Ticket médio: entenda a importância desse indicador

Vendas B2B 09/03/2022
ticket médio

Indicadores de desempenho são métricas que demonstram como andam os resultados da sua empresa, seja das ações, das vendas, de algum produto específico, etc. Um deles, muito valorizado no mercado, é o ticket médio.

Essa métrica é responsável por mensurar o valor médio das vendas de uma empresa por um determinado período. 

Acompanhar esses números é uma tática valiosa, que permite à marca medir seus resultados e gerir com embasamentos de dados os seus próximos passos. 

Como calcular o ticket médio e qual a sua importância para a empresa? É o que vamos te contar a seguir.

O que é ticket médio?

Como você costuma acompanhar os resultados das vendas da sua empresa? Você sabia que existe um indicador ideal que pode te mostrar isso?

O ticket médio é um indicador-chave de desempenho, onde é possível calcular o andamento do seu negócio e como você está lucrando com suas vendas. 

Com ele, é possível analisar seus resultados, quais produtos mais fazem sucesso, além de acompanhar também os números produzidos pelos seus vendedores individualmente e quanto cada cliente representou de receita para sua empresa.

agende-uma-demonstração

Como calcular o ticket médio da sua empresa?

O cálculo para encontrar o ticket médio é bem simples, você só vai precisar do faturamento e do total de vendas, ambos do mesmo período. 

Vamos mostrar um rápido exemplo para facilitar:

O faturamento mensal da sua empresa foi de R$ 50.000 e foram feitos 100 pedidos. 

Logo: 50.000 / 100 = 500. Esse é o seu ticket médio do mês.

Para entender a qualidade desse número, é necessário comparar com a realidade e com as metas de cada empresa. A depender do tipo de serviço e produto oferecido, bem como do tamanho da instituição, o número pode ser bom ou precisa ser alavancado. 

Ainda é possível criar metas a partir da utilização desse indicador. Se você calcular a meta de faturamento com capacidade produtiva, vai encontrar o número de ticket médio que precisa atingir mensalmente para alcançar seu objetivo anual. 

Qual a importância de calcular o ticket médio da sua empresa?

Até aqui nós já te apresentamos o ticket médio como uma métrica para mensurar seus resultados e acompanhar suas vendas, além de te ajudar a saber quanto você precisa vender por mês para alcançar seus objetivos anuais. Mas por que isso é importante?

Antes de mais nada, esses dados servem para as empresas que visam crescer no mercado. Sem estar a par dos próprios resultados, das suas vendas, do que sua empresa está produzindo e faturando, é impossível projetar metas de crescimento. 

Um ticket médio alto vai mostrar para o mercado que sua empresa está indo bem, alcançando seus objetivos e com um alto faturamento. Algo imprescindível para organizações que venham virem receber investimentos no futuro. 

Como já falamos, cada número faz parte da realidade de cada empresa. Seu ticket médio vai estar alto ou baixo de acordo com sua capacidade de produção, de vendas, de custo de aquisição de clientes e das demais ações que envolvem gastos e investimento.

Vale destacar que verificar uma crescente no seu ticket médio é algo positivo, pois sinaliza o aumento gradativo nas suas vendas. O importante é manter o aumento e o resultado positivo.

Como aumentar o seu ticket médio?

  • Acompanhe constantemente a métrica

Para início de tudo, você precisa verificar mensalmente os seus resultados. Não deixe esse indicador para depois, cada mês pode fazer muita diferença no seu faturamento. 

Com esses resultados em mãos, sua equipe vai entender onde deve direcionar os esforços em busca de melhores resultados. Seja na área de marketing, prospecção ou vendas. 

  • Treine sua equipe

Sua equipe é o canal principal para qualquer resultado da sua empresa. Seus investimentos só geram resultados porque os funcionários estão executando suas tarefas diárias, de vendas, pós-venda, criação, prospecção, etc. Logo, quanto mais afiados eles estiverem, melhor vai ser para sua empresa como um todo.

É comum que empresas deixem de lado os treinamentos, as reciclagens, as reuniões periódicas e contem apenas com a prática, mas essa é uma falha grave que pode trazer resultados negativos.

Uma equipe bem treinada está apta para lidar com as adversidades e os obstáculos que aparecem constantemente no universo das vendas. 

  • Aposte em cross sell 

Cross sell, ou venda cruzada, é uma técnica que consiste em oferecer para o seu cliente produtos condizentes com o que ele está comprando naquele momento. 

O método, quando utilizado com sucesso, é uma ótima estratégia para elevar o faturamento de uma única venda e pode ser usado tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. 

Mas é importante ficar atento, para executar da forma correta, é preciso estar atento ao cliente e às suas necessidades. Não adianta sobrecarregar o cliente com produtos ou serviços que não façam sentido, não estejam dentro da solução que ele está buscando, ou até mesmo insistir após uma recusa. 

Isso pode gerar uma desistência ali mesmo ou um cliente detrator no futuro. Para evitar isso, trabalhe na experiência do cliente, busque a melhor forma de proporcionar o sucesso deste com sua marca e, com isso, além de conseguir a venda desejada, é bem provável que você ganhe também um cliente fixo que vai falar bem do seu estabelecimento. 

Leia também os artigos:

Churn : o que é, como calcular e dicas para reduzir essa taxa

O que é ROI e como calcular o seu retorno sobre investimento

Quem são e como chegar aos tomadores de decisão na prospecção

  • Invista em experiência

O mercado atual pede que as empresas tenham como uma prioridade a experiência do cliente. Atualmente, oferecer uma solução, embora necessário, é um detalhe que precisa ser melhor trabalhado.

A geração de valor em cima do que você vende é tão importante quanto a qualidade do que está sendo vendido. Seu cliente busca soluções e também recebê-la da melhor e mais confortável forma possível. 

Deixar de lado esse requisito, acreditando que isso é algo passageiro, se mantendo obsoleto, pode trazer resultados negativos para sua empresa.

Do atendimento ao produto, passando pela entrega, embalagem, qualidade, tudo isso precisa ser analisado e – se necessário – repensado para proporcionar ao cliente o diferenciado. 

Lembre-se ainda que tudo isso vai possibilitar que você aumente seus preços de forma justificada, pois está intensificando o que seu consumidor vai receber. 

  • Diversifique suas estratégias

A geração de leads é uma das principais formas de entradas de clientes de uma empresa. Logo, entenda junto com sua equipe se existem outras estratégias que vocês podem adotar no momento. 

Como funciona sua prospecção atualmente? Inbound, outbound, parcerias? Se você está utilizando apenas algumas destas, saiba que pode apostar em outras, onde cada uma vai ser responsável por trazer um tipo de lead para sua empresa e aumentar a sua capacidade de prospecção. 

Para isso, analise o seu público-alvo, reveja como é possível acessá-lo e diversifique suas estratégias. 

  • Não esqueça do pós-venda

O pós-venda é um aliado para te ajudar a saber o que o cliente achou da experiência que viveu com sua empresa e o que ele está disposto a fazer com isso.

Técnicas como a pesquisa de satisfação vão te dar informações cruciais para analisar o que está funcionando e o que pode ser melhorado na jornada de compra. 

Além disso, é nessa etapa que você abre caminho para recompra, outra técnica valiosa para empresas. Estabelecer um relacionamento com cliente vai ser muito mais rentável do que adquirir um novo e é o que vai dar o espaço necessário para acessá-lo com novas ofertas no futuro. 

  • Incentive seu cliente

Descontos e promoções muitas vezes podem ser o pontapé final que seu cliente estava precisando para finalizar a compra. 

Por exemplo, o frete grátis, mais comum dos descontos, funciona como um ótimo negociador final. 

A tática deve ser pensada de acordo com a disponibilidade de cada empresa, não vale a pena conquistar o cliente e não obter nenhum lucro com a venda. 

Mas, existem situações especiais que podem ajudar, como datas específicas, onde o aumento de vendas é maior e usar cupons de descontos não vai afetar negativamente os resultados. 

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido a importância que o ticket médio tem e por que você deve acompanhar essa métrica regularmente. 

Estando a par dos seus resultados de faturamento por venda você vai entender o quanto está produzindo, além de conseguir identificar problemas e traçar alternativas para solucioná-los.

Aproveite as dicas para aumentar seu ticket médio e melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. 

E se você optar por novas estratégias de prospecção, a Meetz pode te ajudar. Nós possuímos uma geração de leads que é feita de acordo com o perfil da sua empresa e te encaminha direto para os negociadores, marque uma demonstração e venha descobrir o que podemos construir juntos. 

Uma prospecção de qualidade pode transformar os resultados da sua empresa e motivar sua equipe de vendas!

Ticket médio: entenda a importância desse indicador para sua empresa

Indicadores de desempenho são métricas que demonstram como andam os resultados da sua empresa, seja das ações, das vendas, de algum produto específico, etc. Um deles, muito valorizado no mercado, é o ticket médio.

Essa métrica é responsável por mensurar o valor médio das vendas de uma empresa por um determinado período. 

Acompanhar esses números é uma tática valiosa, que permite à marca medir seus resultados e gerir com embasamentos de dados os seus próximos passos. 

Como calcular o ticket médio e qual a sua importância para a empresa? É o que vamos te contar a seguir.

O que é ticket médio?

Como você costuma acompanhar os resultados das vendas da sua empresa? Você sabia que existe um indicador ideal que pode te mostrar isso?

O ticket médio é um indicador-chave de desempenho, onde é possível calcular o andamento do seu negócio e como você está lucrando com suas vendas. 

Com ele, é possível analisar seus resultados, quais produtos mais fazem sucesso, além de acompanhar também os números produzidos pelos seus vendedores individualmente e quanto cada cliente representou de receita para sua empresa.

Como calcular o ticket médio da sua empresa?

O cálculo para encontrar o ticket médio é bem simples, você só vai precisar do faturamento e do total de vendas, ambos do mesmo período. 

Vamos mostrar um rápido exemplo para facilitar:

O faturamento mensal da sua empresa foi de R$ 50.000 e foram feitos 100 pedidos. 

Logo: 50.000 / 100 = 500. Esse é o seu ticket médio do mês.

Para entender a qualidade desse número, é necessário comparar com a realidade e com as metas de cada empresa. A depender do tipo de serviço e produto oferecido, bem como do tamanho da instituição, o número pode ser bom ou precisa ser alavancado. 

Ainda é possível criar metas a partir da utilização desse indicador. Se você calcular a meta de faturamento com capacidade produtiva, vai encontrar o número de ticket médio que precisa atingir mensalmente para alcançar seu objetivo anual. 

Qual a importância de calcular o ticket médio da sua empresa?

Até aqui nós já te apresentamos o ticket médio como uma métrica para mensurar seus resultados e acompanhar suas vendas, além de te ajudar a saber quanto você precisa vender por mês para alcançar seus objetivos anuais. Mas por que isso é importante?

Antes de mais nada, esses dados servem para as empresas que visam crescer no mercado. Sem estar a par dos próprios resultados, das suas vendas, do que sua empresa está produzindo e faturando, é impossível projetar metas de crescimento. 

Um ticket médio alto vai mostrar para o mercado que sua empresa está indo bem, alcançando seus objetivos e com um alto faturamento. Algo imprescindível para organizações que venham virem receber investimentos no futuro. 

Como já falamos, cada número faz parte da realidade de cada empresa. Seu ticket médio vai estar alto ou baixo de acordo com sua capacidade de produção, de vendas, de custo de aquisição de clientes e das demais ações que envolvem gastos e investimento.

Vale destacar que verificar uma crescente no seu ticket médio é algo positivo, pois sinaliza o aumento gradativo nas suas vendas. O importante é manter o aumento e o resultado positivo.

Como aumentar o seu ticket médio?

  • Acompanhe constantemente a métrica

Para início de tudo, você precisa verificar mensalmente os seus resultados. Não deixe esse indicador para depois, cada mês pode fazer muita diferença no seu faturamento. 

Com esses resultados em mãos, sua equipe vai entender onde deve direcionar os esforços em busca de melhores resultados. Seja na área de marketing, prospecção ou vendas. 

  • Treine sua equipe

Sua equipe é o canal principal para qualquer resultado da sua empresa. Seus investimentos só geram resultados porque os funcionários estão executando suas tarefas diárias, de vendas, pós-venda, criação, prospecção, etc. Logo, quanto mais afiados eles estiverem, melhor vai ser para sua empresa como um todo.

É comum que empresas deixem de lado os treinamentos, as reciclagens, as reuniões periódicas e contem apenas com a prática, mas essa é uma falha grave que pode trazer resultados negativos.

Uma equipe bem treinada está apta para lidar com as adversidades e os obstáculos que aparecem constantemente no universo das vendas. 

  • Aposte em cross sell 

Cross sell, ou venda cruzada, é uma técnica que consiste em oferecer para o seu cliente produtos condizentes com o que ele está comprando naquele momento. 

O método, quando utilizado com sucesso, é uma ótima estratégia para elevar o faturamento de uma única venda e pode ser usado tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. 

Mas é importante ficar atento, para executar da forma correta, é preciso estar atento ao cliente e às suas necessidades. Não adianta sobrecarregar o cliente com produtos ou serviços que não façam sentido, não estejam dentro da solução que ele está buscando, ou até mesmo insistir após uma recusa. 

Isso pode gerar uma desistência ali mesmo ou um cliente detrator no futuro. Para evitar isso, trabalhe na experiência do cliente, busque a melhor forma de proporcionar o sucesso deste com sua marca e, com isso, além de conseguir a venda desejada, é bem provável que você ganhe também um cliente fixo que vai falar bem do seu estabelecimento. 

 

Leia também os artigos:

Churn : o que é, como calcular e dicas para reduzir essa taxa

O que é ROI e como calcular o seu retorno sobre investimento

Quem são e como chegar aos tomadores de decisão na prospecção

 

  • Invista em experiência

O mercado atual pede que as empresas tenham como uma prioridade a experiência do cliente. Atualmente, oferecer uma solução, embora necessário, é um detalhe que precisa ser melhor trabalhado.

A geração de valor em cima do que você vende é tão importante quanto a qualidade do que está sendo vendido. Seu cliente busca soluções e também recebê-la da melhor e mais confortável forma possível. 

Deixar de lado esse requisito, acreditando que isso é algo passageiro, se mantendo obsoleto, pode trazer resultados negativos para sua empresa.

Do atendimento ao produto, passando pela entrega, embalagem, qualidade, tudo isso precisa ser analisado e – se necessário – repensado para proporcionar ao cliente o diferenciado. 

Lembre-se ainda que tudo isso vai possibilitar que você aumente seus preços de forma justificada, pois está intensificando o que seu consumidor vai receber. 

  • Diversifique suas estratégias

A geração de leads é uma das principais formas de entradas de clientes de uma empresa. Logo, entenda junto com sua equipe se existem outras estratégias que vocês podem adotar no momento. 

Como funciona sua prospecção atualmente? Inbound, outbound, parcerias? Se você está utilizando apenas algumas destas, saiba que pode apostar em outras, onde cada uma vai ser responsável por trazer um tipo de lead para sua empresa e aumentar a sua capacidade de prospecção. 

Para isso, analise o seu público-alvo, reveja como é possível acessá-lo e diversifique suas estratégias. 

  • Não esqueça do pós-venda

O pós-venda é um aliado para te ajudar a saber o que o cliente achou da experiência que viveu com sua empresa e o que ele está disposto a fazer com isso.

Técnicas como a pesquisa de satisfação vão te dar informações cruciais para analisar o que está funcionando e o que pode ser melhorado na jornada de compra. 

Além disso, é nessa etapa que você abre caminho para recompra, outra técnica valiosa para empresas. Estabelecer um relacionamento com cliente vai ser muito mais rentável do que adquirir um novo e é o que vai dar o espaço necessário para acessá-lo com novas ofertas no futuro. 

  • Incentive seu cliente

Descontos e promoções muitas vezes podem ser o pontapé final que seu cliente estava precisando para finalizar a compra. 

Por exemplo, o frete grátis, mais comum dos descontos, funciona como um ótimo negociador final. 

A tática deve ser pensada de acordo com a disponibilidade de cada empresa, não vale a pena conquistar o cliente e não obter nenhum lucro com a venda. 

Mas, existem situações especiais que podem ajudar, como datas específicas, onde o aumento de vendas é maior e usar cupons de descontos não vai afetar negativamente os resultados. 

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido a importância que o ticket médio tem e por que você deve acompanhar essa métrica regularmente. 

Estando a par dos seus resultados de faturamento por venda você vai entender o quanto está produzindo, além de conseguir identificar problemas e traçar alternativas para solucioná-los.

Aproveite as dicas para aumentar seu ticket médio e melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. 

E se você optar por novas estratégias de prospecção, a Meetz pode te ajudar. Nós possuímos uma geração de leads que é feita de acordo com o perfil da sua empresa e te encaminha direto para os negociadores, marque uma demonstração e venha descobrir o que podemos construir juntos. 

Uma prospecção de qualidade pode transformar os resultados da sua empresa e motivar sua equipe de vendas!