Vender pelo WhatsApp: como ter mais resultados utilizando essa ferramenta

Vendas B2B 29/09/2023
Desenho de um homem usando um celular com o símbolo do WhatsApp

Vender pelo WhatsApp se tornou uma das estratégias mais eficazes no mundo dos negócios atualmente. Uma pesquisa nacional feita em outubro de 2022, pela VR ao instituto Locomotiva, mostra a importância das ferramentas digitais para vendas.  Segundo o levantamento, 87% das vendas acontecem pelo WhatsApp.

Neste blog post, vamos explorar as principais vantagens de utilizar o WhatsApp como canal de vendas, além de compartilhar estratégias para que você possa aplicar em seu negócio. 

Como funciona vender pelo WhatsApp Business?

O WhatsApp Business trouxe uma nova opção para que as empresas possam se comunicar e interagir com seus clientes. 

WhatsApp Business

O primeiro passo para que seja possível vender pelo WhatsApp é instalar o aplicativo WhatsApp Business, versão criada especificamente para empresas. Com ela é possível ter diversas funcionalidades que ajudarão a gerenciar todas as interações com os clientes. Mais abaixo você verá quais são essas funcionalidades.

Configurando o perfil da empresa

O próximo passo é configurar o aplicativo com detalhes da empresa, como  nome, descrição, endereço, horário de trabalho e site. É importante se atentar e certificar de que todas as informações relevantes estão inclusas e corretas.

Catálogo de produtos/serviços

Desenho de um celular apoiado na mesa

O aplicativo versão business possibilita a criação de um catálogo de produtos ou serviços, permitindo que os clientes vejam o que está disponível sem precisar sair do aplicativo e facilitando o processo de decisão de compra.

Mensagens automatizadas

Para facilitar a comunicação com os clientes é possível criar mensagens com respostas automáticas, incluindo as de boas-vindas quando o contato é feito pela primeira vez, mensagens de ausência quando você e seus colaboradores não estão disponíveis.

Listas de transmissão e etiquetas

Com o WhatsApp, é possível utilizar as listas de transmissão para enviar mensagens a grupos de clientes de uma só vez, além da inclusão de  etiquetas que possibilitam organizar em categorias, facilitando a comunicação e gerenciamento.

Integração com outras plataformas

É possível integrar o WhatsApp com outras plataformas de marketing digital. Você pode adicionar um link do seu site ou redes sociais que permita aos clientes enviar mensagens pelo Whats com um único clique.

Treinamento de equipe

A equipe precisa estar familiarizada com o uso do aplicativo, ou seja, é preciso que exista um treinamento para que possam interagir com os clientes de forma eficaz e pessoal.

Monitoramento e análise

Por fim, use as ferramentas de análise do WhatsApp Business para monitorar a eficácia das suas interações. Esses dados podem ajudar a refinar sua estratégia de venda pelo WhatsApp e a identificar áreas de melhoria.

Lembre-se de que a chave para vender com sucesso pelo WhatsApp é oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e responder às mensagens de forma rápida e eficiente. A personalização também é crucial para construir um relacionamento próximo com os clientes e incentivá-los a voltar.

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Quais os benefícios do WhatsApp para vendas?

Utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas proporciona diversos benefícios, são eles:

Aproximação com o cliente

Permitindo uma comunicação direta e pessoal, o WhatsApp faz com que a empresa se aproxime cada vez mais do seu cliente, aumentando não só o engajamento, mas o fortalecimento do relacionamento também. Dessa forma, a sensação de proximidade e confiança que o cliente possui com a empresa acaba aumentando e trazendo maiores chances de conversão.

Respostas rápidas e instantâneas

É normal que surjam dúvidas e solicitações por parte dos clientes e o correto é respondê-los o mais rápido possível. Trabalhando com o WhatsApp como uma ferramenta de vendas é possível agilizar o atendimento, melhorando a experiência do consumidor e possibilitando um aumento no número de vendas.

Redução de custos

O financeiro é uma das partes mais importantes dentro de um negócio. Vender pelo WhatsApp também impacta nesse aspecto, sendo algo bastante econômico para as empresas. Quando comparamos com outras ferramentas, como telefone ou chat online, o WhatsApp traz resultados mais positivos e com menos gastos.

Aumento da visibilidade da marca

Um grupo de pessoas, todas olhando para mesma tela

Com a utilização do WhatsApp focado no comercial, é possível alcançar um número maior de clientes em potencial. Como a ferramenta permite a criação de catálogos de produtos, a marca pode se tornar mais visível, podendo até enviar promoções exclusivas e divulgação de informações relevantes.

Personalização do atendimento

Já falamos aqui no blog sobre a importância do atendimento ao cliente, algo que se trabalhado bem pode fazer com que os clientes atuais e futuros se tornem fiéis à marca.

Com o WhatsApp é possível oferecer um atendimento personalizado e individualizado, adaptando-se às necessidades específicas de cada cliente. Com isso você estará proporcionando uma experiência positiva, resultando na fidelização deles.

Facilidade de uso

Por ser uma ferramenta muito utilizada e de fácil acesso, as empresas podem alcançar um público mais amplo e diversificado, o que facilita no processo de compra e aumenta as chances de conversão.

Como visto, vender pelo WhatsApp traz benefícios não só para o caixa da empresa, mas para o relacionamento com os clientes também, podendo dar uma atenção maior e personalizada para cada um.

Conclusão

Vender pelo WhatsApp se tornou uma estratégia importante para impulsionar os resultados.

Seja no mercado B2B ou B2C, o WhatsApp se torna um aliado indispensável para as empresas. Utilize as estratégias mencionadas neste artigo para criar conexões com seus clientes e aumentar suas vendas de forma consistente.

Para complementar, utilizar gatilhos mentais também é uma opção estratégica que pode ajudá-lo na conversão. Confira no podcast da Meetz como os gatilhos funcionam: