Vendas na Black Friday: como Impulsionar suas vendas B2B no final do ano

Vendas B2B 09/11/2023
Desenho de uma pessoa pulando

O final de ano não é apenas a época de celebrar, mas também de impulsionar seus negócios. Enquanto muitas estratégias de vendas se concentram no consumidor final, as empresas B2B também podem colher os benefícios dessa temporada movimentada.

Neste texto, exploraremos maneiras específicas para empresas B2B venderem bem no final de ano, destacando a crescente influência da Black Friday.

Como as empresas B2B podem personalizar suas vendas?

No ambiente B2B, a personalização é a chave para o sucesso, não só falando em vendas, mas também nas oportunidades da  Black Friday. Ao invés de simples descontos em massa, soluções personalizadas para as necessidades específicas de cada cliente se apresentam como uma ótima opção. Mostre aos seus clientes B2B que você está comprometido com o sucesso deles.

Mapeamento da jornada do comprador

Desenho de um mapa com uma mão segurando uma caneta

A personalização começa entendendo quem é o seu cliente, quais são suas necessidades e como elas se engajam com a sua empresa. Ao mapear a jornada do comprador, é possível identificar os principais pontos de contato e usar essas informações para personalizar suas mensagens de vendas e marketing.

Mas como mapear a jornada?

  • Identificar as personas: antes do mapeamento, é necessário saber quem é a sua persona, sendo uma representação fictícia, baseada em dados, do seu cliente ideal. Isso pode incluir o setor em que trabalham, o tamanho da empresa e o cargo, além de informações demográficas e comportamentais;
  • Identificar as etapas das jornadas: existe a possibilidade das etapas variarem,  mas geralmente envolve o reconhecimento (o comprador percebe que tem um problema), consideração (o comprador está pesquisando possíveis soluções) e decisão (o comprador está pronto para fazer uma compra);
  • Entender as necessidades e perguntas em cada etapa: em cada etapa da jornada, o possível cliente terá diferentes necessidades e perguntas. Por exemplo, durante a fase de reconhecimento, ele pode estar buscando informações gerais sobre o problema; durante a fase de decisão, ele pode ter perguntas específicas sobre sua empresa e oferta;
  • Desenvolver conteúdo específico para cada etapa: uma vez que você entende a jornada do cliente,  pode criar conteúdo que seja relevante e útil para ele em cada etapa. O objetivo é ajudar o comprador a seguir em sua jornada, fornecendo as informações que ele necessita, ao mesmo tempo em que favorece a sua marca de maneira positiva.

Criação de conteúdo personalizado

O conteúdo personalizado permite fazer com que cada cliente se sinta único e importante o que resulta em novas oportunidades, fidelização e divulgação por parte de terceiros.

Mas como criar esse tipo de conteúdo?

  • Identifique o público-alvo: o primeiro passo para a personalização é conhecer e entender o seu público. É preciso identificar quem são os clientes ideais, quais são suas preferências, desejos, necessidades e no que, geralmente, estão interessados;
  • Criar personas de comprador: crie representações fictícias, mas baseadas em dados, de seus clientes ideais. Organize-os por categorias com base em suas características semelhantes. Dessa forma, você poderá personalizar seus conteúdos para cada tipo de persona;
  • Coletar dados: use todas as ferramentas à sua disposição para coletar dados sobre seu público. Isso pode incluir análises de website, engajamento nas redes sociais, feedback dos clientes e ferramentas de rastreamento CRM. Esses dados podem oferecer insights sobre o comportamento de seu público e suas preferências em termos de conteúdo;
  • Implementar automação de marketing: use ferramentas de automação de marketing para segmentar seu público e programar a entrega do conteúdo personalizado. Isso pode fazer uma diferença significativa em termos de quando e como seu público recebe e interage com seu conteúdo.

Como aproveitar a Black Friday de forma estratégica

Desenho de três peças de xadrez em um tabuleiro

Embora a Black Friday seja tradicionalmente associada a vendas diretas ao consumidor, as empresas B2B podem aproveitar o momento  de formas criativas. Ofereça descontos em serviços, consultorias especializadas ou pacotes de treinamento empresarial. Destaque como essas ofertas podem impulsionar o crescimento e a eficiência dos seus clientes B2B, tornando-as irresistíveis.

Quer aprender mais sobre como você pode aumentar suas vendas na Black Friday desse ano? Clique aqui para conferir nosso conteúdo.

Como conseguir relações B2B duradouras?

Garantir relações comerciais B2B duradouras se tornou algo  fundamental para empresas. É sobre construir relações sólidas, confiáveis e mutuamente benéficas. Aqui está o que você precisa fazer:

Entenda o negócio do seu cliente

Antes de mais nada, você precisa compreender o negócio do seu cliente e a indústria em que ele opera. Isso inclui seus desafios, metas, concorrência, público-alvo, entre outros.

Dessa maneira, você será capaz de fornecer soluções específicas e conteúdos que atendam às suas necessidades.

Forneça valor

A maneira mais eficaz de gerar e manter relacionamentos duráveis no B2B é fornecer valor consistente. O conteúdo que você cria deve ser útil, relevante e impactante para as necessidades e os desafios do seu cliente.

Seja consistente

Estabeleça expectativas claras sobre o que você pode fornecer e quando. Depois siga essas metas sem falhar. As marcas valorizam parceiros confiáveis.

Comunique-se de forma clara e eficiente

A comunicação eficaz é importante para qualquer relacionamento B2B duradouro. Mantenha as linhas de comunicação abertas, seja transparente e cultive um diálogo honesto com seus clientes.

Estabeleça confiança

A confiança é a base de qualquer relacionamento comercial durável. Isso exige honestidade, integridade e disposição para fazer o que é melhor para o seu cliente. Você deve ser capaz de provar, repetidamente, que é digno de confiança.

Finalizando…

Por mais desafiador que seja o final do ano, é possível conseguir boas vendas, principalmente se trabalhado em conjunto com a Black Friday. Lembre-se de se esforçar ainda mais  para conseguir boas relações com seus clientes, além de personalizar ao máximo  seu conteúdo para fazer com que cada cliente se torne único e especial.