora: